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Setor de cosméticos cresce 560% em cinco anos; tecnologia SaaS para logística pode ser ponto chave de mercado

Tecnologia criada pela Uello otimiza distribuição e torna-se modelo para atender a demanda dessa indústria, que está em constante crescimento

A tecnologia SaaS tem se mostrado uma solução promissora para impulsionar o crescimento de setores em expansão, como é o caso da indústria de estética e beleza no Brasil. O setor de cosméticos registrou crescimento de 560% entre 2018 e 2022.

Um dos principais desafios enfrentados por esse setor em crescimento é a eficiência na gestão logística. Com o aumento da demanda por produtos de beleza e cosméticos, é fundamental garantir a entrega rápida e precisa dos itens, além de um controle eficiente do estoque. O crescimento do segmento reforça a importância das estratégias de distribuição e entregas, para manter o ritmo do mercado e suprir as demandas originadas pelo alto consumo, novas aquisições e abertura de novas lojas e franquias, que refletiram no crescimento da categoria.

SaaS (sigla para Software as a Service) voltado para gestão logística de transportes é uma das principais tecnologias aliadas das grandes operações do varejo e pode ser uma grande aliada para o setor de cosméticos. Desenvolvido pela Uello, uma plataforma que atende as demandas da cadeia logística de forma flexível e personalizada, a tecnologia – desenvolvido a partir de sistemas utilizados para estruturar a operação de crowdshipping – replica a ideia de ocupar melhor as frotas veiculares, permitindo diversas entregas em uma viagem, por meio de rotas inteligentes. Isso permitiu a roteirização de aproximadamente oito milhões de entregas e 600 mil rotas, em mais de 400 cidades atendidas no Brasil.

“O setor de cosméticos possui um mercado amplo, que conecta diversas frentes. Hoje, os ítens de beleza são considerados essenciais para milhões de pessoas, fazendo parte fundamental da rotina dos clientes. Essa cadeia precisa ser capaz de funcionar de forma robusta, com o auxílio de toda tecnologia disponível e, nesse aspecto, contribuímos com excelência”, explica Fernando Sartori, CEO da Uello.

Uello 360

A tecnologia é vista como um potencial de negócios para a indústria de cosméticos. O setor obteve o valor de R$ 169 bilhões em vendas do varejo em 2022, de acordo com a ABIHPEC; os números reforçam a demanda crescente e significativa do segmento, que requer alinhamento das estratégias de distribuição e roteirização, incentivando a contínua expansão de mercado.

“Permitimos que marcas e empresas estabeleçam a própria maneira de organizar a logística de entregas, de acordo com suas demandas. Nossa tecnologia disponibiliza programas de alta flexibilidade, que, através do armazenamento em nuvem, podem ser acessados por computadores ou dispositivos móveis definidos pela empresa ou player varejista”, explica Sartori.

O SaaS permite maiores taxas de ocupação da frota veicular – capacidade de armazenamento de produtos nos veículos – e volume maior de entregas por viagem. Os números podem chegar a até 80,2%, de acordo com a Uello. A British American Tobacco (BAT) é uma das grandes empresas do Brasil que utilizam a tecnologia.

“A tecnologia SaaS é instalada entre seis e oito semanas, a partir do momento que a marca ou empresa decide utilizá-la. O software permite a expansão contínua das operações, graças ao fluxo constante de soluções entregues pelo nosso time de Produto, o que se encaixa perfeitamente no atual momento do segmento. Também é possível implementar a solução com customizações, garantindo que ela atenda às necessidades específicas de cada cliente”, finaliza Sartori.

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