segunda-feira , 2 agosto 2021
Capa » Notícias » Brasil tem a primeira faculdade de Estética e Cosmetologia da América Latina

Brasil tem a primeira faculdade de Estética e Cosmetologia da América Latina

Fundado pela cientista Daniela Lopez, a Escola Superior em Estética e Cosmetologia (ESEC) está localizada no maior pólo de cosméticos do Brasil

Sempre foi essencial falar de saúde física e mental, mas na atualidade tratar essa pauta se faz ainda mais importante. Nesse tempo de pandemia, todos nós estamos não só focados em não adoecer, mas também preocupados em viver uma boa qualidade de vida. E a harmonia entre a saúde e o bem-estar, associado à beleza, é uma das principais características do mercado de Estética e Cosmetologia.

Para termos uma ideia, o Brasil ocupa a 3° posição no ranking mundial com o maior número de consumidores na área da beleza e cosméticos. Na América Latina, o país é o primeiro colocado e esse mercado cresceu mais de 567% nos últimos 5 anos.

A profissão é reconhecida em todo território nacional e está regulamentada na Lei nº 13.643, sancionada em 03 de abril de 2018. Com essa regulamentação, mudou-se o cenário da profissão no Brasil, visto que muitos estavam atuando na informalidade. Como a legislação exige o diploma de nível técnico e superior, o curso de Estética e Cosmetologia é fundamental para quem deseja seguir esse segmento. E quem se forma em Estética e Cosmetologia ingressa em um mercado que avança rapidamente e atrai milhares de clientes.

Porém, a maioria dos cursos de Estética e Cosmetologia abrange somente uma área da profissão, que é o de beleza e bem-estar, e acabam formando profissionais que seguem o mesmo destino de montar os próprios salões de beleza ou spa.

Mas, a fim de formar profissionais que atuem de forma prática e empreendedora nesse mercado, a cientista Daniela Lopez, que que também é esteticista e cosmetóloga, fundou a Escola Superior de Estética e Cosmetologia (ESEC), a primeira e maior faculdade de estética e cosmetologia da América Latina. O prédio está localizado em Diadema, São Paulo, considerado hoje o maior pólo de cosméticos do Brasil.

A ESEC é a primeira e única do país a empenhada em qualificar seus alunos com foco na ciência e no estudo de casos, voltados no segmento de estética e cosmetologia. Assim, os profissionais que se graduarem na faculdade se tornarão profissionais aptos para atuarem nos segmentos tais como: laboratórios, hospitalar, ambulatorial, clínicas, navios, escolas, universidades e muito mais.

Com grade curricular completa, que vai desde o EAD, a extensão, curso técnico e pós-técnico, os alunos estarão preparados para atuar nos cuidados às pessoas, abrangendo a promoção, prevenção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde, autoestima, estética e bem estar. A grade curricular de cada modalidade de ensino da ESEC pode ser visualizada clicando aqui.

Abaixo, entrevista com a diretora científica da Faculdade ESEC, Daniela Lopez. Na conversa, ela explicou mais sobre o curso e falou o por que abriu o próprio prédio.

1) O que fez você abrir esta faculdade?

Daniela: Sinto que há no Brasil uma deficiência muito alta de ensino de qualidade com foco na ciência e no estudo de casos, voltados para o segmento de estética e cosmetologia. Então, abri uma faculdade com um desejo de justiça e uma vontade exacerbada em mudar vidas e transformar a carreira profissional de um esteticista.

2) Quantos semestres tem a faculdade?

Daniela: A duração é de 12 meses e estamos funcionando em forma de residência em intradermoterapia avançada, no qual o aluno faz toda teoria em casa (EAD) e vem para a faculdade, onde faz as práticas e depois volta para sua clínica e inicia o estudo de caso. No final ele recebe o diploma.

3) O que é necessário para estar apto ao curso?

Daniela: Para ingressar, é necessário já ter o diploma ou uma declaração de ainda estar cursando uma graduação em estética e ou cosmetologia.

4) Qual é o trabalho que o futuro profissional pode atuar?

Daniela: Após o curso aumenta as áreas de abrangência no mercado de trabalho, passando a atuar também em hospitais, cuidando de queimados, clínicas de cirurgia plástica na reparação de tecidos, clínicas dermatológicas na restauração de tecidos, spa, navios de luxo e resorts. O leque aumenta em 130% de serviços em sua própria clínica, e o faturamento chega a um aumento de 482% do seu negócio. O aluno passa a conhecer toda a anatomia do sistema tegumentar minuciosamente.

Sobre a Doutora Daniela Lopez

Daniela López é graduada em Estética e Cosmetologia pela Universidade Braz Cubas, técnica em Estética Facial e Corporal pelo SENAC e pós-graduada em Intradérmicos e Subcutâneos pela FAISP.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*