Capa » Notícias » Natura Ekos marca presença no Rock in Rio Brasil 2022 junto ao seu processo produtivo sustentável

Natura Ekos marca presença no Rock in Rio Brasil 2022 junto ao seu processo produtivo sustentável

Em um processo artesanal de colheita, Natura Ekos impulsiona compromisso com a sustentabilidade por meio de rede sustentável de colheita que preza a Amazônia em pé

São Paulo, 31 de agosto de 2022 – Natura Ekos materializa a atuação da marca na Amazônia e, por isso, foi escolhida como destaque para o Rock in Rio Brasil 2022. Na Loja Pop Up Natura, desenvolvida pelo Atelier Marko Brajovic, as pessoas terão a oportunidade de conhecer o processo produtivo da marca Ekos, pensado de forma integrada às comunidades locais, respeitando os ciclos da natureza e o conhecimento tradicional, além de destacar a Amazônia como polo de inovação e cultura. Com o sensorial único de Ekos, que o público poderá sentir por meio da experimentação de produtos na Loja e ao consumi-los as pessoas contribuem com um ecossistema de mais de 8 mil famílias no processo produtivo e com a conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta. Quem participar das experiências da Natura no festival também poderá ganhar brindes como uma pulseira de tecido feita exclusivamente para o festival, além de cremes de mãos da linha.

O grande destaque será Ekos Castanha, fruto da castanheira, uma das mais belas espécies da Amazônia, e um dos exemplos do profundo processo de pesquisa na região e da rede sustentável de economia de floresta em pé promovida pela Natura. A árvore é capaz de manter viva um ecossistema de mais de 300 espécies animais e vegetais, e de sustentar muitas gerações de famílias coletoras, a castanheira é uma árvore imponente e forte, indispensável para conservação da floresta. A coleta de castanhas simboliza o desejo ancestral de alimentar a vida com mais significados.

Principal fonte de proteína da floresta, é uma das maiores e mais antigas árvores da Amazônia e pode medir até 50 metros de altura e viver mais de 500 anos. O processo de colheita das castanhas é artesanal e iniciado todos os anos no mês de março, junto a famílias da comunidade São Francisco do rio Iratapuru, na região amazônica. No período das chuvas elas trocam a roça e a pesca pela busca dos ouriços e sobem os rios levando os mantimentos e instrumentos necessários, se alojam perto das águas na profundidade da mata e distribuem entre elas as áreas de colheita, para que todos se beneficiem. Os castanheiros que fazem a colheita para Natura Ekos apanham os frutos caídos no chão, deixando o restante para a floresta continuar de pé e o ecossistema não se alterar.

As cápsulas são então partidas no local e as castanhas recuperadas são lavadas e escolhidas no rio: aquelas que flutuam são descartadas; as outras são levadas para a comunidade. As castanhas são extraídas dos seus ouriços e depois raladas e prensadas para obter um leite nutritivo que serve de base à alimentação das comunidades amazônicas. E é ao efetuar o seu trabalho de transformação da noz de castanha em leite que as mulheres das comunidades das aldeias descobriram a sua principal propriedade cosmética: ao amassar as lascas de castanha, ficavam com as mãos infinitamente suaves.

O processo de extração da castanha envolve 436 famílias produtoras e agroextrativistas, representando 3 comunidades rurais. A Natura investe em treinamento para manejo sustentável, garantindo a conservação da floresta e segurança dos trabalhadores.

Natura Ekos é precursora do conceito de biobeleza – uma beleza que é guiada pela alta performance e pelo cuidado e respeito com o meio ambiente e pessoas – e do modelo de negócio sustentável, que utiliza a biodiversidade brasileira como vetor de inovação, contribuindo para a conservação e regeneração da Amazônia, para o comércio ético e justo e para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades da floresta.

Para saber mais sobre a marca Ekos, acesse: https://www.natura.com.br/ekos

Para download de imagens em ALTA de produtos Ekos Castanha, clique aqui

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite https://www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram.

Natura e Rock in Rio novamente unem forças por um mundo mais bonito. Após uma colaboração inédita em 2019 para a concepção da “Nave – Nosso Futuro É Agora”, a experiência sensorial, agora inspirada na Amazônia, retorna para a Cidade do Rock. As marcas garantem um espetáculo que convida o público a conhecer, se encantar e se engajar por uma Amazônia pulsante, rica e inspiradora. Uma Amazônia que transborda vida e não cabe mais em si. Ao reafirmar a parceria com o Rock in Rio, a Natura dá luz à causa Amazônia Viva, que reforça seu compromisso com a região amazônica há mais de 20 anos. Outras novidades sobre as ações da marca no festival serão divulgadas em breve.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*