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Produtos “Green” representam 25% das vendas do setor de beleza do marketplace Inventa

São Paulo, outubro de 2022 – Cartão de visita do consumidor responsável, o mercado global de beleza vegana cresce cerca de 25% ao ano e deve faturar US$ 20,8 bilhões até 2024, de acordo com estudo da consultoria de marketing Grand View Research. No Brasil, essa tendência é bastante visível: diversas indústrias de cosméticos e maquiagens, sobretudo as de médio e pequeno porte, são totalmente cruelty-free, com produtos sem testagem em animais e componentes 100% vegetais.

Um dos participantes da Beauty Fair 2022, a Inventa – marketplace virtual que conecta cerca de mil pequenas e médias indústrias a 55 mil lojistas de todo o país – vem apostando neste segmento. Cerca de 25% das vendas de cosméticos disponibilizados pelo site são de marcas veganas, naturais e orgânicas.

“Muitas empresas do setor de beleza já surgem com o propósito de maior responsabilidade econômica e ambiental, buscando atender as demandas de um público mais consciente. Dessa forma, valorizam componentes veganos, orgânicos e naturais, com apelo mais saudável e sustentável”, avalia Carolina Barros, gerente de marketing da Inventa.

A Nativa Eco, empresa fundada em Serra (ES), é um exemplo dessa parceria, por meio de produtos totalmente veganos, isentos de petroquímica, corantes sintéticos, conservantes e gordura animal. A matéria-prima de desodorantes, óleos essenciais e linha skincare é escolhida cuidadosamente, usando ingredientes vegetais e orgânicos como manteigas, resinas, óleos vegetais e óleos essenciais. “O formato não gera resíduos plásticos e não utiliza água em sua produção, um recurso tão precioso e escasso no mundo , fortalecendo assim o extrativismo sustentável e fomentando um presente e um futuro mais ecológicos”, conta a biocosmectóloga Denize Nascimento, sócia-proprietária da empresa.

Ponto alto também para a By Samia, empresa de São Paulo (SP), que produz ampla gama de produtos de Aromaterapia e cosméticos veganos e orgânicos, livres de agrotóxicos, aditivos químicos e sintéticos. O portfólio abrange itens para bebês, hidratantes corporais e faciais, óleos de massagem, sabonetes líquidos, gel neutro, entre outros.

A marca de maquiagem Dalla, fundada em 2016, em Goiânia (GO), se destaca por sua base matte vegana, que se tornou “hit” entre as blogueiras. Hoje, está no topo da lista de produtos mais vendidos. Criada em 2017, em São Paulo (SP), a Phinna também oferta produtos para o cabelo com ingredientes exclusivamente vegetais, especialmente babosa, como xampus loo poo (sem sulfato) e modeladores para fios cacheados e crespos.

 Há também empresas que mudaram de rota no meio do caminho. Esta é a pegada da Ricosti, empresa de maquiagem vegana, fundada há 32 anos em Cajuru (SP): atualmente, todas as linhas para olhos, boca e pele são totalmente cruelty-free e livres de ativos de origem animal. Outro case é a Adversa, marca de maquiagens da capital paulista, que interrompeu todos os testes em animais em 2021: os produtos não veganos foram descontinuados ou totalmente reformulados.

 “A grande procura por marcas veganas na Inventa indica que a sociedade tem se conscientizado e percebido que a sustentabilidade, a conscientização ambiental e o respeito à causa animal podem passar pelos cuidados pessoais. No caso dos produtos naturais e orgânicos, a ausência de conservantes e substâncias químicas tem impacto direto na qualidade da pele e do cabelo. São nichos de mercado que tendem a expandir e alcançar muito mais pessoas nos próximos anos e, por isso, são apostas dos lojistas na hora de montar o portfólio das suas lojas ”, pondera a gerente de marketing da Inventa, Carolina Barros.

 

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