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Mercado de cosméticos infantis apresenta crescimento com novas criações de produtos de higiene e beleza

Lançamentos de gel capilar, desodorantes, repelentes específicos, revelam que a área de formulação de cosméticos tem criado novas soluções e ampliado a diversidade de produtos para diferentes fases da vida

São Paulo. Setembro de 2023 – Um levantamento realizado pela InterPlayers, empresa de negócios da saúde e bem-estar, divulgado no final de 2022, mostra que as vendas de produtos para bebês e crianças tiveram alta de 12%, em média, ao mês, nas farmácias brasileiras ao longo do último ano. Líder de vendas no Brasil, São Paulo foi o estado que mais contribuiu para o desempenho anual positivo, com aumento de 46% nas vendas.

O crescimento nas vendas, no caso do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), reflete o trabalho dos profissionais de pesquisa e formulação de cosméticos no desenvolvimento de soluções que atendam um dos objetivos das marcas: o lançamento de novos tipos de cosméticos para a rotina de cuidado em linhas infantis.

A chegada ao mercado de opções de itens de higiene e beleza com gel e hidratantes capilares, repelentes específicos e até desodorantes kids, entre outros itens, incluindo o uso de ativos naturais na formulação, comprova uma ampliação da diversidade de produtos que, no passado, era composta apenas por itens de banho, como xampu, condicionador, sabonete e também cremes dentais e colônias. O movimento mostra que esse segmento tem potencial para ser explorado, principalmente, por empresas que contam com compromisso de atender diferentes faixas etárias.

Luciana Amiralian, Diretora de P&D e Inovação da Phisalia Cosméticos, empresa detentora das marcas Trá-lá-lá, Physalis e Physalis Baby e Lukinha, voltada para crianças e bebês, respectivamente, destaca alguns dos desafios que envolvem o processo de criação de produtos como a atenção com o PH das composições.

“Crianças e adultos têm peles diferentes, o que traz exigências e necessidades de cuidados específicos e adequados para cada público. Neste caso, a formulação de produtos infantis, precisa ser suave para não irritar a pele, que tem como uma das características ser mais sensível. O mesmo vale para itens para cabelos, o foco é a limpeza e o desembraço, então devem trazer essa eficácia mantendo a suavidade na composição”, explica a gestora.

No caso dos ativos naturais, alguns já reconhecidos pelos desenvolvedores de cosméticos, por conta da eficiência e por proporcionar suavidade na composição, podem ser encontrados na formulação de produtos para esse público.  “Usamos o aloe vera, extrato de camomila, calêndula, lavanda, extrato de physalis e outros ativos conhecidos e com propriedades calmantes para a pele. Todo o procedimento envolve muita pesquisa, novas avaliações, testes e laudos técnicos”, diz a especialista, que tem formação em farmácia e bioquímica.

A diretora ainda alerta que “quando se fala em produtos cosméticos e de higiene pessoal voltados para crianças, pensamos que quanto mais suave o ingrediente, melhor. Mas, é importante o formulador ter cuidado, já que o fato do ativo ser vegetal não significa que ele proporciona suavidade. Por isso, a importância dos estudos e da avaliação de toda a literatura pelos profissionais”.

Todo o processo de desenvolvimento, inspeção e regularização dos cosméticos infantis e também esse movimento do mercado de HPPC foi abordado no episódio de podcast “O mercado de cosméticos infantis e o desenvolvimento de produtos” da in-cosmetics Latin America, que contou com a participação da gestora da Phisalia. O programa está disponível na plataforma digital in-cosmetics Connect

in-cosmetics Latin America 2023

O podcast com a Phisalia e o debate sobre diversidade e personalização do mercado de cosméticos, incluindo a pesquisa e seleção de ingredientes reforçam a temática da edição 2023 da in-cosmetics Latin America, o principal evento de matérias-primas para a indústria de cosméticos na região. O tema será “Ciência e sustentabilidade”.

Em meio a programação deste ano, na área Marketing Trends, por exemplo, visitantes poderão atualizar os conhecimentos sobre ativos e as fórmulas específicas em palestras como Inovações em sustentabilidade na indústria cosmética e “Tendências de consumo na América Latina: Insights para o mercado de Beleza e Cuidados Pessoais”, entre outras. Já no espaço Technical Seminars, assuntos como: “Microcare Quat EQG – Como encarar o “menos é mais” com um só ingrediente” e “Conservantes e emolientes suaves e biodegradáveis”, estarão entre os painéis, com temas sobre tecnologias e políticas de ESG.

“Um dos papéis da in-cosmetics é justamente apresentar aos profissionais e formuladores novos cenários e possibilidades alinhadas às demandas de mercado e consumo. Por isso, o evento é considerado um grande ponto estratégico no plano e marketing das empresas do setor, promovendo essa conexão entre tendências, fornecedores e tecnologias”, diz Barbara Robles, gerente de marketing do evento.

O credenciamento, gratuito e on-line, já pode ser feito no site https://www.in-cosmetics.com/latin-america/pt-br.html. O registro antecipado é recomendado para melhor planejamento da participação, principalmente para quem vem do exterior ou mora fora de São Paulo, e aproveitamento das ferramentas digitais de Matchmaking para otimização da visita.

Serviço

in-cosmetics Latin America

Data: 27 e 28 de setembro

Local: Expo Center Norte

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