Capa » Notícias » Lean+ Agile = Leagile

Lean+ Agile = Leagile

Por Luiz Carlos Roque Junior*

O debate continua sobre a decisão de desenvolver uma cadeia de suprimentos enxuta, ágil ou um modelo híbrido: o Leagile.

Pergunto a você, profissional de logística, o que é melhor para sua empresa?

Sua empresa está preparada é já tem maturidade para aplicar esses conceitos?

O conceito da cadeia de suprimentos Lean foi desenvolvido pela Toyota para ampliar sua capacidade de produção através da inovação constante na redução e utilização de recursos. O objetivo final do pensamento enxuto é eliminar o desperdício.

Agilidade é a capacidade de uma organização responder rapidamente a mudanças na demanda, tanto em termos de volume quanto de variedade. As condições de mercado que exigem agilidade são caracterizadas por demanda volátil e imprevisível.

As abordagens “ágil” e “enxuta” não devem ser confundidas entre si, pois têm efetivamente definições diferentes, mas têm sido abordadas como complementares em negócios lean com cadeia de suprimento ágil. A solução híbrida para a cadeia de suprimentos envolve que ela seja “desacoplada”, em que uma parte da cadeia (a montante) seja lean e a outra parte (a jusante) seja “ágil”.

Referências

www.oxfordcollegeofprocurementandsupply.com/what-to-develop-a-lean-supply-chain-agile-or-leagile/

www.uel.br/revistas/uel/index.php/ros/article/viewFile/15497/15168

*Luiz Carlos Roque Junior – Consultor| Coordenador e Especialista em Suprimentos e Logística|Comércio Exterior|Cold Chain
http://www.linkedin.com/in/lcroque

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*