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Protetor solar com cor é aliado na rotina e na autoestima de pessoas de pele negra

A presença de cor no protetor solar facilita a aderência diária e também cria proteção contra raios visíveis

São Paulo, dezembro de 2023 – A proteção solar é essencial para a prevenção de doenças na pele, mas de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aproximadamente 60% dos brasileiros se expõem ao sol sem utilizar qualquer forma de proteção. As consequências da exposição aos raios ultravioletas emitidos pelo sol vão desde manchas e fotoenvelhecimento ao câncer de pele, que representa 1/3 de todos os casos de câncer no Brasil. A baixa aderência à proteção solar tem diversos motivos e dentre eles está a falta de diversidade de opção com cor dentro do mercado de beleza e o mito de que a pele negra não precisa de proteção.

Todos os tons e tipos de pele precisam de cuidados contra o sol e são propensas aos danos que eles podem causar. Pessoas de pele negra também podem desenvolver casos mais graves de melanoma, de acordo com uma pesquisa divulgada na revista norte-americana Archives of Dermatology, e além de desenvolver hiperpigmentação, distúrbio responsável pelo aparecimento de manchas escuras na pele. Além da falta de informação, os protetores solares tradicionais também não atendem as especificidades da pele negra, como a presença de cores, o que impacta a aderência do uso diário e a autoestima dessas pessoas.

A falta de representatividade impacta diretamente a autoestima de pessoas negras que, no Brasil, representam 56% da população. Segundo estudo da Nielsen, empresa especialista em insights de audiência, mostra que os produtos mais comprados pelo público negro estão ligados ao mercado de beleza e bem estar, com 62% da preferência dos respondentes, mas 25% acredita que é razoavelmente difícil encontrar itens pensados para essa população. Em outro levantamento feito pelo Demand Space Afro.Br, cerca de 17% das pessoas negras buscam soluções e representatividade para pele mais retinta e cabelo crespo. Os dados evidenciam a importância de se pensar em diversidade dentro da área de beleza e o impacto que essa falta pode trazer para essas pessoas.

A influenciadora de beleza e viagem, Emile Brito, destacou a importância de se ter produtos pensados para pele negra dentro do mercado de beleza e dermocosméticos na sua autoestima. “Acredito que é fundamental e básico, principalmente porque somos um pouco mais que a maioria da população. E para mim a existência de produtos para pele negra de fato normaliza a nossa existência, enquanto consumidores que possuem necessidades de beleza e saúde. Me sinto extremamente feliz ao encontrar produtos que foram feitos para a minha pele e enquanto criadora quero ainda mais compartilhar esse acesso com quem me acompanha”.

Diante disso, a La Roche-Posay, marca número um do mercado de proteção solar dermocosmética, desenvolveu no Brasil a linha Anthelios Ultra Cover FPS 60 com fórmula que une o mais alto rigor em proteção solar e tecnologia em micro-pigmento, entregando alta proteção contra a radiação UV de amplo espectro, luz visível e 12h de alta cobertura de maquiagem. Reforçando o compromisso com a diversidade, a marca identificou a necessidade de uma maior inclusão de diferentes tons de pele no cenário da proteção solar e, por isso, Anthelios Ultra Cover está disponível em cinco tonalidades que atendem à pele brasileira.

“Protetor com cor é como um coringa. Além de proteger a pele, ele ainda pode muito bem auxiliar na maquiagem. Não há a necessidade de mais camadas de produtos no rosto, porque o protetor com cor está protegendo e criando aquele efeito maquiagem. Facilita o meu dia a dia, é tempo ganho, proteção e beleza garantida”, completou a influenciadora.

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