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Empresa brasileira de cosméticos conta como expandiu e faturou R$ 27 milhões em 2022

Com mais de mil vendas registradas diariamente, B.O.B já conta com três centros de distribuição totalmente integrados; atualmente, 25% de suas vendas estão em solo americano

Focada na promoção do consumo consciente e sustentabilidade, a B.O.B (Bars Over Bottles [em português, Barras Em Vez de Garrafas]), empresa brasileira de produtos cosméticos, já tem subsidiárias nos EUA e Europa. A companhia, que, em 2022, registrou um faturamento de R$ 27 milhões só no Brasil, tem um público predominantemente feminino e aponta o digital como o seu principal canal de vendas.

Cliente Tiny – empresa do ecossistema Olist e referência em ERP para PMEs -, desde 2019, a B.O.B organizou toda sua operação física e digital baseada nas rotinas da plataforma. Só de 2020 para 2023, a companhia cresceu quatro vezes, e atingiu o fluxo médio de mais de mil vendas por dia. Em datas comemorativas, como na Black Friday, alcançam cerca de quatro mil pedidos diários, e todos eles são processados dentro do Tiny.

Metade dos seus clientes estão em São Paulo, mas a marca também tem forte presença nas capitais da região Nordeste. Sua expansão internacional ocorreu no final de 2021, quando chegou aos EUA – mercado que já representa 25% do total de vendas – com uma estratégia puramente digital. Em um ano no país, a B.O.B alcançou um faturamento adicional de US$ 1 milhão. Ainda focados em atingir novos territórios, chegou à Europa em 2023.

Nascimento da B.O.B. já integrado ao Tiny

Os fundadores Victor Lichtenberg e Andreia Quercia já eram amigos desde os oito anos de idade. Baseada na Alemanha desde 2015, Andreia notou que os europeus tinham a preservação ambiental como um hábito. Já Victor tinha uma visão do outro lado: trabalhava no mercado varejista brasileiro e observou que o segmento produzia muito lixo.

Em 2018, eles se juntaram para criar a B.O.B, marca que oferece produtos de personal care sólidos, com fórmulas totalmente naturais e veganas. O grande objetivo da companhia é criar o “Banheiro sem Plástico”. Por serem barras sólidas e sem necessidade de plástico, os produtos concentram apenas os ingredientes necessários sem diluir em água, o que reduz em mais de 50% seu impacto ambiental. Tudo isso reforça o seu propósito de eliminar o uso de plástico na rotina de higiene pessoal, tornando-a mais sustentável.

Para o cofundador, ter o apoio do ERP Tiny foi fundamental para o sucesso da empresa. “Queríamos construir uma marca que fosse para o mundo. Tínhamos uma equipe pequena e precisávamos de uma plataforma que nos permitisse gerenciar a operação e que tivesse uma integração nativa com nosso e-commerce”, comenta. Segundo o CEO, é impraticável ser bom em tudo, por isso é importante conhecer e se dedicar ao core de sua empresa e se apoiar nas soluções tecnológicas como o Tiny, que trazem dentro de si toda uma inteligência que, sozinhos, jamais desenvolveriam.

A empresa tem três centros de distribuição espalhados pelo Brasil, que operam por meio do recurso “Multiempresa” do Tiny, lançado no final de 2022. Os bons resultados da B.O.B só foram amplificados. Os centros foram completamente integrados e operam totalmente dentro de todos os módulos do software. Ele recolhe os pedidos e, com base em regras pré-cadastradas, faz o direcionamento do pedido para a conta ou CD certo, tudo isso de forma automática.

Segundo Victor Lichtenberg, a partir desse recurso, o time consegue ter noção de todo o ciclo de processamento de produtos, estoque, e ainda conta com a facilidade de acompanhar os pedidos e ter meios de pagamento, como o PIX, já disponíveis para os clientes.

Além disso, toda a rotina dos centros de distribuição da B.O.B foi pensado a partir do fluxo de picking & packing (separar e embalar) da ferramenta. Um deles, localizado no Rio Grande do Sul, processa mais de cem pedidos por dia com apenas três funcionários por conta da eficiência conquistada pela conexão com o fluxo do Tiny.

De olho na Black Friday

Datas sazonais do varejo sempre trazem grande expectativa aos consumidores. Por isso, em um período tão concorrido exige que as marcas aproveitem a oportunidade e invistam em experiências. “O mês de novembro é nosso maior pico de vendas do ano, por isso considero a Black Friday maior que o Natal. Hoje, só faz sentido participarmos, pois temos uma gestão e uma operação organizada com Tiny. Se os elos não estão bem atados e você precisa de reforços em todas as frentes, pode não valer a pena”, explica Lichtenberg.

Em 2022, a marca conduziu uma campanha ao longo do mês todo, com diferentes conteúdos e descontos, que deu início ao que chamaram de Green November. Com ela, a B.O.B teve o melhor resultado da sua história, tanto em faturamento quanto em pedidos, crescendo quase 70% se comparado à Black Friday de 2021. Para 2023, Victor acredita que essa será a melhor participação de B.O.B da data, superando o ano anterior. “Por isso, ter um ERP no qual confiamos é crucial para que o processamento de pedidos e a integração com nosso e-commerce não fiquem sobrecarregadas”, finaliza.

Sobre Tiny

Tiny é uma empresa do ecossistema Olist, referência em gestão operacional e backoffice para negócios em diferentes estágios. Com 10 anos de atuação no mercado, sua solução de ERP entrega recursos para automatização de fluxos, integração de canais e administração financeira, que atendem de ponta a ponta as necessidades de gestão de e-commerces, varejo físico, indústrias e prestadores de serviços. Tiny é o único ERP certificado com o Selo RA1000 que destaca as empresas que possuem excelentes índices de atendimento no ReclameAQUI.

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