Capa » Estética » Saiba quais são os procedimentos estéticos mais procurados pelos homens

Saiba quais são os procedimentos estéticos mais procurados pelos homens

São Paulo, setembro de 2023 – Há tempos os homens têm se preocupado com temas que vão muito além da vida profissional. Cada vez mais, a divisão de tarefas domésticas e com os filhos, e os cuidados com a aparência e o bem-estar, têm sido um tema para o público masculino. É o que aponta um estudo divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), que mostra que os homens já representam 35% dos pacientes que buscam por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas no Brasil.

De acordo com o médico Fabio Nahas, cirurgião plástico com mais de 30 anos de experiência em cirurgias reparadoras, dentre os principais procedimentos buscados pelos homens, estão a ginecomastia (condição que causa hipertrofia das glândulas mamárias nos meninos), lipoaspiração (incluindo a Lipo HD), e as cirurgias faciais, como a blefaroplastia (retirada do excesso de pele das pálpebras), rinoplastia e harmonização facial.

Nahas diz ainda que o homem de hoje prioriza qualidade de vida acima de tudo, inclusive do trabalho, então criaram consciência sobre a importância de cuidar da saúde e da beleza. “Isso é um tabu que já está praticamente quebrado. Alguns homens ainda ficam um pouco intimidados, mas a maioria, principalmente os mais jovens, se sentem totalmente confortáveis em um consultório de cirurgia plástica”, aponta o médico.

As cirurgias mais procuradas por eles

A ginecomastia é uma das principais condições que levam os homens às salas de cirurgia plástica. O aumento excessivo na glândula mamária pode afetar seriamente a autoestima e causar dor e desconforto, fazendo com que o procedimento deixe de ser apenas estético. Esse crescimento se inicia em torno dos 12 anos, quando começa a explosão dos hormônios sexuais, mas também pode se desenvolver a partir dos 40 anos de idade, idade em que o homem começa a ter um acúmulo de gordura e glândula na região peitoral.

Entretanto, o cirurgião plástico deve analisar com cautela e empatia a necessidade desse tipo de cirurgia em menores de idade. “É importante analisar todos os fatores, principalmente a condição física e psicológica da criança ou adolescente. É uma condição que pode causar muitos traumas por conta do bullying, então, com a autorização dos pais, é possível fazer a cirurgia ainda antes dos 18 anos. Além disso, é necessário uma avaliação da condição hormonal destes pacientes antes de operá-los”, afirma Fabio.

A cirurgia de lipoaspiração – diferente daquelas que visam o emagrecimento, como a bariátrica -, também é uma das principais cirurgias plásticas buscadas pelos homens, realizada naqueles que já estão em seu peso ideal, mas que se incomodam com alguns acúmulos de gordura. Já a abdominoplastia, procedimento muito em alta atualmente, é voltada para os homens que tiveram uma perda significativa de peso – especialmente após cirurgias bariátricas – ou distensão abdominal (condição que não se restringe apenas às mulheres).

Blefaroplastia, rinoplastia, lifting e harmonização são algumas das mais procuradas cirurgias faciais. A blefaroplastia vem ganhando a atenção do público masculino e já se tornou uma das mais cobiçadas para os homens a partir dos 40 anos. Ela promove o rejuvenescimento e ajuda no olhar cansado, promovendo uma aparência mais disposta.

O aumento das rinoplastias também chama a atenção. Segundo estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a rinoplastia ocupa o segundo lugar entre os procedimentos mais realizados pelo público masculino, indo de 5% para 30% nos últimos cinco anos. “Nosso nariz vai mudando de forma ao longo da idade, com o alongamento da cartilagem, então é comum essa cirurgia ser procurada também pelos mais velhos, a partir dos 50, 60 anos. Os homens dessa idade também querem se cuidar, aparentar mais novos e harmônicos, por isso a cirurgia plástica é bem-vinda para todos os sexos, em diferentes idades. O importante é se sentir bem e confiante”, completa o médico.

Sobre Fabio Nahas

Com mais de 30 anos de carreira, Fabio Nahas é um dos cirurgiões plásticos mais renomados do país. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, também foi vice-presidente da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Estética) e é especializado em Cirurgia Plástica e Restauradora. Sua principal frente de atualmente é a cirurgia plástica reconstrutora da parede abdominal e abdominoplastia, sendo considerado um dos iniciadores da lipoaspiração de definição no país.Fabio Nahas é formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia geral e em cirurgia plástica pela USP. Realizou “fellowship” em cirurgia plástica na Universidade do Alabama, em Birmingham, nos Estados Unidos, tem Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e é Livre-Docente pela Unifesp / Escola Paulista de Medicina. Atualmente, se divide entre a clínica particular, na região da Avenida Brasil, em São Paulo, e a vida acadêmica. É Professor Orientador de Teses de Mestrado e Doutorado e Professor da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). É também Editor Associado do Aesthetic Plastic Surgery Journal, órgão oficial de publicações científicas da International Society of Plastic Surgery (ISAPS).O cirurgião conta com diversas contribuições científicas, com mais de 400 publicações, artigos e estudos na área de atuação. Nahas tem cinco livros publicados e realizou conferências e cirurgias em 33 países, em universidades como New York University, Universidade de Pittsburgh, Universidade da Califórnia em São Francisco, Clínica Mayo, Universidade de Toronto, entre outras.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*