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Indústria de beleza de prestígio movimentou mais de R$ 3 bilhões em 2023

Segmento registrou alta de 13%, com destaque para a categoria de maquiagem que vendeu R$1 bilhão, segundo dados da Circana

A indústria de beleza de prestígio obteve bons resultados no ano de 2023. O segmento movimentou mais de 3 bilhões de reais e registrou alta de 13%, se comparado ao ano de 2022. A categoria de maquiagem é o destaque pois além de ter movimentado 1 bilhão de reais, cresceu mais de 25%. Os dados são apontados pela empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, Circana.

Segundo a companhia, produtos para tratamento também cresceram. O setor vendeu 16% a mais e cerca de 270 milhões de reais no período. A categoria de fragrâncias fechou o ano com crescimento de 7%. Embora a porcentagem de aumento seja abaixo da registrada no mercado como um todo, essa foi a categoria de maior importância com uma movimentação superior a 2 bilhões de reais.

Para a Circana, o comportamento do consumidor tem alterado as vendas de fragrância masculinas. “As vendas sempre foram mais concentradas em Eau de Toilette. Agora, já notamos uma tendência em maiores concentrações, como Eau de Parfum, Elixir, Parfum e Intense. Essa é uma tendencia global. Vemos que fragrâncias mais concentradas são os maiores drivers para a categoria de Fragrâncias Masculinas atualmente”, afirma Ana Seccato, Diretora Comercial da companhia.

Já a categoria de maquiagem registra um aumento global, com destaque à grande influência que as tendências virais de redes sociais, como TikTok, exercem sobre os consumidores. Entre elas, está a de “Face Color”, que não é exatamente uma novidade, mas sempre se renova com novos nomes e drivers. Nesse contexto, há um aumento nas vendas de bases, corretivos e blushes que são os principais produtos dessa tendência. 

Top 10 itens mais vendidos:

Fragrâncias:

  1. La Vie Est Belle – Lancôme
  2. Good Girl – Carolina Herrera
  3. Sauvage – Dior
  4. 1 Million – Rabanne
  5. 212 Vip Rosé – Carolina Herrera
  6. 212 Vip Men Black – Carolina Herrera
  7. Libre YSL – Yves Saint Laurent
  8. Invictus – Rabanne
  9. Idôle – Lancôme
  10. J’adore – Dior

Maquiagem:

  1. Studio Fix – M.A.C
  2. Mineralize – A.C
  3. Radiant Nars – Nars
  4. Backstage – Dior
  5. Born This Way – Too Faced
  6. Prep + Prime – A.C
  7. Dior Addict Maximizer – Dior
  8. Dior Addict Lip Glow – Dior
  9. Forever Skin Glow – Dior
  10. UV Protective – Shiseido

Tratamento:

  1. Hyper Real – A.C
  2. BB Sports – Shiseido
  3. Abeille Royale – Guerlain
  4. Capture Totale – Dior
  5. Genifique – Lancôme
  6. Prestige – Dior
  7. Moisture Surge – Clinique
  8. Future Solution LX – Shiseido
  9. Vital Perfection – Shiseido
  10. Ultimune – Shiseido

Top 5 lançamentos de fragrâncias do mercado:

  1. Good Girl Blush – Carolina Herrera
  2. Paradoxe – Prada
  3. Invictus Victory Elixir – Rabanne
  4. Scandal Pour Homme Le Parfum – Jean Paul Gaultier
  5. 1 Million Royal – Rabanne

Top 5 lançamentos de maquiagem do mercado:

  1. Forever Skin Correct – Dior
  2. Bizarre Blizzard Bash – A.C
  3. Locked Kiss Ink – A.C
  4. Studio Fix Every-Wear – A.C
  5. Studio Radiance Serum-Powered – A.C

Top 5 lançamentos de tratamento do mercado:

  1. Hyper Real – A.C
  2. Bio-Performance – Shiseido
  3. The Porefessional Skincare – Benefit
  4. Le Baume – Dior
  5. Nutritious – Estée Lauder 

Natal e Black Friday

Os meses de novembro e dezembro de 2023 movimentaram 954 milhões de reais no mercado de beleza de prestígio no Brasil. O valor, que considera fragrâncias, maquiagem e produtos de skincare, demonstra um aumento de 13% em relação ao ano anterior. O resultado representa quase 30% das vendas de todo o ano.

Historicamente, o canal online possui maior relevância na Black Friday, em relação ao restante do ano. No entanto, em 2023 a sua performance foi 13% maior. Já o varejo físico cresceu mais que o dobro, registrando um aumento de 27%, em relação ao ano de 2022.

Entre as categorias, maquiagem foi o destaque com maior crescimento, e performance superior a 30%. Produtos para tratamento cresceram 20%, enquanto as fragrâncias não acompanharam o ritmo, registrando crescimento de apenas um dígito (6%), no período.

Segundo a Circana, o que vem impulsionando a categoria de maquiagem são, principalmente, os produtos para rosto e para os lábios. Dentro desse universo, um destaque para os blushes, corretivos e bronzers para o rosto e plumpers e brilhos para lábios. 

Categorias que mais cresceram dentro do top 10 mais vendido:

  1. Blush
  2. Lip Gloss
  3. Concealer
  4. Lipstick
  5. Máscaras

Produtos com maior contribuição ao crescimento (fragrâncias):

  1. La Vie Est Belle EDP 150ml – Lancôme
  2. Kit La Vie Est Belle Set EDP 100ml + Body Lotion 50ml + EDP 10ml + Mascara de cílios – – Lancôme
  3. Idôle EDP 100ml – Lancôme
  4. Miss Dior Absolutely Blooming EDP 100ml – Dior
  5. Invictus EDT 200ml – Rabanne

Produtos com maior contribuição ao crescimento (maquiagem e skincare):

  1. Backstage Glow Palette Iluminador & Blush 001 Universal – Dior
  2. Prep + Prime Fix Finishing Spray – M.A.C
  3. Hyper Real Serum Moisturizing – M.A.C
  4. Backstage Rosy Glow Blush Pink – Dior
  5. Forever Skin Correct 1 Neutral – Dior 

Sobre a Circana

A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.

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