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Conversa de mercado: Mateus Oliveira, gerente de marketing no Aché Laboratórios Farmacêuticos

A coluna mensal “Conversa de Mercado”, desenvolvida pela equipe de comunicação da FCE Cosmetique, tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, especulações de mercado e ações das principais companhias. Este mês, apresentamos Mateus Oliveira, gerente de marketing para categoria de dermocosméticos no Aché Laboratórios Farmacêuticos. O Aché é uma empresa 100% brasileira com mais de 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Londrina (PR) e participação na Melcon do Brasil, no Laboratório Tiaraju e na Bionovis. Atualmente, emprega atualmente 4.600 colaboradores e possui um portfólio com 326 marcas em 804 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIPs (isentos de prescrição). Ao todo, são 142 classes terapêuticas e 25 especialidades médicas atendidas.

Mateus Oliveira, gerente de marketing para categoria de dermocosméticos no Aché Laboratórios Farmacêuticos. Graduado em Comunicação Social (Marketing) pela ESPM-SP e MBA Internacional em Gestão de Negócios pela FIA-SP.

Confira a entrevista de Diego à equipe da FCE Cosmetique:

1. Como foi o ano de 2017 para Profuse (Aché)?
O ano de 2017 foi o melhor para a marca desde seu lançamento. Profuse se configura entre as 10 maiores marcas de dermocosméticos (Cosméticos éticos prescritos por dermatologistas) do país, sendo a mais dinâmica e com maior evolução – tanto em volume quanto em faturamento. Este crescimento acelerado se deve à assertividade da estratégia da marca, que valoriza a dermatologia brasileira e a consulta ao especialista para tratamento da pele. Profuse é também a marca que mais cresce na preferência pelos dermatologistas brasileiros.

2. Quais foram as dificuldades e os acertos em 2017?
A principal dificuldade enfrentada por Profuse em 2017 foi a desaceleração da economia e o aumento do desemprego, que impactaram diretamente na frequência do brasileiro ao consultório dermatológico. Como Profuse é uma marca de prescrição, o cenário econômico influenciou as vendas da categoria. Mesmo assim, Profuse se manteve durante todo o ano com a maior taxa de evolução entre as 10 principais marcas do país.

Os principais acertos em 2017 estão na eficácia da estratégia de seus lançamentos:
• Clair Olhos (lançado em março de 2017) é um clareador de olheiras que inovou ao trazer um novo conceito à categoria. Além de promover clareamento progressivo e terapêutico das olheiras e imperfeições, o produto traz uma proposta de disfarce imediato por efeito óptico que alivia instantaneamente a ansiedade do consumidor que sofre com esta queixa tão comum.

• Ensolei Antiacne Color (lançado em setembro de 2017) é um protetor solar que previne e combate a queixa mais comum no consultório dermatológico: cravos e espinhas. Quem sofre com acne geralmente evita uso diário de protetor solar com medo de agravar as lesões. Profuse se desafiou e lançou um produto que, além de proteger a pele contra a radiação UV, ajuda a reduzir a acne e também combate os efeitos nocivos da luz visível (artificial).

3. O que vocês esperam do ano de 2018? Crescimento, de quanto (%)?
O ano de 2018 será desafiador para Profuse, que aposta em crescimento em dois dígitos, acima do mercado e se mantendo como a marca de maior evolução entre as TOP10. Este crescimento será sustentado pela consolidação dos últimos lançamentos nas categorias de proteção solar, clareamento de imperfeições e anti-idade. Profuse também planeja lançar produtos em novas categorias (até então sem atuação pela marca).

4. A marca teve um bom desempenho e presença de mercado? Como o grupo enxerga este dado?
Na categoria de dermocosméticos, Profuse foi a marca mais dinâmica entre as TOP10, apresentando evolução no último ano de 45% em volume e 39% em faturamento, frente ao mercado que evoluiu 12% e 7%, respectivamente.

Fonte: IMS PMB MAT Nov-17 (mercado: marcas de dermocosméticos)

5. Como Profuse (Aché) está se preparando para o mercado crescente de cosméticos masculinos?
O público masculino conquista cada vez mais espaço e relevância na categoria de dermocosméticos. A marca Profuse ainda não possui uma linha exclusiva para homens, apesar de alguns produtos terem sido idealizados especialmente para este público. A foliculite de barba é uma das principais queixas do público masculino e Profuse apresenta duas soluções para minimizá-la: um hidratante calmante (Nutrel Suavizante Balm) e uma água hidratante e anti-inflamatória em spray (Profuse Água Dermatológica). Outros destaques estão na categoria de proteção solar: Ensolei Antiacne Color é um protetor solar antiacne com cor que não interfere no tom de pele de quem usa, sendo ideal para homens que não buscam efeito maquiagem na pele. Já Ensolei AOX é um protetor solar antienvelhecimento com textura translúcida, que não deixa a barba esbranquiçada.

6. E as demandas de produtos orgânicos/naturais?
A demanda por produtos orgânicos e naturais é cada vez maior e, por isso, Profuse usa em alguns de seus produtos ingredientes ativos com origem vegetal. Nutrel Suavizante tem avenantramida (extrato derivado de aveia) e Arnica, consagrado anti-inflamatório. Já Profuse Água Dermatológica possui matriz botânica que traz águas extraídas de flores e frutas (flor de lótus, maçã e uva). Clair, por sua vez, conta ativos despigmentantes com origem na flora (Brassica napus, Palmaria palmata).

7. Quais são os produtos que vocês pretendem lançar em 2018?
Em 2018, Profuse pretende lançar produtos em novas categorias, até então sem atuação da marca, como corpo e cabelo.

8. Quais são as novas tecnologias que o Grupo está investindo nos produtos? Por exemplo: Nanotecnologia para melhor absorção do produto na pele?
Tecnologia que utiliza Silício Orgânico para garantir maior penetração dos ativos na pele.

9. Quais foram os últimos investimentos da empresa? (Abriram novas fábricas/escritórios no Brasil?)
Entre os últimos investimentos do Aché podemos destacar a inauguração, em novembro de 2017, do NILE – Nanotechnology Innovation Laboratory Enterprise, laboratório exclusivo de pesquisa e desenvolvimento de novas plataformas tecnológicas baseadas em Nanotecnologia para aplicação no desenvolvimento de medicamentos, cosméticos e alimentos. Resultado da parceria firmada entre a empresa e a empresa global Ferring Pharmaceuticals, o NILE está alocado dentro no Innovatech Solutions, o ICT (Instituto de Ciências e Tecnologia) do Aché, em sua sede, em Guarulhos (SP).
O outro importante investimento da empresa foi a celebração, em dezembro de 2017, da parceria do laboratório com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a empresa Phytobios para identificar substâncias bioativas em extratos vegetais da biodiversidade brasileira. Com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o programa de prospecção da biodiversidade nasce com o objetivo de descobrir e desenvolver novos medicamentos inicialmente nas áreas de oncologia e dermatologia, baseados em moléculas encontradas em plantas de diferentes biomas brasileiros.

10. Possuem novos investimentos a vista? Se sim, quais e para quando?
O Aché é uma empresa 100% brasileira, com mais de 50 anos de atuação no mercado farmacêutico, e tem como propósito levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. A empresa está sempre atenta a novas oportunidades no mercado, e hoje conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Londrina (PR), além de participação na Melcon do Brasil e na Bionovis, joint-venture brasileira dedicada à pesquisa e desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos. Emprega mais de 4.600 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 326 marcas em 804 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos. Ao todo, são 142 classes terapêuticas e 25 especialidades médicas atendidas. O foco do Ache em Inovação é desenvolver produtos que atendam necessidades médicas não-atendidas. Os produtos diferenciados do Aché já estão atualmente presentes em mais de 20 países das Américas, África e Ásia. Os produtos inovadores do Ache estão sendo desenvolvidos para registro nos mercados mais regulamentados do mundo.

Fonte: FCE Cosmetique

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