No dia 27 de fevereiro, às 19h30, acontece em São Paulo o lançamento do livro “Gestão de Negócios em Estética”, publicado pela Difusão Editora e pela editora Senac Rio. Na ocasião, será realizado um bate-papo com transmissão ao vivo sobre empreendedorismo e o mercado de trabalho no segmento, que cresce a cada ano no Brasil – entre 2010 e 2015, o número de registros de microempreendedores individuais (MEIs) nessa área teve um incremento de 567%, passando de 72.309 para 482.455 em janeiro de 2016, segundo dados do Sebrae.
A obra foi idealizada para profissionais da área de estética, especialmente para quem deseja investir no próprio negócio, sob o ponto de vista de grandes especialistas no setor. Nela o leitor encontra informações sobre empreendedorismo e plano de negócios; gestão comercial: estratégia e conceitos de administração geral; gestão comercial: tática; contabilidade aplicada; legislação, questões trabalhistas, formas de trabalho, código de defesa do consumidor; e, por último, arquitetura e design de interiores: clínicas de estética projetadas para o sucesso. Esses assuntos tornam o livro prático, pois conduzem o leitor a uma visão geral do tema e o orientam na busca de informações adicionais por meio de referências ao fim de cada capítulo.
De acordo com Michelle Aranha, diretora da Difusão Editora, “esse livro é um norteador, orientador e facilitador para estudantes, docentes e profissionais de um segmento que cresce a cada ano no Brasil, mas que ainda carece de mão de obra qualificada”.
A editora é também a responsável pela série “Curso de Estética”, conjunto de obras que reúne mais de 60 capítulos, desenvolvidos por cerca de 50 profissionais renomados das áreas de saúde e beleza. Por meio de um conteúdo didático abrangente e inovador, construído a partir de uma visão multidisciplinar de pensadores da área, a coleção aborda desde informações sobre recursos técnico-estéticos empregados e tendências em tratamentos no setor a novidades e assessoramento no que diz respeito aos cuidados com a face e o corpo.
Para acompanhar o evento de lançamento do livro, os interessados devem encaminhar e-mail para [email protected].
Sobre o livro “Gestão de negócios em estética”
Ficha Técnica
Impresso
ISBN: 978-85-7808-146-1
Edição: 1ª
Acabamento: brochura
Páginas: 240
Formato: 17 cm x 24 cm
Editoras: Difusão Editora e Editora Senac Rio
Preço: R$ 64
E-book
ISBN: 978-85-7808-270-3
Edição: 1ª
Editora: Difusão Editora
Preço: R$ 57,60
Sobre a organizadora
Maria de Fátima Lima Pereira
Esteticista desde 1980, Maria de Fátima Lima Pereira é mestre em comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, pedagoga e professora de educação física, diretora da empresa Esthetic Pro Assessoria & Cosmetologia e professora do bacharelado em estética da Universidade Anhembi Morumbi. Além de ter coordenado cientificamente o Congresso Internacional de Estética Aplicada da Hair Brasil de 2002 a 2013, Maria de Fátima atua como consultora técnica de diversas empresas nacionais e internacionais e é autora de capítulos técnicos para revistas especializadas e conferencista em diversos cursos, seminários e congressos na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos. Foi professora da Universidade Aberta à Maturidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e desenvolve trabalhos para a terceira idade, em conjunto com a equipe de enfermagem dermatológica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente é curadora educacional e científica do Congresso Científico Internacional de Estética Les Nouvelles Esthétiques, em São Paulo.
Sobre os autores
Cecilia Soares Iorio
Advogada e consultora, com especialização em direito do trabalho e direito do consumidor, Cecilia Soares Iorio atua na área trabalhista e defende diversas empresas prestadoras de serviços de beleza. Como consultora, atende empresas dos ramos de comércio, serviços e produção na área de beleza. Idealizadora do primeiro curso técnico de esteticista do Brasil pelo Senac São Paulo, em 1991, coordenou a criação e a definição do conteúdo programático e do material didático, assim como o reconhecimento do curso perante a Delegacia de Ensino de São Paulo e a implantação das primeiras turmas. É consultora do Senac São Paulo na área de estética facial e corporal, além de autora do Manual de administração de pessoal, atualmente na 17ª edição.
Décio Eduardo Schneider Molnar
Técnico formado em contabilidade pelo colégio Álvares Penteado e em ciências contábeis pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Décio Eduardo fez cursos de especialização em tributos diretos e indiretos (federais, estaduais e municipais), rotina em departamento de pessoal e rescisões. Também se especializou em escrita fiscal (federal, estadual e municipal) e acompanhamento na educação continuada, pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de São Paulo.
Fernando Andina
Licenciado em comercialização e administração de empresas e química industrial no exterior, Fernando Andina tem MBA em gestão de negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo. Profissional da área comercial e responsável pela América Latina em empresas multinacionais desde 1987, o autor também é palestrante internacional e consultor de mercado. Atualmente é diretor comercial da Esthetic Pro Assessoria & Cosmetologia, em São Paulo.
Noura van Dijk
Design de interiores graduada pela Escola Panamericana de Arte, com formação em comunicação social e pós-graduação em marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado, Noura van Dijk fez especialização em marketing para produtos e serviços de luxo na Escola Superior de Propaganda e Marketing e ampliou seus conhecimentos por meio de cursos direcionados para administração de obras, luminotécnica, projetos de interiores para escritórios, entre outros, realizados na Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente da Universidade de São Paulo (Fupam/USP). No período de 1982 a 1997, Noura desenvolveu vários trabalhos na área de moda e design com agências de propaganda, como MPM, Lapix e Promo Ogilvy, e desde 1998 dirige o próprio escritório, o Noura van Dijk Interior Design, no qual desenvolve projetos residenciais e comerciais. A autora é vice-presidente da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) e participa de trabalhos voluntários.
Sobre a Difusão Editora
Desde1976, aDifusão Editora atua na produção, comercialização e distribuição de livros nas áreas de Saúde e Comunicação para um público composto, notadamente, por professores, pesquisadores e estudantes. Líder nesses setores, a empresa é pioneira em operar com um sistema próprio de distribuição porta a porta e oferece serviços de consultoria editorial, produção e impressão de livros institucionais, históricos e comemorativos. Atenta às inovações do mercado, a Difusão atende a livrarias de vários estados e fornece material didático para mais de 400 instituições educacionais, sempre privilegiando o autor nacional. Por meio do conceito de tradução responsável, a editora incentiva o desenvolvimento de produções de temas globais adaptados à realidade local. Os eventos que a empresa realiza, tanto para profissionais de Saúde como de Comunicação, ainda fomentam o desenvolvimento do setor e contribuem para a disseminação de novos conhecimentos e práticas.
Sobre a Editora Senac Rio
A Editora Senac Rio desenvolve produtos e serviços que visam à divulgação de soluções para pessoas e organizações, colaborando para o fortalecimento do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e para a evolução econômica, social e ambiental dos mercados e das sociedades que alcança por meio da palavra. Desde sua fundação, em 2000, a Editora publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho e, com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas.