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Três tendências no mercado de beleza para ficar de olho em 2022

Por Nato Lombello, CEO da ISZI Cosméticos

A pandemia potencializou novas formas de comportamento e consumo. Apesar do isolamento e agora, com a retomada da economia pela vacinação em massa da população ao redor do mundo, o mercado de beleza continua sendo um dos principais nichos no Brasil. De acordo com o Ranking Mundial de Consumo de HPPC da Abihpec/Euromonitor, o nosso país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas para os Estados Unidos, China e Japão.

E essa posição no ranking deve permanecer ou subir degraus nesse ano que se inicia.

Como empreendedor à frente da ISZI Cosméticos, me debruço em diversas pesquisas e tendências de mercado, assim como conto com o feedback dos nossos clientes. Em apenas 9 meses de operações, já temos mais de 17 mil seguidores em nossas redes sociais, sendo muitos deles nossos consumidores. Acredito ser um importante canal e termômetro para medir resultados e aceitação de mercado.

Com base nesses fatores, vou listar o que é importante ficar de olho nesse ano, no setor de beleza, segmento que só tende a crescer.

Produtos de origem vegetal e natural

Assim como acontece com o upcycling, reutilização de peças e acessórios, como roupas, sapatos, etc, os ingredientes naturais são o novo mercado. Pesquisas de desenvolvimento biotécnico ajudaram as especiarias naturais a se tornarem eficazes e potentes como os sintéticos, se destacando como uma importante matéria prima para cosméticos de alto desempenho e caindo no gosto dos consumidores, que priorizam produtos com origem natural, livre de sintéticos e químicos.

Venda online

O isolamento social evidenciou ainda mais um canal de vendas que só crescia: o e-commerce. Com praticidade, comodidade e promoções atrativas, o ambiente de compra online se tornou um importante canal para as marcas de beleza sobreviverem, principalmente neste período. Apesar de estarem em casa, as pessoas não deixaram de consumir, os produtos de higiene e beleza tiveram crescimento nas vendas e esse tipo de comércio se mantém de pé. De acordo com as Nações Unidas, as vendas online aumentaram em mais de US$ 272 bilhões, entre 2018 a 2020.

No primeiro quadrimestre de 2021, um levantamento do Painel de Dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), mostrou que o setor teve uma alta de 5,7 em vendas ex-factory, em relação ao mesmo período do ano anterior e o segmento de tratamentos capilares seguiu em crescimento de dois dígitos – +18%.

Embalagens e formatos mais sustentáveis

As empresas hoje em dia devem ir além de apenas entregar um produto de qualidade e promover uma boa experiência de compra e atendimento: elas devem pensar nas mudanças de embalagens, em seus planos de sustentabilidade.

Entre as soluções, o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e reciclagem avançada, são alternativas para reduzir o uso de plástico, assim como práticas para o descarte ideal e o oferecimento de refis dos produtos. Isso é um diferencial e atrai consumidores que vão além de apenas comprar um produto pelo que oferecem, mas sim, também pensando em qual será o seu impacto para o planeta.

Esses três fatores listados certamente farão parte das estratégias de mercado de muitas marcas, inclusive da ISZI Cosméticos. Na minha visão, estar alinhado a esses fatores pode ser uma chave de sucesso para o ano que se inicia e para novas marcas alavancarem resultados.

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