Capa » Fragrâncias » Fragrâncias são determinantes para consumidores na hora da compra de cosméticos

Fragrâncias são determinantes para consumidores na hora da compra de cosméticos

Memória olfativa impacta na decisão de compra de produtos de beleza

Uma tendência que reflete o espírito destes tempos é a nostalgia, que também se faz presente entre as fragrâncias. Quando o momento presente é uma fonte de estresse, as pessoas se acalmam buscando memórias de quando se sentiam seguras. É a chamada memória olfativa, onde você, inconscientemente, se lembra de se sentir bem e o cérebro libera hormônios, como a serotonina, que afetam o humor. Especialistas de todo o mundo utilizam deste artifício para criar suas fragrâncias. São sensações e cheiros que estão intrinsecamente ligados às memórias que as pessoas têm de certos momentos, muitas vezes subliminares como poder, liberdade, sedução, alegria.

Uma pesquisa inédita realizada pela startup Opinion Box para a empresa de cosméticos Flora revelou que o cheiro impacta na decisão de compra das brasileiras até quando o assunto é produtos de beleza. Segundo o levantamento, 35% das mais de 500 mulheres entrevistadas afirmaram que a fragrância de um produto é um fator determinante para a compra do mesmo. “A importância do cheiro é tamanha nessa decisão que 83% delas comprariam diferentes produtos com uma mesma fragrância, como sabonetes, desodorantes e perfumes”, comenta Bárbara Bruno, gerente de Marketing da Flora, fabricante da marca de produtos para a pele Francis.

Essa fidelidade das brasileiras às suas fragrâncias preferidas tem movimentado a indústria. A marca Francis, presente em 84% do varejo brasileiro, por exemplo, amplia seu portfólio a partir de suas fragrâncias ícones: Rosa de Versailles, Cerejeira do Oriente e Jasmim do Nilo. A consumidora já encontra sabonetes, antitranspirantes e, até, álcool em gel com um mesmo perfume. O último lançamento da marca foi a linha de óleos corporais, também disponíveis nas três fragrâncias.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*