terça-feira , 21 setembro 2021
Capa » Matéria-prima » Evonik desenvolve plataforma avançada de colágeno

Evonik desenvolve plataforma avançada de colágeno

Evonik alcança grande avanço biotecnológico com nova plataforma de colágeno livre de animais e à base de fermentação.

A Evonik desenvolveu uma avançada plataforma de colágeno que é produzido a partir de processos baseados em fermentação e não contém materiais de origem animal ou humana. A tecnologia recombinante vai fornecer, pela primeira vez, aos setores farmacêutico, médico, de cultura celular e engenharia de tecidos, uma forma de colágeno solúvel e ultrapura que é segura, sustentável e disponível em escalas comerciais.

 “Esta é, sem dúvida, a mais importante inovação dos últimos anos: uma plataforma de colágeno baseada em fermentação que pode substituir efetivamente o uso de colágeno de origem animal nas indústrias farmacêutica, médica e de cultura celular”, disse Dr. Thomas Riermaier, SVP e responsável pela linha de negócios Health Care da Evonik. “Não vemos a hora de começar a trabalhar com os clientes no desenvolvimento de produtos com colágeno da nova geração com um perfil de segurança aprimorado”.

 “A biotecnologia é uma importante alavanca de crescimento e inovação na Evonik Nutrition & Care e impulsiona nossa expertise nas áreas de fermentação, biomateriais e industrialização de produtos”, disse Johann-Caspar Gammelin, Presidente da Diretoria Executiva da Evonik Nutrition & Care.
A nova plataforma de colágeno representa um importante complemento a outras inovações recentes baseadas em fermentação nas quais a Evonik foi pioneira, incluindo biosurfactantes para uso doméstico e aplicações cosméticas (ramnolipídios) e ácidos graxos ômega-3 de algas marinhas naturais para nutrição animal (Veramaris).
Os colágenos da exclusiva plataforma tecnológica da Evonik possuem uma estrutura em tripla hélice e outras propriedades biológicas que imitam muitos dos atributos do colágeno natural e que faz com que possam interagir de maneira confiável com células e tecidos e ser prontamente absorvida ou remodelada pelo corpo.
O colágeno de origem animal, atualmente a principal fonte de colágeno disponível para aplicação nas ciências da vida, pode apresentar variação entre os lotes, potencial transmissão de doenças ou patógenos, reações imunogênicas ou alérgicas adversas e métodos de produção não sustentáveis. O colágeno da Evonik é produzido sob condições controladas por intermédio de um processo baseado em fermentação. Além de ser sustentável e adequado ao uso vegano, esse processo proporciona um altíssimo nível de pureza que é facilmente reproduzível em qualquer escala comercial.
A Evonik usará suas comprovadas tecnologias de processo de fermentação e sua rede global de fabricação para comercializar a plataforma de colágeno para uso mundial. As competências da empresa em aplicação, formulação e fabricação também serão usadas para ajudar os clientes a desenvolver e comercializar seus próprios produtos biofabricados.
A nova plataforma de colágeno também apoiará a Tissue Engineering Project House da Evonik, que foi lançada em Singapura em 2018 pela Creavis, unidade de inovação estratégica da empresa, para desenvolver soluções avançadas em biomateriais na medicina regenerativa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*