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Portal 2A+ Cosmética participa do Café Inspiracional 2017 da BASF. Saiba das novidades
Nina Giglio, especialista de Marketing – América Latina – WGSN

Portal 2A+ Cosmética participa do Café Inspiracional 2017 da BASF. Saiba das novidades

Aberto pela primeira vez para a imprensa, a equipe do Portal 2A+ Cosmética esteve no Café Inspiracional 2017, evento da BASF realizado nesta quinta-feira, dia 5 de outubro, em São Paulo (SP), para apresentar aos seus clientes informações sobre as suas novidades para o setor cosmético.

O evento iniciou-se com palestra de Nina Giglio, especialista de Marketing – América Latina – WGSN, que abordou os comportamentos do consumidor, os novos movimentos global e local e os pilares da indústria de personal care para os próximos dois anos. Nina destacou que a indústria global de wellness é um mercado de 3.7 trilhões de dólares e é três vezes maior do que a indústria farmacêutica. Desses, o setor de beleza e anti-idade representa 999 bilhões de dólares. Ela destacou tendências que merecem atenção da indústria. E uma das mais importantes é a busca de aliviar o sentimento de ansiedade, a busca da beleza emocional. A discussão das emoções ganha espaço no mercado de beleza, com produtos voltados à alteração de estados de humor e marcas atuando como plataforma de discussão de sentimentos via redes sociais, entre outros. A indústria da beleza, segundo ela, está combatendo a epidemia de depressão com produtos que têm a habilidade física de mudar emoções, alterando os níveis de serotonina no cérebro. Segundo ela, as mídias sociais também contribuem para a discussão honesta sobre saúde mental a partir da liderança de influencers.

Outro intrigante assunto abordado por ela foi a beleza bacteriana: mudança de uma beleza focada em ingredientes para uma focada em microbiomas; novos produtos, marcas e ingredientes desse movimento. Nina destacou que passamos da beleza focada em ingredientes para a beleza focada em ecossistemas, que visa restaurara e equilibrar o bioma da pele e dentro desse contexto, o uso de bactérias vivas ou inativas na composição de cremes, loções e outros.

Outro destaque de sua palestra foi a beleza atlética: prática de esportes ganha contornos mais inclusivos. Fatores de proteção, recuperação muscular e estímulo de energia são alguns dos novos aspectos que impactam o mercado de beleza e cosméticos que inclui também os atletas idosos, superando restrições ao envelhecimento. Produtos estão indo além da aparência para contribuir também na melhoria da performance corporal e cerebral. No âmbito da proteção focam nos cuidados de pele e cabelo contra os efeitos da poluição, raios UV e infravermelhos.

Como tendências futuras, entre outras, ela frisou que a transparência, integridade e honestidade formarão a base para a sobrevivência e bom desempenho da indústria da beleza, além disso conceitos como o de autocuidado e amor próprio serão cada vez mais vitais.

Curiosamente a primeira vista estaremos também diante do movimento chamado por ela de “anti-wellness” que de forma alguma é algo contra o wellness, mas a aproximação de um parâmetro de beleza mais realista e descontraído, o alcance do possível, da beleza para o prazer e não como uma obsessão.

Entre suas conclusões ela orienta a indústria a questionar como pode oferecer experiências emocionais mais relevantes e diversas para seu consumidor e ainda mais incisiva: em uma era de verdadeira individualidade, como atender aos consumidores até a nível celular e microbiano?

Marcel Schnyder, líder global do centro técnico para Sun Care, da BASF  da Alemanha

Marcel Schnyder, líder global do centro técnico para Sun Care, da BASF Alemanha, abordou a tecnologia em desenvolvimento para ativos para a proteção solar para uso diário e produtos com alto FPS para longa exposição, considerando diversos claims, o sensorial surpreendente e custo acessível, alinhados com as tendências na indústria cosmética, além da resistência ao uso em água e maior proteção. Ele revelou que será lançado também um novo filtro UV, de amplo espectro, dispersível em água, o Tinosorb® S Lite Aqua.

David Herault, diretor global de P&D da divisão de ativos cosméticos BASF Beauty Creations – França

David Herault, diretor global de P&D da divisão de ativos cosméticos BASF Beauty Creations – França falou sobre os ingredientes ativos auxiliam a construir o claim do produto, comunicando benefícios e eficácia. Os claims podem ser construídos, seja via história da matéria-prima, seja via eficácia/performance do ativo. Serão abordadas três plataformas de inova

ção que poderão contribuir para o desenvolvimento de claims dos produtos que serão o futuro dos cosméticos:

– Epigenética: estudo de como o ambiente e o estilo de vida impactam na expressão genética e como reverter os danos causados.

– Microbioma: compreender para preservar, equilibrar e obter benefícios por meio da sinergia com a microflora presente na pele.

– Extração e Processos: novas plataformas de extração de alta tecnologia, dedicada a seleção e melhoria dos segredos da natureza.

A BASF apresenta-se como a principal fornecedora de ingredientes de alto desempenho para a indústria de Personal Care, com emulsificantes, emolientes, princípios ativos de cosméticos e filtros UV e a maior fornecedora de ingredientes para cosméticos naturais aprovados nos padrões das normas COSMOS e NATRUE.

Com mais de 1000 ingredientes e formulações, a empresa tem um dos portfólios mais completos disponíveis para diversas aplicações de Personal Care.

Soluções recentes da BASF em proteção solar
– Lançamento: Tinosorb® S Lite Aqua: Possui uma tecnologia de encapsulamento, que permite um incremento no fator de proteção solar devido ao balanço de filtro UV na água e na fase de óleo. Não apresenta problemas de solubilidade, possibilitando maior flexibilidade na formulação. Mesmo sendo um filtro UV dispersível em água, não interfere na resistência à água da formulação.
– Tinosorb® A2B: havia uma lacuna de proteção na faixa do UVAII que não podia ser suprida com os filtros UV disponíveis. Com Tinosorb® A2B, filtro UV de amplo espectro, que abrange as faixas de UVB e UVAII (de 290 a 340 nm), a BASF preenche esse intervalo. Tinosorb® A2B é um filtro UV particulado, que reflete, dispersa e absorve a radiação solar. Dispersível em água, o que permite maior flexibilidade à formulação quanto ao sensorial.

Assista ao vídeo da TV 2A+ Cosmética sobre o evento com a participação de Flavia F. Zanella, responsável por Skin Care do negócio de Personal Care – South America, e Christine Botto, Marketing Personal Care – South America:

 

 

 

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