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‘Setor Cosmético e Pandemia: Os Desafios de Hoje e de Amanhã’ foi tema de webinar da ABIHPEC

Evento online realizado em 30/09 contou com palestras da Mintel, Chemyunion e Innova Beauty e reforçou o potencial de desenvolvimento tecnológico para os produtos de cuidados com a pele no Brasil

A Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) promoveu nesta quarta-feira, 30 de setembro, o webinar “Setor Cosmético e Pandemia: Os Desafios de Hoje e de Amanhã”. O evento reuniu profissionais de diferentes atuações no mercado de HPPC, que debateram sobre o comportamento do consumidor no cenário pós pandemia e tendências para a indústria de HPPC com foco no mercado de pele, com mediação de Flávia Addor, conceituada dermatologista, membro do Conselho Científico Tecnológico da ABIHPEC e diretora Técnica do Grupo Medcin.

João Carlos Basilio, presidente-executivo da entidade, iniciou a programação abordando números surpreendentes sobre o desempenho do segmento de “cuidados com a pele” no acumulado de janeiro a julho de 2020, quando comparado com o mesmo período de 2019, em vendas ex-factory. Segundo o executivo, em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, não só os hábitos de higiene foram intensificados, como alguns novos hábitos foram adquiridos, principalmente no período de isolamento social e isso se reflete no consumo de produtos de cuidados com a pele observados ao longo dos últimos meses .

De acordo com o Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC, o segmento de cuidados com a pele adulta para mãos, pés e unhas cresceu 143%; produtos de cuidados com pele do rosto cresceu 19%, com destaque para as máscaras de tratamento facial, que tiveram um crescimento de 104%. Já cuidados com a pele do corpo cresceu 12%, sendo os esfoliantes corporais o grande destaque, apresentando uma alta de 166%. “Estas constatações mostram como existem oportunidades para as empresas investirem em inovação e tecnologia para fabricação de novos produtos e ingredientes para a pele”, afirma Basílio.

Já a palestrante Amanda Caridad, Especialista Sênior em Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, disse muito sobre o autocuidado e como o consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos se comporta na nova realidade imposta pela pandemia: “Os consumidores estão adotando uma rotina de cuidados pessoais menos complexa: antes da Covid-19, 47% dos brasileiros utilizavam produtos para estilização/finalização dos fios diariamente, 49% deles contaram que durante a pandemia estão mantendo o cabelo natural e 30% pretendem simplificar sua rotina de cuidados e tratamentos de beleza.”

Sergio Gonçalves, presidente do Conselho Científico Tecnológico da ABIHPEC e diretor da Chemyunion, compartilhou dados e conhecimento sobre cosméticos & máscaras – tendências e desafios do setor no cenário de Covid-19: “Um dos maiores desafios encontrados para o cuidado com a pele do rosto são as marcas dermocosméticas encontrarem soluções exclusivas para peles maduras e sensíveis. Além disso, outro grande desafio é de engajar os homens mais jovens (16-24 anos) com pele acneica ao uso do protetor solar.

Ainda sobre o assunto, o evento seguiu com o palestrante Carlos Praes, CIO & Sócio da Innova Beauty, que compartilhou dados sobre experiências cosméticas: “Monitoramos mais de 36 mil consumidores, incluindo influenciadores digitais, e observamos que os hábitos de consumo não foram alterados radicalmente e sim a frequência de uso dos produtos. Também fica claro que as inovações latentes, como devices de beleza e conexão digital ganharam força neste momento de maximização da experiência de consumo. ” explicou Praes.

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