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Tendências para o mercado de haircare no Brasil

Hiper personalização de produtos, uso de insumos naturais e fórmulas limpas e sem crueldade animal são alguns dos fatores que estão fomentando o mercado, apontam especialistas

São Paulo, maio de 2022 – Diante de demandas cada vez mais específicas e conscientes dos consumidores, algumas empresas estão aliando tecnologia e inovação para o desenvolvimento de cosméticos mais alinhados às novas demandas e assim se diferenciar no mercado, apresentando soluções reais aos seus públicos.  Nesse contexto, beauty techs como a JustForYou, adepta de práticas eco conscientes, apresentaram um crescimento significativo. Pioneira em desenvolver fórmulas customizadas através de inteligência artificial, a startup faturou em 2021 três vezes mais que no ano anterior e já produziu, até dezembro do ano passado, 2 milhões de fórmulas individualizadas.

O crescimento da empresa, entre outros fatores, vem na esteira da crescente busca por personalização e saúde. Para se ter uma ideia, durante a pandemia, o consumo de produtos sustentáveis tornou-se prioridade para aproximadamente 32% dos brasileiros, de acordo com pesquisa publicada pela Nielsen, consultoria especializada em análise de mercado. Abaixo, os especialistas da JustForYou, detalham as principais tendências que devem dominar o mercado de haircare no Brasil nos próximos anos.

1 Hiper personalização de produtos

Além de criar fórmulas sob medida para cada cabelo, a inteligência artificial de personalização pode ser utilizada para descobrir as necessidades dos clientes e criar soluções específicas baseadas em dados. “Mapeando as queixas dos próprios consumidores, lançamos o leave-in e a máscara de hidratação, que estão presentes em quase 80% dos pedidos realizados no site”, destaca o CEO e cofundador da JustForYou Caio de Santi. Além da alta capacidade para obter e transformar dados em insights, a startup cocria produtos com o seu público, levando em consideração suas necessidades e desenvolvendo fórmulas personalizadas.

2 Fórmulas limpas e cruelty free

Sob o conceito de “beleza limpa”, a indústria de cosméticos tem trocado cada vez mais substâncias químicas nocivas para os cabelos e também para o meio ambiente, como parabenos, sulfatos, silicones insolúveis, petrolatos e corantes artificiais, por matérias primas naturais, com ativos concentrados. “Além do cuidado com a escolha dos ativos e composição das fórmulas, temos muito orgulho de apresentar um portfólio 100% cruelty free, ou seja, sem testes ou qualquer tipo de crueldade animal envolvidos no desenvolvimento de nossos produtos”, afirma Alex Eduardo Domingos, engenheiro químico, CSO e cofundador da JustForYou.

3 Redução no consumo de plástico

Com a proposta de reduzir o consumo de plástico e minimizar o impacto causado pelo descarte desse material, a startup produz embalagens 100% recicláveis, fabricadas a partir de material já reciclado. “Também destinamos recursos para a reciclagem de 100% do mesmo material que colocamos no mercado e, levando em consideração que ainda somos uma empresa jovem, existem muitas oportunidades mapeadas quando o assunto é ESG e estaremos cada vez mais preparados para o futuro”, afirma Rodrigo Stoqui, CCO e cofundador da JustForYou.

4 Minimalismo 

Na contracorrente das prateleiras abarrotadas de produtos específicos que não são consumidos, acabam perdendo a validade e sendo descartados, a personalização de cosméticos é a consequência de uma demanda latente do mercado por soluções específicas e experiências customizadas, mas sem o prejuízo da produção em massa. “De forma sustentável e tecnológica, a personalização é o caminho para a produção por demanda de fórmulas únicas, sem estoques e sem perdas. Por isso, é uma das principais tendências que já começaram a moldar o futuro do varejo mundial e que será cada vez mais acessível para os consumidores”, avalia Caio.

5 Uso de insumos naturais 

Inspirada no conceito natureza first, que ao pé da letra significa ‘natureza primeiro’, a JustForYou sempre prioriza o uso de ingredientes naturais, por isso, suas fórmulas são livres de químicos agressivos. “Investimos pesado em Pesquisa e Desenvolvimento, escolhendo de forma consciente cada ingrediente para milhares de misturas possíveis. Para chegar até aqui, pesquisamos no mundo todo e soubemos valorizar matérias-primas nacionais, como o amido de tapioca, a manteiga de manga, extrato de gengibre, proteína de trigo, óleo de linhaça, blend de água de coco com algas marinhas, entre outros”, conta Alex Eduardo Domingos, engenheiro químico, CSO e fundador da JustForYou.

6 Menor consumo de água 

Cosméticos formulados com menor quantidade de água estão ganhando o mercado de beleza contemporâneo. Além de menos plástico, os produtos JustForYou são altamente concentrados e possuem menos água em sua composição, ao contrário dos chamados ‘produtos de prateleira’, que são mais diluídos e possuem mais conservantes. “Na JustForYou, a nossa produção é fresh made, ou seja, os produtos são produzidos por demanda e enviados fresquinhos para os consumidores. Não temos estoque, o que contribui para o não consumo excessivo de água”,

Sobre a JustForYou

Pioneira em oferecer produtos para cabelo personalizados por meio de inteligência artificial no Brasil, a beauty tech JustForYou começou a operar em 2019 diante de um sonho: oferecer produtos que respeitem a individualidade de cada pessoa e resolvam necessidades reais. Com a proposta de usar a tecnologia para oferecer produtos de alta performance e adaptados para as características, rotina e desejos de cada pessoa, a JustForYou une beleza personalizada, minimalismo sustentável e bem-estar para produzir fórmulas exclusivas com ingredientes naturais, espuma natural, sem químicos agressivos e sem testes em animais. Iniciativa de três sócios-fundadores – Caio de Santi, Rodrigo Stoqui e Alex Eduardo – a empresa começou a expandir sua área de atuação em 2022 para o segmento de saúde e bem-estar, fornecendo a empresas parceiras sua tecnologia de manipulação de medicamentos personalizados.

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