Capa » Notícias » Lancôme lança no Brasil projeto de combate ao analfabetismo feminino

Lancôme lança no Brasil projeto de combate ao analfabetismo feminino

O “Escreva Seu Futuro”, primeira iniciativa da marca na América Latina, é uma parceria com a ONG Redes da Maré e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 Rio de Janeiro, abril de 2019 – Após lançar globalmente o “Write Her Future”, programa para alfabetização de mulheres que contempla mais de 100 países, Lancôme lança uma versão do projeto específica para o Brasil. O “Escreva Seu Futuro”, como será chamado por aqui, alfabetizará mais de 100 mulheres entre 18 e 45 anos da Maré, complexo de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde hoje mais de 3 mil mulheres são analfabetas*. O Brasil é o primeiro país da América Latina a criar uma iniciativa local e esse projeto é parte do compromisso de sustentabilidade da L´Oréal, o programa “Sharing Beauty with All”, no pilar de protagonismo social.

 O projeto é uma parceria com a ONG Redes da Maré e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que usará metodologia própria para alfabetização de adultos. Para contemplar alunas das 16 favelas da Maré, o projeto contará com sete turmas que funcionarão em diferentes turnos – tarde, manhã e noite -. A ideia é que as beneficiárias possam alternar os estudos com as suas rotinas. As aulas terão duração de duas horas, quatro vezes por semana.

 “Há mais de 80 anos, Lancôme trabalha e pensa todas as suas ações para empoderar as mulheres por meio da beleza. O projeto Escreva Seu Futuro é nosso compromisso para reverter à comunidade local nossos ideais. O objetivo principal é chamar a atenção para uma realidade que deixa milhões de mulheres no mundo inteiro à margem da sociedade”, diz Stephanie Humpert, Diretora de Marketing de Lancôme no Brasil. “Dando a elas a ferramenta básica que é a alfabetização, alavancamos, também, sua auto-estima e ressignificamos a felicidade, nosso valor mais profundo como marca”, ressalta.

O pilar da educação tem sido trabalhado pelas Redes da Maré desde a sua fundação, que foi a partir de um curso pré-vestibular comunitário.

 “A iniciativa de uma alfabetização voltada para mulheres é uma das estratégias fundamentais para o desenvolvimento de um projeto para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Isso colabora de maneira significativa para a redução das desigualdades de gênero, no que tange aos indicadores educacionais, de acesso a trabalho e renda, acesso a bens culturais, além da possibilidade de reduzir a vulnerabilidade às múltiplas manifestações da violência de gênero” comenta Andreia Martins, coordenadora do eixo de educação da ONG.

Sobre Lancôme

 Com mais de 80 anos, Lancôme é a marca número 1 no mercado de cosméticos de luxo feminino. Criada pelo visionário Armand Petitjean, ganhou fama com perfumes de prestígio, cremes revolucionários, maquiagens visionárias e a premissa de sempre oferecer às mulheres a liberdade de escolher a sua própria beleza. Hoje, mais do que nunca, ultrafeminilidade, emoção e joie-de-vivre estão no DNA de Lancôme. Um espírito que se afirma na mais otimista missão: a de que a felicidade é a característica mais bela de toda mulher. Visite www.lancome.com.br

Sharing Beauty With All

 Integrar os princípios de desenvolvimento sustentável com as necessidades da sociedade é um dos pilares do Grupo L´Oréal, proprietário de Lancôme. Por isso, o compromisso “Sharing Beauty with all” (Compartilhando a beleza com todos), lançado em 2013, conta com metas ambientais e sociais com foco em 2020. Lançado em 2013, o projeto é compartilhado por toda a cadeia de valor da companhia e implica em mudanças na forma de fazer negócios, de inovar em pesquisa e operações, na comunicação com o consumidor, assim como com o crescimento sustentável de fornecedores, colaboradores e comunidades. As metas para 2020 foram definidas a partir de um processo de co-criação, que durou mais de dois anos, começando com pesquisas internas sobre o impacto social e ambiental do Grupo, e posterior análise de especialistas da companhia e de stakeholders ao redor do mundo. Mais de 630 organizações externas (ONG´s, associações e especialistas) dos Estados Unidos, África do Sul, Brasil, China etc. foram contatados.

 Assim, quatro compromissos claros foram criados, suportados por metas com ações que já em andamento: 1) Inovar para que 100% dos produtos tenham algum benefício ambiental ou social, 2) Reduzir em 60% a pegada ambiental na produção – usando como ano base 2005 -, 3) Tornar os consumidores capazes de fazer escolhas sustentáveis de consumo e 4) Desenvolver, de forma sustentável, colaboradores, fornecedores e comunidades.

http://www.loreal.com.br/responsabilidade-corporativa/responsabilidade-corporativa-homepage.aspx

Sobre a ONG Redes da Maré

 O processo que gerou a criação da Redes da Maré começou em 1997, a partir da iniciativa de moradores e ex-moradores de algumas das 16 favelas que formam a Maré e de outras partes da cidade do Rio de Janeiro. A maioria desse grupo fazia parte da população de menos de 0,5% que conseguiu ter acesso à universidade na região e que, também, participava de movimentos sociais e comunitários organizados para lutar por determinados direitos básicos, como: educação, saúde, cultura, saneamento, iluminação pública, segurança, dentre outros.

 A primeira iniciativa elaborada pelos fundadores da Redes da Maré foi o projeto de preparação aos exames de acesso à universidade, o Curso Pré-Vestibular Comunitário da Maré. Essa iniciativa tem alcançado, ao longo do tempo, resultados concretos, já que mais de 1200 moradores da Maré conseguiram entrar para uma Universidade. Em 2007, acontece a formalização da instituição com esta denominação de ‘Redes da Maré’, ao partir do entendimento de que o exercício da cidadania dos moradores na cidade deve estar sustentado em um projeto abrangente e processual que valorize o papel social dos cidadãos, suas ações coletivas e que tenha, como pressuposto, o respeito às diferenças e à diversidade, bem como a crítica às desigualdades sociais atualmente existentes no País e no Rio de Janeiro.

 Mais sobre Lancôme Site: www.lancome.com.br

SAC: 0800 701 7323

@lancomeofficial

@lancomebrasil

#lancomebr

#escrevaseufuturo

#writeherfuture

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*