Capa » Estética » Lipo Lad: cirurgiões contam se o resultado é perdido após gravidez
Lipo Lad: cirurgiões contam se o resultado é perdido após gravidez
Dra. Larissa Sumodjo Cirurgiã Plástica, pela SBCP. Divulgação

Lipo Lad: cirurgiões contam se o resultado é perdido após gravidez

A definição do corpo por meio da aspiração de gordura localizada está em fase mais avançada no Brasil, em aprimoramento tecnológico e com possibilidade de se manter mesmo após a gravidez

Popularizada no Brasil no ano de 2020, em pleno cenário pandêmico, a Lipoaspiração de Alta Definição, ou Lipo Lad, está em um novo momento de consolidação. Cirurgiões plásticos explicam como a técnica evoluiu nesses últimos três anos e detalham o procedimento, que avisam: não é para qualquer pessoa. Deve haver compromisso com atividade física regular, alimentação saudável e certa disponibilidade de musculatura no corpo.

“Como toda nova técnica, a Lipo Lad foi muito criticada no começo. Os resultados eram mais artificiais e as indicações não eram tão precisas”, contextualiza Dr. Guilherme Bersou, cirurgião plástico pela SBCP, ao dar um panorama atual: “Com o passar dos anos, a técnica melhorou muito. Hoje, em vez de criar os gominhos no abdômen com uma lipoaspiração superficial da região (o que gerava resultados artificiais e muitas vezes danos à pele), colocamos gordura dentro do músculo do abdômen, fazendo, assim, a volumização dele. Com isso obtemos resultados muito mais naturais e elegantes”, exemplifica.

Reconhecendo a maturidade que a prática constante gera, a Dra. Larissa Sumodjo, Cirurgiã Plástica pela UNIFESP, reflete que os profissionais que executam esse tipo de operação com mais frequência, acabam tendo maior experiência e maiores níveis de acerto. “Quem tem experiência indica a cirurgia nos casos em que realmente pode-se atingir um bom resultado, sem estigmas”, detalha ela, lembrando que, além do ganho de prática, nos últimos anos, novos aparelhos adjuvantes surgiram para auxiliar no procedimento todo, tanto na remoção da gordura, quanto na retração da pele.

Cirurgia artística?

O Brasil, que disputa de perto a liderança no número de cirurgias plásticas anuais com os Estados Unidos, tanto em homens quanto em mulheres, se torna um mercado natural para o desenvolvimento acelerado da técnica. Isso porque, diferentemente da lipoaspiração convencional, a lipo lad tem a intenção de esculpir a silhueta de pessoas que já tem um nível de gordura corporal não tão alto e querem formatar o corpo modelando partes que ainda estão fora de suas expectativas estéticas.

“Na lipo de alta definição, procura-se trabalhar em cima da anatomia da paciente, evidenciando sua musculatura. Acaba sendo uma cirurgia muito mais artística, em algumas áreas fazemos uma lipoaspiração mais vigorosa em detrimento de outras partes, criando um efeito de luz e sombra”, conta Dr. Bersou, explicando que na lipo convencional a sucção da gordura é feita de forma mais homogênea.

Não é para qualquer um(a)!

Tal característica de modelagem corporal torna a lipo lad uma técnica bastante precisa e eficiente, porém o cirurgião deve gerar um processo de alinhamento extremo com as pessoas interessadas no procedimento, já que os resultados dependem da composição física anterior e posterior à operação.

“Por ressaltar a anatomia muscular, ela é indicada e tem melhores resultados em pessoas que seguem um estilo de vida saudável, com prática de atividade física regular, acúmulo de gordura apenas localizado e sem flacidez considerável de pele”, orienta Dra. Larissa.

A cirurgiã lembra que, como toda lipoaspiração, a remoção de gordura não pode ultrapassar 7% do peso corporal. “Pode parecer pouco, mas não é. Para pessoas que têm peso adequado e fazem a cirurgia para melhora do contorno corporal com remoção de gordura localizada, na grande maioria das vezes não se chega perto dessa porcentagem”, explica. Para se ter uma ideia, em uma pessoa que pesa 70 quilos, o máximo de extração permitido seria 4,9 quilos.

Levando em conta a função da Lipo Lad e os limites permitidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Bersou também frisa a importância do peso e do estilo de vida dos pacientes que cogitam a cirurgia: “Os pacientes têm que ter uma mentalidade voltada para o exercício, para a boa alimentação. Não adianta fazer uma Lipo Lad em pacientes fora do peso e que não gostem de fazer exercício. Simplesmente não vai casar”, alerta o especialista.

Pré-operatório minucioso

“Hoje, procuramos cada vez mais olhar as pessoas interessadas de uma forma global, então preparamos melhor a paciente que irá fazer essa cirurgia”, conta Dr. Bersou. Ele explica que o primeiro passo é passar em consulta com o médico habilitado na técnica para um exame físico minucioso, avaliação da composição corporal por bioimpedância e solicitação de exames. “Dessa forma, vamos ver vários fatores da saúde do paciente, com o foco de preparar muito bem essas pessoas para o processo da cirurgia e do pós-cirúrgico, onde a contribuição pessoal é fundamental”, diz o cirurgião.

Dra. Larissa acrescenta o check-up de órgãos vitais: “A avaliação pré-operatória de rotina necessita de uma série de exames laboratoriais, além de avaliação cardiológica e de comorbidades e uso de medicações”.

Como acontece a cirurgia de Lipo Lad?

Uma vez que a pessoa esteja habilitada para a Lipo Lad, de acordo com a avaliação médica, a operação pode ser marcada num centro hospitalar, conforme orientam os cirurgiões. “O hospital é indicado por oferecer uma estrutura anestésica de segurança”, conta Dra. Larissa.

“Geralmente, é feita infiltração da região a ser aspirada com solução com adrenalina para minimizar sangramento. Depois, inicia-se a lipoaspiração propriamente dita utilizando-se cânulas próprias”, revela a cirurgiã.

Dr. Bersou dá detalhes sobre o procedimento: “Começamos pela região do dorso, fazendo primeiramente a infiltração dos locais a serem aspirados com uma solução anestésica. Depois, é passado um aparelho de ultrassom para liberar a gordura de uma maneira mais fácil. Em seguida, começa a lipoaspiração. Vira-se, então, a paciente e realiza-se o mesmo procedimento na região abdominal”, especifica o médico, acrescentando que, ao final do procedimento, pode-se ainda fazer um retraço da pele.

Pós-operatório exige dedicação

Dra. Larissa resume que após a cirurgia, inicia-se o cumprimento das orientações médicas de repouso, alimentação, drenagem linfática e uso de cinta. “O inchaço é uma certeza, mas varia de pessoa para pessoa e depende também da extensão da cirurgia. Da mesma forma, a dor costuma ser um aspecto individual”, explica.

Nesse sentido, Dr. Bersou explica seu protocolo para redução dos efeitos indesejados. “No dia seguinte, inicia-se uma série de 5 sessões de câmara hiperbárica, que ajuda demais, diminuindo os inchaços e o tempo de recuperação. Drenos podem ou não ser usados, a depender da técnica, do cirurgião e do uso de tecnologia. Caso sejam usados, são retirados em 3 a 6 dias”, detalha o cirurgião, que estima o prazo de uma semana para que o paciente retome todas as suas atividades.

Fisioterapeutas especializados, exercícios específicos, liberação tecidual manual, drenagem linfática, uso de talas e cintas de compressão estão na lista dos cuidados pós-operatórios a serem definidos pelo responsável.

Espelho, espelho meu…

A expectativa do resultado visual precisa ganhar uma dose extra de paciência, já que os médicos estimam um período entre 6 e 9 meses para a consolidação dos resultados cirúrgicos. “Com 3 meses já é possível ter uma ideia, mas o resultado aparece mesmo entre o sétimo e o nono mês”, sentencia Dr. Bersou.

Ele destaca a importância da alimentação bem saudável e da prática contínua de exercícios para que os efeitos aconteçam e se mantenham. “É muito importante a paciente fazer a parte dela. Ela tem que entender que não será submetida apenas a uma cirurgia, mas a um tratamento”, avisa.

A cirurgia de Lipo Lad pode ser realizada junto com outros procedimentos estéticos, como abdominoplastia, prótese de mama e mamoplastia, a serem decididos em conjunto com o médico, que avaliará a duração saudável do processo como um todo para a saúde do paciente.

Gravidez anula a cirurgia?

A resposta para essa pergunta é o famoso “depende”, segundo Dr. Bersou. Como todos os fatores que compõem a decisão pela lipo lad, a retomada dos formatos conquistados com a cirurgia feita antes da gestação vai depender de uma série de questões: “Quanto a paciente ganhou de peso, o quanto ela voltou ao peso anterior, se teve flacidez…”, elenca o cirurgião. Ele avalia que se a pessoa seguir bons hábitos cotidianos, se não aumentou muito de peso, se a barriga não aumentou demais e, principalmente, se for uma primeira gestação, normalmente não há prejuízo da cirurgia.

No caso de uma segunda gravidez, o quadro muda um pouco. “Normalmente, na segunda gestação já tem um pouco mais de diástase (abertura da musculatura), flacidez”, informa o Dr. Bersou, ao considerar ainda o biotipo, fatores hereditários, tipo de pele, rotina, alimentação, como determinantes para não haver perda da lipo lad. “Não dá para afirmar que vai ter perda, mas quem não se cuida e engorda muito, tem, sim”.

Num olhar mais otimista, o cirurgião pondera que, em muitos casos, as marcações voltam, muito por conta do fato de que os enxertos são feitos no músculo, o que a seu ver é benéfico para o caso de uma diástase. “O músculo vai estar mais forte, então pode ser que volte, sim, ao mesmo desenho de antes”, conclui.

Dr. Guilherme Bersou

drguilhermebersou

  • CRM 113239 / RQE 53074
  • Graduado pela Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP) (2003)
  • Residência de cirurgia geral e, posteriormente, de cirurgia plástica, ambas realizadas no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo
  • Especialista pelo Ministério da Educação (MEC)
  • Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*