Capa » Estética » O verão da beleza e dos procedimentos estéticos

O verão da beleza e dos procedimentos estéticos

Juliano Pereira* 

As condições excepcionais de calor que experimentamos na primavera tendem a se intensificar no verão. É fato, e precisamos ter sempre em mente, que o organismo se ressente das altas temperaturas. Neste ponto, hidratação, alimentação leve e balanceada, uso de filtro solar adequado a cada tipo de pele são fundamentais. Mas tão importante quanto os cuidados diários é a preocupação permanente com a saúde e a beleza, combinação que alia autoestima e bem-estar.

O verão propicia a atividades ao ar livre, com maior exposição do corpo em praias e piscinas. Neste período, também a aparência facial representa atenção com a beleza.

Se a preferência do paciente e a indicação do cirurgião plástico convergem para os tratamentos não invasivos, os procedimentos cosmiátricos são prescritos em muitas situações. Vale dizer que, por definição, a cosmiatria é atribuição médica amparada por critérios, ética e segurança na aplicação das técnicas.

Rosto com aspecto cansado, rugas dinâmicas, manchas decorrentes da exposição ao sol apresentam excelentes resultados com os tratamentos cosmiátricos. Mesmo os maratonistas, os praticantes de crossfit e as pessoas que cumprem um programa de emagrecimento apresentam perda de tecido gorduroso. Para este grupo, procedimentos de harmonização facial, aplicação de ácido hialurônico e também a rinomodelação são recomendáveis e contribuem para melhorias significativas.

A aplicação de toxina botulínica, uma das técnicas mais conhecidas da cosmiatria, suaviza rugas dinâmicas que aparecem com a movimentação dos músculos e são muito comuns na fronte. Também é possível amenizar os pés de galinha e também “levantar” a sobrancelha. O aspecto de olhar muito carregado torna-se mais sereno com injeções na região da glabela, entre os olhos.

O uso de toxina botulínica também pode ser agregado a outros procedimentos cosméticos, entre eles o peeling químico. Indicado para suavizar a textura da pele, o peeling remove camadas danificadas pela exposição solar, rugas, manchas senis, acnes e sardas. Nesta técnica, são utilizadas substâncias como fenol, ácido tricloroacético e ácidos alfahidróxidos. Realizada principalmente na face, a técnica também é indicada para melhorar a condição da pele nas regiões do pescoço e das mãos.

Na cosmiatria, há outros recursos pouco invasivos que chamamos de injetores. Trata-se da injeção de ácido hialurônico que melhora, por exemplo, a maçã do rosto e suaviza a marca do bigode chinês. O preenchimento labial, bastante recomendado, acaba por harmonizar a face como um todo.

Outro procedimento para quem quer melhorar o aspecto do nariz sem se submeter à cirurgia é a rinomodelação, que diminui as imperfeições do nariz, com preenchimentos em áreas específicas. Mas atenção: a rinomodelação requer grande cuidado e experiência do cirurgião plástico, que deve estar preparado para qualquer intercorrência.

Além dos recursos da cosmiatria, o verão também é propício à realização de cirurgias plásticas. Por coincidir com o período de férias de trabalho e dos estudos, a estação favorece desde a preparação cirúrgica até um pós-operatório mais tranquilo e cuidadoso.

Entre as cirurgias estéticas mais procuradas do momento podemos elencar a mastopexia. O procedimento permite dar às mamas um aspecto firme e jovem, com um colo mais marcado. Esta cirurgia permite reposicionar o tecido mamário e as aréolas, eliminar o excesso de pele e dar um novo contorno. A mastopexia consiste na elevação das mamas e pode ser realizada com ou sem a colocação de prótese mamária. Também é muito indicada para pacientes que tiveram bebês, e mesmo para aquelas que apresentam uma queda da mama.

No verão, também notamos um aumento na procura por abdominoplastia. A técnica é utilizada para retirar o excesso de pele do abdômen. Neste procedimento, o cirurgião resseca o excesso e traciona a pele acima do umbigo, esticando-a por todo o abdômen até a região pubiana. Para reposicionar o umbigo da paciente, o especialista faz uma abertura para adequá-lo a este novo retalho de tecido. Também é possível realizar a plicatura dos músculos retos abdominais, que consiste na amarração das fibras para correção da diástase, que é a separação dos músculos retos abdominais.

A Lipo HD (High Definition Lipo), ou Lipoaspiração de Alta Definição (LAD), igualmente procurada pelos pacientes, visa retirar o excesso de gordura localizada e demarcar as linhas dos músculos abdominais, dos membros e também do tronco, esculpindo esses músculos, deixando-os mais aparentes na pele e proporcionando um visual mais bem definido, que resulta no famoso “abdômen tanquinho”.

Com técnicas cirúrgicas cada vez mais aprimoradas, os pacientes que optam por cirurgias no verão podem retornar mais rapidamente às suas atividades habituais. Mas é importante destacar a importância das rotinas e dos cuidados, como repouso e drenagem linfática pós-operatória. Também é fundamental seguir toda a prescrição do cirurgião com as medicações e os tratamentos. Tudo isso, em nome da saúde, da beleza e da autoestima, que devem ser preocupações em qualquer idade e estação do ano.

Juliano Pereira – CRM 141574

Cirurgião plástico, membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*