Capa » Notícias » Brasil já produz esfoliante 100% livre de plástico na formulação em conformidade com a nova Lei criada na Europa

Brasil já produz esfoliante 100% livre de plástico na formulação em conformidade com a nova Lei criada na Europa

Consumidores e entusiastas de produtos orgânicos certificados têm mais uma razão para se orgulhar da indústria de cosméticos brasileira. A marca Souvie, com produção no interior de São Paulo, desenvolveu e já disponibiliza no mercado um creme esfoliante totalmente livre das chamadas esferas plásticas, ou microplástico, que devido às dimensões extremamente pequenas passam ilesas nos processos de tratamento da água. Assim, são despejadas em altas quantidades em rios e oceanos. A tecnologia do esfoliante, que substitui o poluente por microcristais de quartzo, antecipa no Brasil a lei criada no Reino Unido há menos de um mês, proibindo a presença do plástico na formulação de cosméticos.

De acordo com a co-fundadora e diretora de Negócios da Souvie, Caroline Villar, mesmo que no Brasil ainda não exista legislação sobre o uso de micropartículas de plásticos em cosméticos, a fabricante resolveu investir em uma nova fórmula que apresentasse a mesma eficácia. Por duas razões: o foco da empresa em desenvolver processos produtivos limpos e uma resposta aos consumidores que exigem produtos orgânicos e inofensivos ao meio ambiente.

A solução foi criar o esfoliante – um dos cosméticos que mais usam plástico em sua composição – com microcristais de quartzo. Diferente do microplástico, este componente tem estrutura semelhante a grãos de areia. Com isso, as partículas se reintegram perfeitamente ao meio ambiente “Muitas pessoas não têm ideia do mal que aquelas “bolinhas” plásticas que fazem a esfoliação podem causar ao meio ambiente”, afirma a executiva da Souvie. O ciclo é vicioso: as micropartículas são descartadas pelo ralo, chegam ao esgoto e passam imperceptíveis pelo sistema de tratamento de água.

Assim, ao chegar a mares, rios, ou lagos, desestabilizam a vida aquática, já que podem ser ingeridas por todas as espécies. Os problemas para os animais são muitos: bloqueio do trato digestório, acúmulo de compostos tóxicos nos tecidos, além da ingestão do microplástico pelas próprias pessoas que comerem peixes ou invertebrados marinhos.

Além de remover as células mortas e acelerar a regeneração celular da epiderme, o Creme Esfoliante Hidratante Ser+ é composto de óleos vegetais orgânciso de açaí, pracaxi e castanha-do-pará, que alimentam e protegem a camada renovada da pele após a esfoliação. O preço médio praticado no mercado é de R$72,00.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*