Iniciativas da Plan International e do Instituto Velho Amigo, parceiros da marca em sua jornada de propósito, transformam a vida de meninas e idosos na cidade de São Paulo
Duas iniciativas apoiadas pela Beiersdorf, uma das maiores holdings de cuidados pessoais do mundo, e da NIVEA acabam de ser reconhecidas na 5ª edição do Selo Municipal de Direitos Humanos & Diversidade. O projeto Aprender e Proteger, da Plan International, recebeu o selo na categoria Infância e Adolescência e visa combater a violência contra meninas e mulheres por meio da autoproteção e do investimento na educação. A Plan International é parceira da Beiersdorf por meio do Programa Global de Ajuda Humanitária Cuidado Além da Pele. Já o Instituto Velho Amigo, parceiro da jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões, da NIVEA, foi reconhecido com o selo na categoria Pessoas Idosas com o projeto A Essência do Cuidar, que leva cuidado, capacitação e bem-estar para idosos e o cuidado ativo. O Selo de Direitos Humanos e Diversidade é organizado pela Coordenação de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CPDDH) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo.
Aprender e Proteger
Lançado há pouco mais de um ano, o Aprender e Proteger é realizado nas regiões da Sé e da Mooca com jovens de 13 a 18 anos e tem foco na autoproteção e no investimento na educação das meninas. O objetivo é empoderar meninas e mulheres, enfrentando a violência e combatendo a evasão escolar. A iniciativa trabalha com 143 meninas e 80 meninos, muitos deles imigrantes e refugiados. Os jovens recebem formação sobre prevenção à violência sexual e de gênero, e sobre empoderamento feminino. As meninas também participam de um programa de mentoria para tratar dos planos para o futuro, o cotidiano escolar e os sonhos, com bolsa-auxílio de R$ 500 para transporte, roupas, calçados e compra de materiais escolares. Adolescentes imigrantes ainda recebem curso de aperfeiçoamento de português com carga horária de 45 horas.
A iniciativa já alcançou 1.469 beneficiários diretos com apoio a 1.046 famílias que recebem vale-alimentação no valor de R$ 680, em três parcelas, e participam de encontros para sensibilização sobre o direito à educação e a prevenção de violência sexual e de gênero. “Cuidamos das pessoas há mais de 140 anos e iniciativas como essa só reforçam o nosso papel social como uma companhia de atuação global. É uma grande satisfação ver o reconhecimento do Aprender e Proteger na promoção dos direitos humanos de muitas meninas e suas famílias”, comenta Monica Longo, Head de Responsabilidade Social Corporativa para Mercados Emergentes da Beiersdorf. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. O Aprender e Proteger é um projeto muito bonito, fruto de uma articulação com mais de 20 outras organizações da sociedade civil, que nos ajudaram a alcançar mais de mil famílias brasileiras, migrantes internacionais e seus adolescentes”, afirma Iará Simis, gerente de projetos da Plan.
Recentemente, a NIVEA promoveu o Festival do Propósito, um evento corporativo para engajar pessoas colaboradoras nos projetos sociais e iniciativas de sustentabilidade da companhia. Meninas atendidas pela Plan International no Aprender e Proteger participaram de um programa de mentoria. Lá, elas fizeram parte de uma roda de conversa com mulheres líderes da NIVEA e discutiram sobre questões profissionais e pessoais: tiraram dúvidas sobre o ambiente de trabalho, falaram sobre expectativas para o primeiro emprego e inseguranças da vida adulta. “Foi muito importante ver a interação e o impacto que a gente pode causar em garotas que estão começando suas vidas profissionais agora”, comentou Monica Longo. A iniciativa foi reconhecida em uma premiação global da Beiersdorf como melhor atividade de mentoria de empoderamento de meninas da companhia.
A Essência do Cuidar
O Instituto Velho Amigo é parceiro da jornada de propósito da NIVEA desde o ano passado. A organização é responsável pela condução do projeto A Essência do Cuidar que tem como objetivo promover o aprimoramento da rede de acolhimento à pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social no estado de São Paulo.
Desde o início da parceria, a NIVEA e o Instituto Velho Amigo têm atuado no desenvolvimento de corpo técnico de um Núcleo de Convivência de Idosos em Heliópolis e de 22 organizações da rede de acolhimento da região metropolitana de São Paulo. Mais de 500 idosos já participaram de oficinas de dança e ginástica, além de encontros virtuais em formato de cafés descontraídos. Ainda, o projeto já capacitou mais de 75 profissionais especialistas no cuidado ativo de idosos, que passaram por uma formação de seis encontros. “Estamos muito felizes com este importante reconhecimento para o Instituto Velho Amigo. A nossa parceria é de grande valor e ver o projeto A Essência do Cuidar se fortalecendo e transformando vidas é muito gratificante”, comenta Ligia Annunziato, líder da Agenda de Propósito da NIVEA.
Neste ano, a NIVEA ainda conduziu algumas atividades de voluntariado com o Instituto Velho Amigo. O Abraço Virtual promoveu importantes trocas de experiências e vivências em duas edições virtuais, em momentos ainda delicados da pandemia, nas quais participaram 60 pessoas colaboradoras e 60 idosos atendidos pela organização e cuidadores.
Em outubro, Mês do Idoso, a iniciativa ganhou um encontro presencial, denominado Mutirão da Beleza. As equipes puderam se conectar mais profundamente com a causa das pessoas idosas, além de compartilhar histórias e promover o cuidado da NIVEA por meio do toque humano. Os voluntários falaram sobre autoestima, o autocuidado ao longo das gerações e os principais benefícios de manter uma pele madura hidratada e protegida.
#OToqueQueTransforma
Especialista em cuidados com as pessoas há mais de 110 anos, NIVEA tem em seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. Desde o ano passado, a marca já beneficiou milhares de pessoas no Brasil e avalia novas formas de fortalecer e ampliar o poder transformador do toque em uma agenda verdadeira e consistente.
A jornada de propósito da NIVEA promove apoio, fortalecimento, capacitação e promoção de direitos sociais, bem-estar e qualidade de vida em projetos voltados para quatro públicos prioritários em importantes parcerias:
- meninas negras e o letramento racial: Instituto Das Pretas e UNICEF;
- negros e a potência empreendedora: Instituto Das Pretas e Pretahub;
- comunidade LGBTQIA+ e a criação de novos futuros: ABGLT e TODXS;
- idosos e o cuidado ativo: Instituto Velho Amigo.
As transformações também são percebidas na cultura interna da companhia. A NIVEA, por meio da sua holding, Beiersdorf, promove iniciativas do propósito Cuidado Além da Pele incentivando o envolvimento e a vivência do propósito na prática pelos seus times:
- Grupos de Afinidade: coletivos formados por colaboradores que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia. Hoje, a empresa conta com grupos que debatem temas sobre Equilíbrio Vida-Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Diversidade, Equidade e Inclusão, com divisões em Raça, Equidade de Gênero, LGBTQIA+, Gerações e Pessoas com Deficiência.
- Círculos de Propósito: acredita-se que quando uma pessoa conhece os seus propósitos, a vida passa a fazer muito mais sentido. Estes encontros em pequenos grupos, guiados por especialistas facilitadoras, promovem reflexões e trocas de experiências pessoais e coletivas na descoberta de propósitos individuais;
- Programa de Voluntariado Corporativo: iniciativa para envolver colaboradores em atividades com as organizações parceiras e estimular que vivam os propósitos na prática.
Sobre a Beiersdorf AG
A Beiersdorf se destaca por produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados da pele, bem como pesquisas pioneiras da pele por quase 140 anos. Marcas líderes internacionais, como NIVEA, a marca nº 1 de cuidados com a pele*, EUCERIN (dermocosméticos), LA PRAIRIE (cosméticos seletivos) e HANSAPLAST / ELASTOPLAST (emplastros e tratamento para feridas) são apreciadas por milhões de pessoas em todo o mundo, dia após dia. Outras marcas de renome como LABELLO, AQUAPHOR, FLORENA, 8X4, HIDROFUGAL, GAMMON, COPPERTONE, MAESTRO, CHAUL, e STOP THE WATER WHILE USING ME! completam nosso extenso portfólio. Por meio da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é líder mundial na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.
A empresa sediada em Hamburgo gerou vendas de € 7.025 milhões e um resultado operacional (EBIT) de € 828 milhões no ano fiscal de 2020. A Beiersdorf tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, que estão conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf “Cuidado Além da Pele”. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E. +, a empresa segue um programa de investimento plurianual com foco no crescimento competitivo e sustentável. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.
Informações adicionais no site da Beiersdorf.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.