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Maquiagens e cuidados com a pele seguem entrelaçados e serão tendências para a indústria de beleza em 2024

Levantamento realizado pela Circana aponta o que deve ser sucesso entre os consumidores de países da América Latina monitorados pela companhia

Produtos com melhor equilíbrio entre performance e benefícios fazem cada vez mais parte do gosto dos consumidores. Segundo a Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – a tendência de produtos que abrangem várias categorias continua em ascensão para 2024. O mercado de produtos multibenefícios permanece em alta não só no Brasil, mas também em outros países.

Dados da Circana, levantados no Brasil, Argentina, Chile, Mexico e Peru apontam que seis dos dez principais lançamentos do mercado em 2023 foram produtos multifuncionais. “As bases com benefícios e ingredientes para cuidados com a pele, com acabamento leve e luminoso, por exemplo, estão crescendo, impulsionadas pelas tendências atuais de maquiagem. Além disso, produtos que podem ser usados em várias áreas do rosto também estão em alta”, afirma Ana Seccato, Diretora Comercial Argentina & Brasil da Circana, destacando ainda que entre os dez principais lançamentos de bases, 100% comunicaram a presença de ingredientes para cuidados com a pele. Os produtos multifuncionais em bastão, caneta e líquidos cresceram 36% nas vendas em unidades, entre os meses de outubro de 2022 e setembro de 2023.

Segundo Ana Seccato, novas tecnologias aplicáveis na indústria de beleza também são tendências para 2024. “Novas experiências para os clientes, como análise da pele com ferramentas de Inteligência Artificial, inovações na fabricação de produtos utilizando energia limpa, embalagens sustentáveis e recicladas e ingredientes com nanotecnologia, estão cada vez mais presentes no mercado de beleza”, destaca.

O ano de 2024 também promete mais cores para o rosto. Essas tendências não são exatamente novas, mas agora possuem nomes e impulsionadores diferentes nas redes sociais. Influenciadores apostam em bronzers, iluminadores e blushes, por exemplo. Apesar da presença dominante do blush em pó, novos formatos estão experimentando um crescimento rápido. Dados da Circana apontam que as vendas de blushes líquidos cresceram mais de 160% entre os meses de outubro de 2022 e setembro de 2023, seguidos pelos cremosos, que aumentaram 60%, em pó, com uma alta de mais de 42% e bastão que registrou um crescimento de 20%.

Outros produtos também foram impulsionadores do mercado em 2023 e devem seguir em alta neste ano. Segundo a Circana, foram vendidos quase 30 milhões de dólares em bases nos países monitorados, um crescimento de mais de 40%. A mesma porcentagem de aumento foi registrada na venda de corretivos, que bateu a marca de 12 milhões de dólares em vendas. Já os blushes registraram uma alta ainda maior com um crescimento de 50% nas vendas e um total de 9,5 milhões de dólares.

Os batons também estão em alta e superam os níveis pré-pandêmicos, impulsionados por lançamentos e produtos que se tornaram virais, principalmente devido aos benefícios hidratantes. O produto cresceu 29% em relação ao ano de 2022. Foram vendidas mais de 25 milhões de unidades de batons, mais de 9 milhões de gloss labial e mais de 3 milhões de plumpers labiais.

Maquiagens ativadas pelo pH da pele também estarão em alta em 2024. Viralizado no TikTok, o produto muda de acordo com cada tom e o pH da pele pode afetar a cor da maquiagem. Segundo a Circana o número de marcas lançando esse tipo de produto está aumentando e os principais players nesse mercado cresceram mais de 60%, impulsionado por lançamento de marcas nacionais e internacionais. “A busca pela singularidade abre caminho para a maquiagem que se adapta ao pH da pele, proporcionando uma sensação de exclusividade e personalização para os consumidores”, comenta Ana Seccato.

Ainda quando se fala em preocupação com a pele, protetores solares que são misturados com maquiagem, protetores solares com cor, produtos com textura de mousse e produtos com ingredientes para cuidados com a pele, como ácido hialurônico, também estão em alta. Esse mercado vendeu cerca de 30 milhões de dólares e registrou um crescimento de mais de 70% em unidades, em comparação com o ano anterior.

Para Ana Seccato, produtos multifuncionais e de diversas categorias continuam a ganhar terreno em todo o mundo, inclusive na América Latina. “A tecnologia está moldando cada vez mais a indústria da beleza. Para 2024, espera-se muitos novos desenvolvimentos e retornos na área de cosméticos. Os cuidados com a pele são uma das categorias que mais se adapta às realidades dos consumidores. Seja para uma geração mais jovem, momentos de relaxamento ou tratamentos quando o tempo é curto. Os cuidados com a pele podem ser adaptados à rotina de todos”, conclui Ana Seccato.

Sobre a Circana

A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.

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