Capa » Notícias » Neurociência ajuda marcas na criação de cosméticos sem gênero

Neurociência ajuda marcas na criação de cosméticos sem gênero

Como a quebra de barreiras entre o masculino e feminino está sendo assimilada pela indústria de cosméticos, que desenvolve novos métodos para concepção de produtos.

A indústria de cosméticos desenvolve, cada vez mais, diferentes métodos para criar produtos genderless, ou seja, capazes de atender masculino e feminino de maneira igual.

“É um mercado promissor não apenas na América Latina, mas a nível global. As novas gerações assimilaram os códigos de verdadeira liberdade, em que não há perguntas sobre o gênero”, comenta o farmacêutico e cientista-sênior da Belcorp, John Jimenez. Baseada no Peru, a companhia comercializa produtos em toda a América Latina, Brasil incluso.

Para ele, a tendência está em pleno crescimento em diversos setores, como a moda, e por isso, não poderia estar de fora da indústria cosmética. “A linha entre gêneros está se tornando mais tênue, estamos diante de uma mudança cultural”. Essa transformação está influenciando também a maneira como as indústrias pensam novos produtos.

“Quando realizamos testes para processos de inovação, pensando no consumidor, existem dois tipos de resposta: as explícitas, que correspondem aos testes tradicionais em que o consumidor expressa seu gosto e/ou intenção, como testes de uso, teste de uso doméstico, análise sensorial, etc., e os implícitos, que estão mais relacionados com a avaliação de emoção, atenção e memória. É aqui que está a oportunidade de inovação na qual nos concentramos para o conceito de genderless”. É possível aplicar o eye-tracking no design de novos métodos que permitem avaliar quão genderless é uma nota olfativa.

“Nessa metodologia participou um famoso modelo andrógeno colombiano, com o qual construímos uma galeria de imagens para a prova de neurociência. O interessante é que nesse modelo incluímos um numeroso painel de voluntários que incluiu homens e mulheres heterossexuais, gays, lésbicas e transexuais”. Até mesmo performances de dança servem como referência.

“Em cosméticos, estamos vendo o crescimento desse tipo de produto em todas as categorias, como cuidados com a pele, cuidados pessoais, cuidados com os cabelos, maquiagem e fragrâncias. Mas as fragrâncias são a tendência onde esse direcionamento é mais presente”.  

Jimenez apresenta o conceito durante palestra do Congresso de Cosmetologia da ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia, parte integrante da FCE Cosmetique. Na conferência, os participantes poderão experimentar o aroma no qual a Belcorp tem trabalhado enquanto acontece uma apresentação sinestésica no cenário com participação do bailarino colombiano Jaime Rincón. “Em resumo, veremos um exemplo de como a neurociência pode apoiar o design de conceitos sem gênero”.

 FCE Cosmetique – 23ª Exposição Internacional de Tecnologia para Indústria Cosmética

Data: de 22 a 24 de maio

Horário: das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo – Brasil

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*