Aussie, Head&Shoulders e Herbal Essences realizam projeto de logística reversa por meio de compensação ambiental das embalagens
Aussie, Head&Shoulders e Herbal Essences, marcas da categoria de hair care da P&G, seguindo o propósito da companhia de promover a sustentabilidade ao longo de toda a sua cadeia, desenvolveram um projeto piloto de logística reversa com a startup eureciclo, que tem o objetivo de conectar as marcas com operadores e cooperativas, promovendo a reciclagem com responsabilidade social, através da compensação ambiental das embalagens.
A parceria é um compromisso que tem a finalidade de compensar o uso de embalagens das marcas. Aussie, Head&Shoulders e Herbal Essences informam quantas toneladas de plástico geraram com a venda dos produtos e a startup calcula o passivo ambiental equivalente. Assim, as embalagens dessas marcas passam a estampar o selo eureciclo, responsável por informar os consumidores sobre essa prática sustentável, a fim de reforçar o compromisso com a reciclagem e permitir que o público faça escolhas mais conscientes. Aussie e Herbal Essences reciclam o dobro de resíduos das embalagens que são depositadas no meio ambiente e Head&Shoulders recicla 100% dos resíduos gerados ao meio ambiente com suas embalagens!
Sobre a P&G
A P&G atende quase 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo com suas marcas. A empresa conta com um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e de alta qualidade, incluindo Always®, Ariel®, Aussie®, ClearBlue®, Downy®, Gillette®, Gillete Venus®, Head&Shoulders®, Herbal Essences®, Metamucil®, Old Spice®, Oral-B®, Pampers®, Pantene® e Vick®. A comunidade da P&G opera em aproximadamente 70 países. Acesse https://br.pg.com para encontrar as notícias mais recentes e informações detalhadas sobre a P&G e suas marcas, ou acesse https://www.pgcareers.com para conferir nossas vagas em aberto.
Sobre a eureciclo
A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo de empresas de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a indústria certificados de reciclagem robustos e transparentes. Para isso, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que uma massa de resíduos equivalente a das embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinada à reciclagem. A homologação de seus operadores parceiros é um dos pontos-chave de sua operação, uma vez que promove a formalização e o desenvolvimento do setor e os torna aptos a receberem os investimentos provenientes das empresas que buscam a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa forma, as empresas que realizam a contratação da eureciclo e optam pela compensação a nível nacional, recebem, então, o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar aos consumidores seu compromisso com a reciclagem. Todo o processo é auditado pela Ernst & Young. A empresa é certificada como Empresa B, conceito que indica um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental e é a única brasileira presente no ranking 50 To Watch, lista que reúne companhias de todo o mundo que buscam soluções para combater a crise climática.
“Estamos em uma jornada contínua de sustentabilidade em nossas marcas para que, com um passo de cada vez, possamos garantir a sustentabilidade do nosso negócio a longo prazo. Por isso, projetos de logística reversa como esse com a eureciclo são fundamentais, uma vez que mostram como a inovação, que é um dos pilares da P&G, pode ser uma forte aliada ao movimento de consciência ambiental e cuidado com o nosso planeta”, explica Isabella Zakzuk, Diretora Sênior de Operações de Marcas e líder da categoria de beleza da P&G Brasil.
“Estamos muito felizes com esta parceria, que garante a destinação correta dos resíduos de embalagens, diminuindo o impacto negativo no meio ambiente. As ações de sustentabilidade são cada vez mais importantes e, juntos, contribuímos para que as taxas de reciclagem evoluam no país, além de incentivar os profissionais dessa cadeia, gerando impacto sócio, econômico e ambiental em todas as pontas”, explica Luca Degrandis, Novos Negócios na eureciclo.