quarta-feira , 20 março 2019
Capa » Artigos Técnicos » Objetivos da indústria 4.0 – Adaptabilidade

Objetivos da indústria 4.0 – Adaptabilidade

Por Tiago Padoan*.

A indústria 4.0 vai muito além da pura aplicação de tecnologias atuais, seu principal objetivo é promover uma transformação digital capaz de melhorar o desempenho de adaptação tornando as empresas mais ágeis a mudanças graças ao uso de tecnologias relevantes.

De uma maneira geral, os benefícios da indústria 4.0 atuam diretamente sobre o tempo de adaptação de uma empresa com relação a qualquer tipo de evento. A figura 1 ilustra o ciclo completo desde a detecção de um evento até o momento em que a tomada de decisão surte efeito.

 

Um evento pode ser uma ocorrência ou detecção de alguma condição dentro ou ao redor de algum sistema, um incidente distinto que ocorre em um ponto específico no tempo, ou seja, um evento pode ser absolutamente qualquer ocorrência que causará impactos, desde a falha de algum equipamento, uma eventual alteração no produto final devido a sazonalidade de matéria prima ou até mesmo uma mudança nos modelos de negócio da empresa.

Na detecção de eventos já é possível aplicar tecnologias que irão ajudar a reduzir o tempo de percepção de eventos diversos, porém como a própria definição de evento indica um grau de generalidade muito grande, mesmo com aplicação de tecnologias relevantes a detecção de ocorrências ainda pode ter uma certa latência. Entretanto nas etapas subsequentes à detecção do evento podem-se aplicar diversas tecnologias com o objetivo de reduzir a latência entre etapas, conforme ilustrado na figura 2.

A redução do tempo entre a ocorrência do evento até o efeito da ação tomada é o resultado do aumento da capacidade de adaptação, obtida através de aplicações de tecnologias cujos benefícios impactam diretamente nas etapas de tratativa de eventos.

Uma empresa que possui a capacidade de adaptação em um curto período já está alinhada e pronta para os desafios da indústria 4.0, onde adaptabilidade de seus processos será um requisito imprescindível e não mais um diferencial perante os concorrentes. Porém o processo de adequação a indústria 4.0 demanda diversos estudos e muitas aplicações de projetos.

Um estudo que irá permitir identificar e mapear o cenário atual é o levantamento do índice de maturidade tecnológica, e a partir disto, levantar as oportunidades de melhoria e aplicações de projetos conforme um TRM – Technological Roadmap dentro de um contexto de adequação à indústria 4.0 sempre com o objetivo de se alcançar a adaptabilidade.

Referência: Industrie 4.0 Maturity Index – Managing the Digital Transformation of Companies

*Tiago Padoan – Automation Technician at Nordika do Brasil Consultoria Ltda

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*