Capa » Notícias » Biotecnologia e IA são alguns dos destaques do Café com Tema ABIHPEC

Biotecnologia e IA são alguns dos destaques do Café com Tema ABIHPEC

Realizado na manhã de terça-feira (31), o evento destacou as principais iniciativas da Associação no campo da inovação

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) promoveu nesta terça-feira (31), mais uma edição do Café com Tema ABIHPEC, que contou com a participação de Marina Kobayashi, gerente de Inovação da ABIHPEC, e com a mediação de Elaine Gerchon, diretora de Inteligência de Mercado. O evento abordou as oportunidades em inovação no setor de HPPC, com destaques para os principais projetos e iniciativas da área de Inovação e Tecnologia da entidade, que tem uma atuação estratégica no sentido de buscar alavancar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no segmento, o que envolve a prospecção de tendências no campo científico e tecnológico.

“As iniciativas de inovação para o setor são norteadas pela necessidade de oferecer produtos seguros, eficientes e capazes de contribuir com a manutenção da saúde, o bem-estar e a autoestima das pessoas, bem como reduzir o impacto no meio ambiente. E as iniciativas da ABIHPEC nesse sentido, refletem o empenho pela busca constante de alternativas e soluções que agreguem valor ao negócio das organizações, procurando apoiar as empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras e competitivas, por meio de uma agenda pautada em ações estratégicas, objetivas e práticas”, comentou a gerente de Inovação da ABIHPEC.

Durante o evento, Marina destacou o potencial da biotecnologia e suas possíveis aplicações no setor, como o desenvolvimento de novos ingredientes para formulações ou matérias-primas para embalagens, por exemplo. De acordo com levantamento da CAS (divisão da American Chemical Society e autoridade mundial em soluções de informação científica), o Brasil é um dos países que mais publicam estudos sobre o tema hoje.

A tão falada Inteligência Artificial e suas possibilidades de negócios também foram citadas. A tendência que acompanha a transformação digital e a indústria 4.0 deve seguir potencializando a forma como o consumidor busca e adquire produtos.

As mudanças climáticas, um dos temas discutidos pelo Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, também devem pautar a agenda de inovação da entidade, a partir das reflexões sobre impactos nas formulações e desenvolvimentos dos produtos, e também no comportamento do consumidor.

Marina Kobayashi também falou sobre a atuação da ABIHPEC visando acelerar o processo de inovação, buscando, por exemplo, promover parcerias com entidades para apoiar projetos de inovação que visam soluções para os desafios do setor, seja para facilitar o desenvolvimento da pesquisa em áreas estratégicas da indústria, aportar recursos financeiros, ou ainda, oferecer capacitação profissional.

O Café com Tema também falou das inúmeras iniciativas da área de Inovação e Tecnologia da ABIHPEC, destacando uma de suas missões que é disseminar conteúdo relevante de ciência e tecnologia para o setor de HPPC, por meio de relevantes ferramentas de comunicação, como o Podcast INOVAÇÃO ABIHPEC, que recentemente completou 2 anos e segue levando contribuições importantes, com dicas, esclarecimentos e recomendações sobre questões atuais e relevantes sobre o setor.

A audiência do Café Tema desta terça-feira (31), foi composta por representantes de empresas associadas à ABIHPEC e demais interessados no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Para acompanhar as iniciativas de Inovação e Tecnologia da ABIHPEC, entre no portal: https://inovacaoabihpec.org.br/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*