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Serviços em domicílio e atenção à geração Z devem impactar indústria cosmética nos próximos anos

Entre outras tendências, levantamento da Ipsos aponta customização, k-beauty e cosméticos masculinos como fatias que devem ganhar espaço.

Pesquisa da Ipsos através de cool hunting elencou algumas das principais tendências que devem transformar o mercado de cosméticos e produtos de cuidados com a pele nos próximos anos.

Entre as práticas apontadas pela empresa de pesquisas de mercado está o crescimento do e-commerce, pelos preços atrativos praticados e maior número de opções de compra. Se a tendência ainda não é inteiramente evidente no Brasil, quando comparada aos países da Ásia, por exemplo, ela deve certamente crescer entre nós no futuro próximo. No entanto, a indústria de cosméticos deve estar atenta à conveniência e confiança do consumidor junto às lojas virtuais.

O modelo de venda direta, já forte no Brasil, pode encontrar maior facilidade de adaptação ao mundo digital, sobretudo na venda de refis. Mas de todo modo, trata-se de um segmento onde a experiência sensorial é fundamental, e em grande parte assim deve permanecer, com uma diferença: consumidores cada vez mais experimentando produtos em lojas próprias de marcas, ou de multimarcas independentes específicas de perfumes e cosméticos, com declínio da relevância de lojas de departamento generalistas.

Já os consumidores com pouco tempo a perder também devem passar a influenciar cada vez mais o setor de cosméticos, o que significa o surgimento de serviços rápidos dentro das próprias lojas, e tratamentos oferecidos à domicílio. No Reino Unido, por exemplo, já existe o “Uber da beleza”, o Blow, no qual manicures, cabeleireiros e massagistas atendem clientes em casa. Uma das investidoras é a gigante Unilever. “No Brasil a realidade da manicure ou massagista a domicílio não é propriamente nova, mas tem se amplificado no contexto de apps como o Singu e Vaniday”, comenta Miriam Steibaum, diretora de atendimento da Ipsos.

A customização vai ganhar mais relevância entre as marcas, permitindo progressivamente aos consumidores, por exemplo, montar seus próprios kits de maquiagem, ou criar fragrâncias únicas.

Entre outros pontos levantados por cool hunters, o k-beauty (beleza coreana) deve influenciar cada vez mais os mercados asiáticos, e aí partir daí todo o mundo, abarcando cuidados com a pele e maquiagem em geral. “No ocidente, já vemos uma versão desta tendência nos editoriais de moda focados em wellness – modelos menos maquiadas, mas com a pele muito bem tratada”, comenta a diretora.

Novos consumidores

Por sua vez, os homens também devem passar a representar parcela maior em produtos skin care e até mesmo em maquiagens, já que eles passam a adotar hábitos de beleza e produtos como hidratantes, corretivos e cremes anti-idade.

A geração Z (nascidos na década de 1990 até 2010) também é um mercado que deve passar a influenciar a indústria e consumo de cosméticos. De acordo com a Ipsos, esse segmento tem comportamentos diferentes daqueles da geração anterior, os millennials. Consciência social, comunicação por imagens e emojis, foco no futuro, e preocupação com realidade e autenticidade, consciência coletiva e mais cuidado com a saúde são algumas das características dessa população, em contraste como uma natureza mais imediatista e indulgente dos millennials.

Para aqueles que querem saber mais sobre esse assunto, Miriam Steinbaum, diretora da Ipsos Marketing, apresenta palestra na próxima FCE Cosmetique, quando participa das sessões do Insight Experience. A apresentação acontece às 10h, no dia 24 de maio.

 Serviço:

FCE Cosmetique – 23ª Exposição Internacional de Tecnologia para Indústria Cosmética

Data: de 22 a 24 de maio

Horário: das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo – Brasil

 

Sobre a FCE Cosmetique

A FCE Cosmetique é a principal plataforma de negócios do setor de cosméticos da América Latina e a única feira que abrange todas as etapas no desenvolvimento e produção de cosméticos, apresentando desde matéria-prima, embalagens, maquinários até acessórios, fragrâncias e serviços. A FCE Cosmetique tem outro grande diferencial, o evento ocorre poucas semanas após os maiores lançamentos de produtos na Europa. Ou seja, é um espelho para o mercado brasileiro, que não precisa se deslocar internacionalmente em busca de material, parceiros, soluções etc. Além disso, a feira proporciona conteúdo qualificado para expositores e visitantes com palestras de profissionais de renome, inclusive internacional. Paralelo ao evento, desde sua primeira edição, acontece o Congresso Brasileiro de Cosmetologia, promovido pela ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia, tradicional parceira da FCE Cosmetique.

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