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Nativa SPA é a primeira marca do mundo a utilizar o óleo de quinoa puro para estimular a produção de colágeno na pele

Divulgação Boticário

Após proposta de investimento que comprova a potência do ingrediente, a marca, que utiliza o ativo em sua linha completa desde 2017, foi certificada pela organização mundial Mintel, representando a inovação na tecnologia aplicada para a alta performance nos produtos para o corpo

Janeiro de 2024 – Que a quinoa é uma ótima fonte de nutrientes, proteínas e com alto poder antioxidante, muita gente sabe, mas e se o óleo deste grão fosse um ingrediente potente para a estimular a firmeza da pele? Foi buscando essa resposta que o time de Pesquisa e Desenvolvimento da marca Nativa SPA, do Boticário, trouxe para o consumidor um portfólio de produtos que estimula em até 77%* a produção de colágeno natural da pele, inovando no mercado de corpo e banho no Brasil e alcançando a certificação da Mintel, empresa global de inteligência e pesquisa que certifica para a indústria de consumo, como a primeira marca do mundo em corpo e banho que utiliza óleo de quinoa para promover este estímulo.

A certificação representa mais um passo no olhar de vanguarda da empresa, que atenta às necessidades do consumidor, trabalha constantemente para oferecer os melhores ativos para a pele. Segundo Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de P&D do Grupo Boticário, o reconhecimento e a certificação da marca em um dos maiores centros de pesquisas e chancelas do mundo, reforça o pioneirismo do maior ecossistema de beleza do Brasil, algo que eleva o pilar de inovação de produtos do Boticário como um todo e certifica a categoria de cuidados corporais premium da marca.

“Buscamos constantemente inovar e entregar os melhores produtos para nossos consumidores, que estão cada vez mais antenados e buscando por diferenciais. Tratamos de tecnologia propulsora para criar produtos e soluções que conectam, de fato, alquimia e paixão. Com Nativa SPA, temos uma trajetória especial que representa muito o papel do setor dentro do Boticário: trouxemos uma solução natural e inédita, com inúmeros benefícios essenciais para a realidade de milhares de brasileiros e fomos reconhecidos por nosso pioneirismo”, comenta o executivo.

O trabalho de pesquisa realizado internamente para entender a eficácia e potência do grão começou em 2015. Os resultados observados nos estudos in vitro em pele 3D comprovaram que o bioéster – óleo mais puro da da quinoa – estimula 77%* do colágeno I, o tipo presente em maior quantidade na pele. Nos testes internos, quando comparado com benefícios de estímulo de outros óleos usados em produtos de beleza, como o de castanha, abacate e amêndoas, o resultado desse estímulo foi único. “O processo exclusivo para a forma da extração do ativo e que foi desenvolvido em nosso centro de pesquisa, nos permitiu criar uma versão potencializada do óleo vegetal, obtido pelos métodos tradicionais. Usamos a transesterificação como método para a obtenção do óleo mais puro da quinoa e ele acontece em três fases: maceração, destilação e decantação. Originando, assim, um ingrediente com quantidades elevadas de ômega 3, ômega 6, ômega 9 e vitamina E, nutrientes que revolucionam os resultados já comprovados para a derme”, explica Dieamant.

O estudo envolveu dezenas de profissionais, em diversas áreas do Grupo. “A partir disso, seguimos com investimentos em estudos de ponta e construção do equipamento específico para a extração pura, além de todos os testes de segurança e eficácia. Hoje, existem alguns projetos dentro do Laboratório do Futuro, frente estratégica do setor de P&D, focados no incremento ao ativo, sempre com o intuito de nos provocar a estar um passo à frente no que diz respeito à ciência e inovação”, finaliza.

O método exclusivo de extração elevou a experiência de beleza, entregando ao consumidor um produto que promove a elasticidade e que também é 530 vezes mais nutritivo que o óleo de coco, comumente utilizado em cosméticos. Hoje, a cada 25 kg de sementes, 1 kg de óleo concentrado é extraído e processado para chegar ao ingrediente ultra purificado que compõe as soluções para o cuidado corporal.

No total, existem mais de 170 opções entre loções hidratantes, cremes de mãos, sabonetes em barra e líquidos, óleos corporais, esfoliantes e desodorantes que levam em sua composição as gotas purificadas, garantindo alto poder de nutrição para a pele.

¹ de corpo e banho.

² bioéster 100% puro de quinoa.

³ de acordo com o serviço GNPD da Mintel.

* Estudo in vitro em pele 3D do ingrediente bioéster de quinoa.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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