A provável retirada da Nestlé do ramo de cuidados com a pele gera questionamentos a respeito do envolvimento geral da empresa com o ramo de cosméticos e do futuro de um ativo valioso que muitos investidores desejam que seja vendido: uma participação de US$ 30 bilhões na L’Oreal.
A Nestlé informou nesta quinta-feira que estudaria novos donos para sua divisão dermatológica, uma unidade com receita anual de US$ 2,8 bilhões que o CEO Mark Schneider disse que pode já não se encaixar na estratégia geral da empresa de se concentrar em produtos como café, água e ração animal.
Isso levou analistas como Andreas von Arx, da Baader Helvea, a especular que o muito aguardado desinvestimento da L’Oreal pode entrar em discussão. Schneider está acelerando o ritmo das mudanças após anunciar também uma venda de títulos e o desinvestimento de um negócio de seguros em uma série de acordos nesta semana. A quebra dos laços com a gigante francesa do ramo de cosméticos é uma das principais questões remanescentes a respeito das quais o investidor ativista Dan Loeb vem fazendo lobby na Nestlé.
ob pressão de Loeb para se concentrar em seus principais pilares, a Nestlé comprou e vendeu empresas a um ritmo acelerado nos últimos 12 meses. Vender as marcas dermatológicas significa desmantelar um negócio que o ex-CEO Paul Bulcke apontava como uma nova e promissora via de crescimento.Os analistas estão divididos em relação a quanto a Nestlé pode levantar com a unidade de cuidados com a pele. Deboo estima 4 bilhões de francos (US$ 4,1 bilhões), afirmando que entre as poucas opções plausíveis estão a venda para a L’Oreal ou uma compra alavancada. Alain Oberhuber, analista da MainFirst, estimou que o valor pode chegar a 8 bilhões de francos, já que a empresa pode gerar apelo para a Johnson & Johnson ou para a japonesa Shiseido.Schneider tem chamado a participação da Nestlé na L’Oreal de “investimento fabuloso” e resiste aos pedidos para anunciar um desinvestimento. A ação subiu 12 por cento nos últimos 12 meses, superando o desempenho das ações da Nestlé.
Tratamento para acne
A Nestlé Skin Health fabrica produtos que vão desde tratamentos para acne até preenchedores injetáveis para a pele que competem com o Botox. A unidade representa um ponto fraco para a empresa devido à concorrência com os genéricos e está cortando centenas de empregos e fechando fábricas.“Uma das principais prioridades do CEO no início do mandato era interromper a hemorragia”, escreveu Jean-Philippe Bertschy, analista do Bank Vontobel, em nota. A unidade havia passado por uma “destruição de valor recorde nos últimos quatro anos” e agora a Nestlé está “funcionando como um metrônomo”.