Capa » Notícias » Consumidor dita como produtos no setor de personal care devem ser apresentados

Consumidor dita como produtos no setor de personal care devem ser apresentados

Desenvolvimento de embalagens leva em conta as demandas dos consumidores, tanto visuais como de sustentabilidade 

A embalagem de um produto tem a função de aproximar as marcas dos seus consumidores. De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 70% das decisões de compra são tomadas frente às gôndolas e a percepção do consumidor sobre a embalagem do produto é extremamente relevante na finalização do carrinho.

Na Flora, indústria de bens de consumo detentora de marcas como Francis, Neutrox, OX e Phytoderm o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação acompanha as tendências para manter seu portfólio em sintonia com os consumidores. E esse olhar não se restringe às matérias-primas e ingredientes, envolve também as embalagens, o principal ativo para reter atenção nos PDVs. Para qualquer lançamento, a Flora pensa no apelo visual que cada produto deseja imprimir.

Além da questão estética, também é fundamental definir como cada produto precisa ser preservado para que tenha uma melhor performance. “Planejamos a embalagem para que seja atraente e bonita, mas também de acordo com as necessidades específicas do produto. Ou seja, se estamos falando de um sabonete com matérias-primas naturais e alta perfumação, é preciso que a embalagem seja antifúngica e durável para manter a fragrância e todos os ativos nas condições ideais. No caso de uma deo colônia, é necessário que o vidro tenha uma geometria adequada e com distribuição de massa mais homogênea possível em regiões críticas para que seja resistente durante seu uso e preserve o aroma e coloração deste item”, explica Antonio Stivale, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Flora dedicado às embalagens.

A marca Francis, por exemplo, modernizou seu portfólio trazendo os benefícios de produtos com base vegetal, alta perfumação e fragrâncias inspiradas na perfumaria fina, além de focar em um rebranding das embalagens da linha Francis Clássico e ganhar um novo logo mais moderno e sofisticado. Todas as caixinhas da linha foram redesenhadas e ganharam ilustrações realistas em aquarela que remetem aos ingredientes de cada fragrância. A coloração das barras também mudou para tons pastéis (antes eram tons mais vivos), além de contarem com fragrâncias ainda mais delicadas e perfumação intensa, rejuvenescendo a principal linha da marca.

“Estamos sempre inovando nossas embalagens com a premissa de aprimorar a proteção do produto, escolhendo novos materiais e tecnologias, e, ao mesmo tempo, ampliar a atratividade. O visual também comunica a novidade na formulação, o que faz toda a diferença na hora do consumidor escolher o que vai levar para casa”, pontua Stivale.

Outro produto da marca, a linha Francis Infusão Floral venceu recentemente um prêmio europeu por conta da embalagem da versão Flor de Lótus e Lírio. Impressa pela companhia Gualapack, ganhou o 1º lugar como embalagem do ano no prêmio FTA Europe Diamond Awards, na categoria “Internacional”. Os Diamond Awards celebram a excelência em flexografia – estilo de impressão muito utilizado na embalagem de produtos, que consiste em imprimir itens em relevo –, premiando as melhores impressões da Europa e de todo o mundo.

A Phytoderm, marca nacional de beleza com produtos focados em fragrâncias e cuidados com a pele, trabalha com mais de 10 lançamentos por ano, sempre apresentando novas fragrâncias e produtos, sem deixar de lado os itens já consolidados de seu portfólio, inovando nas embalagens e atualizando esses produtos tão queridos pelo público.

Este ano, a marca lançou as fragrâncias Femme Fatale Pink, com a embalagem em formato de boca e cartucho com textura de couro pink, para o público feminino, e Explorer Fire com frasco rebuscado e cartucho com textura amadeirada, para os homens. Essas embalagens são algumas apostas do time de P&D para inserir um produto bonito, moderno e que chama atenção nas gôndolas de todo Brasil.

A Flora tem investido constantemente em inovação: Só no ano passado, o investimento foi de R$ 10,6 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento, incluindo o pipeline de inovação de Francis e Phytoderm.

Sobre a Flora

A Flora atua há 40 anos no mercado brasileiro no segmento de Cosméticos, Higiene pessoal e Limpeza doméstica com marcas relevantes e muito queridas pelos consumidores, como Minuano, Francis, Neutrox, Albany e OX Cosméticos. Possui unidades industriais em Goiás e Santa Catarina e centros de distribuição em Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. Seus produtos estão nas gôndolas de todo o país e têm em comum a essência do cuidado, seja pessoal, da casa ou da família.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*