Capa » Home » Avery Dennison realiza processo de cultura de inovação em suas unidades da América Latina
Avery Dennison realiza processo de cultura de inovação em suas unidades da América Latina
Divulgação Avery Dennison

Avery Dennison realiza processo de cultura de inovação em suas unidades da América Latina

“Inovação tem a ver como você se posiciona no mercado e como você se diferencia”, afirmou Isabela Monteiro Galli, Vice-Presidente e Gerente Geral na Avery Dennison na América Latina, durante uma entrevista realizada com a Venture Hub.

Passar por um processo de transformação cultural não é uma ação simples para as empresas, incluindo as multinacionais com diversas unidades espalhadas pelo mundo. É uma jornada que impacta diretamente todos os níveis e os colaboradores da organização, e que exige um período de adaptação e compreensão para que esteja devidamente estabelecida em toda corporação.

Com o crescente aumento da inovação no mercado e com o surgimento de negócios cada vez mais disruptivos, já voltados para a ideia de inovação aberta, grandes empresas e institutos também começaram a olhar e trabalhar com mais atenção para esse conceito, como é o caso da multinacional americana, líder em ciências de materiais, Avery Dennison.

Recentemente, a empresa passou por um processo de transformação cultural com a Venture Hub, visando levar o conceito de inovação e metodologias ágeis para dentro das suas operações. A ação em parceria ocorreu ao longo de 2022 e teve como objetivo disseminá-la nas atividades de todas as suas unidades da América Latina.

O trabalho realizado consistiu em incentivar essa transformação cultural para dentro da organização e identificar oportunidades de inovação, através da análise de tendências e tecnologias do mercado. Ao longo dos meses, os participantes da jornada tiveram uma imersão à inovação com ferramentas, metodologias ágeis e conceitos como Proof of Concept e Business Challenge. As dinâmicas, além de contarem com conteúdos teóricos e treinamentos, também contou com sua parte prática, com as equipes envolvidas conversando com mentores sobre a proposta das soluções e apresentando as ideias dos projetos em Demo Days e pitches.

Essa mudança de mindset da Avery Dennison proporcionou que a empresa pensasse em novos processos de operações e desse protagonismo para os seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho seguro, onde eles pudessem se expressar livremente, trazer sugestões para os projetos da companhia e assumir riscos durante as ações. Com essas atitudes, a empresa conseguiu elevar a qualidade dos times internos e permitiu que os colaboradores pudessem trazer ideias para os projetos da organização.

Isabela Monteiro durante o Paint the Future Day. Divulgação Avery Dennison

Como resultado, Isabela Galli disse que após o trabalho em parceria com a Venture Hub, ela percebeu que os colaboradores estavam mais motivados, envolvidos e proativos com projetos, independentemente do nível hierárquico.

A grande diferença que sentimos antes e depois tem a ver com esse nível de engajamento e motivação, com os colaboradores sentido que fazem parte de um processo importante e estratégico da companhia”, ressaltou a líder durante a conversa. “A inovação vai fluir de maneira eficiente na organização se for trabalhada em diferentes níveis hierárquicos”, apontou. “Menos hierarquia. Mais liberdade. Mais autonomia e incentivo para que as pessoas trabalhem em projetos mais importantes”, complementou Isabela.

No entanto, para alcançar esses resultados e iniciar uma real transformação de cultura, foi preciso que a Avery Dennison encarasse de frente diferentes desafios da organização. “Sempre existe a oportunidade de revisitar as nossas atividades e processos e melhorá-los. Errar faz parte! À medida que estivermos errando e aprendendo, vamos ajustando a nossa probabilidade de acertar”, explicou a vice-presidente.

Existem diversos exemplos de empresas que se acomodaram no mercado e que não conseguiram acompanhar a chegada das novas tendências e tecnologias, ficando para trás na competição, ou até mesmo declarando falência. Para Avery Dennison, propagar em sua cultura que é necessário sempre se atualizar e inovar, procurando sempre novas oportunidades de crescimento, foi fundamental para que as equipes e a empresa crescessem como um todo.

Para encerrar a entrevista, Isabela Galli afirmou que a inovação é um processo contínuo e faz parte do trabalho de todos, independentemente da função hierárquica. Implementar a diversidade, equidade e inclusão na cultura da companhia, com times multidisciplinares e com diferentes expertises no mercado, é essencial para não só obter um processo de inovação poderoso, mas também para motivar os colaboradores, estimulando todos a contribuírem para o futuro da empresa e mostrando que suas ações causam impactos positivos no dia a dia das operações.

Hoje estamos mais abertos como companhia para conexões com startups, hubs de inovação, universidades e outros parceiros do mercado, porque é tão ampla a oportunidade e necessidade dessa conexão física e digital, que tem um mundo para explorarmos daqui pra frente ainda” – finaliza a executiva.

Sobre a Avery Dennison: 

Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de soluções de ciência de materiais e identificação digital que fornece soluções, incluindo materiais autoadesivos, inlays e etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), entre outras soluções de comunicação visual. A empresa projeta e fabrica uma ampla gama de rotulagem e materiais funcionais que aprimoram embalagens, carregam ou exibem informações que conectam o físico e o digital e melhoram o desempenho dos produtos. Os produtos da companhia são usados em diversos segmentos em todo o mundo, incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, comércio eletrônico, logística, alimentos, varejo, produtos farmacêuticos, automotivos e muito mais. A Avery Dennison emprega aproximadamente 36.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas relatadas em 2022 foram de US$ 9,0 bilhões. Saiba mais em www.averydennison.com.

A Venture Hub é uma aceleradora de startups e uma parceira de inovação para corporações, institutos de pesquisa e tecnologia e empresas dos mais diversos tamanhos, atuando nas seguintes verticais: Food, Agro, Logística e Saúde e Longevidade. Com as nossas metodologias ágeis, dinâmicas, eventos, ferramentas de inovação e parceiros de ecossistema, ajudamos as organizações a encontrarem soluções criativas e práticas para os seus maiores desafios, trazendo resultados reais e elevando o protagonismo do time interno.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*