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Conversa de mercado: Renato Massara Jr, Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Wheaton Brasil

A coluna mensal “Conversa de Mercado”, desenvolvida pela equipe de comunicação da FCE Cosmetique, tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, especulações de mercado e ações das principais companhias. Este mês,apresentamos Renato Massara Jr, Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Wheaton Brasil, empresa 100% nacional, que tem como meta ser um dos principais players de embalagens de vidro para o mercado de perfumaria, cosméticos e farmacêuticos. A Wheaton oferece fabricação de molde, produção de embalagens de vidro e serviços de decoração e personalização. Além disso, é um importante fornecedor de soluções em fechamentos de borracha e alumínio por meio da Farmacap.

Renato Massara Jr é o Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Wheaton Brasil. Graduado em Engenharia pela FEI e também em Administração de Empresas pela FMU, atua há mais de 35 anos no mercado de embalagens e utilidades doméstica.

Confira a entrevista de Massara Jr à equipe da FCE Cosmetique:

1. Como foi o ano de 2017 para a Wheaton?
Em 2017, atingimos a previsão, um crescimento de 5%. Para a Wheaton, foi um ano muito produtivo do ponto de vista de inovação, estrutura e tecnologia.

2. O que vocês esperam do ano de 2018? Crescimento, de quanto (%)?
Historicamente, o mercado de perfumaria cresce o dobro do valor PIB. Estamos otimistas e a expectativa é um crescimento acima de 7%. A mais recente aquisição, Verescence Brasil, pelo Grupo Wheaton demonstra que acreditamos nesse mercado.

3. Quais são os produtos com maior destaque ou saída?
Nossa principal área de atuação é o mercado de perfumaria e cosméticos. A embalagem é fundamental para promover uma marca. Além de proteger e embalar o produto, elas têm uma função primordial: pode ser uma das principais estratégias para de marketing.

4. Quais são os produtos que vocês pretendem lançar em 2018? Quais são os diferenciais?
Em 2017, lançamos uma Coleção Especial de frascos com design diferenciado para atender a projetos específicos. Dois modelos foram logo adquiridos como exclusivos por um grande cliente. Em 2018, lançaremos mais 3 modelos. Trabalhamos o fundo “push up”, o design facetado e o encaixe de frascos.
Somos assinantes do maior site de tendências do mundo. Com isso, desenvolvemos anualmente uma ampla palheta de cores que estarão em alta nas próximas temporadas, além das novidades em decoração e personalização de embalagens. Continuamente, exploramos as tendências e desenvolvemos inovações e novos processos para o mercado.
Inovações como a pintura multicolors, que permite a aplicação de até 4 cores em um frasco, tornando o produto único e exclusivo. A serigrafia 3D foi outra novidade. Explora-se o lado sensorial de uma embalagem ao aplicar um relevo no frasco. Recentemente, lançamos a decoração com laser. Uma grande inovação que permite aplicar artes vazadas em uma pintura.

5. Como é feito o descarte de produtos não utilizados ou danificados?
O vidro é um material altamente ecológico, 100% reciclável. Ele é utilizado para a produção de novas embalagens, sem perda de qualidade ou pureza do produto. Os nossos principais clientes são muito preocupados com a sustentabilidade e impacto ambiental. A Wheaton segue esse mesmo caminho. Para a Natura, por exemplo, temos um forno que utiliza 20 a 30% da matéria-prima de frascos recolhidos pós consumo.

6. Vocês possuem campanhas sustentáveis?
A embalagem de vidro é uma escolha natural para qualquer novo produto pela sua rica percepção de valor por parte do consumidor final e por seus atributos como transparência e elegância, impermeabilidade, resistência, versatilidade em forma, tamanho e cores, além de ser reutilizável, retornável e reciclável. O Grupo Wheaton Brasil está comprometido com a preservação do meio ambiente, melhorando continuamente seus processos, produtos e sistemas por meio da conscientização e adoção de programas eficazes.

7. Quais foram os últimos investimentos da empresa? Abriram novas fábricas ou escritórios no Brasil?
O principal desafio para esse ano é a aquisição da Verescence Brasil. Transferimos toda a operação da Verescence, no Bairro da Água Branca, para o site de São Bernardo do Campo. Nosso site foi completamente adaptado e modernizado. Planejamos esta transferência para não acarretar nenhuma ruptura no atendimento aos nossos clientes.

8. Possuem novos investimentos a vista? Se sim, quais e para quando?
Mesmo tendo capacidade para absorver um possível crescimento do mercado, temos planos para construção de um novo forno nos próximos 3 anos.

9. Na América Latina, quais são os países que vocês possuem melhor atuação no mercado?
Hoje, cerca de 10% de nossa produção é dedicada para a exportação. Atuamos principalmente na América Latina.

10. Como está o mercado de embalagens de cosmético?
A produção de artigos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) destaca-se por ter apresentado uma das maiores taxas de crescimento nos últimos dez anos. A indústria brasileira investiu no aumento de sua capacidade produtiva, em infraestrutura de distribuição e em inovação. Mesmo com o cenário atual, os mercados de vidro e decoração estão em constante evolução. A embalagem de vidro é essencial para o mercado cosmético.

Fonte: FCE Cosmetique

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