Capa » Notícias » Desodorante antitranspirante: mitos e verdades sobre o uso do cosmético

Desodorante antitranspirante: mitos e verdades sobre o uso do cosmético

Especialista explica as principais mentiras sobre o tema

São Paulo, novembro de 2022 – Viver em um país tropical faz com que o antitranspirante se torne um dos principais aliados do povo brasileiro. Isso porque, além de evitar o excesso de transpiração, também controla ou impede o aparecimento daquele odor desagradável. Ele forma uma camada na superfície da axila que controla o suor e combate as bactérias causadoras do mau cheiro.

De acordo com Carlos Correa, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahogany, marca especializada em produzir e comercializar perfumaria e cosméticos premium, existe diferenças entre o desodorante normal e aquele que contém ação antitranspirante. “Enquanto o primeiro controla o mau cheiro, o segundo age diretamente na produção do suor, onde as bactérias responsáveis por gerar aquele odor característico se instalam”, afirma Correa.

Ainda existem muitas as dúvidas sobre o cosmético, o que alimenta mitos e lendas a seu respeito. Tendo em vista isso, abaixo o especialista traz uma lista das verdades e mentiras sobre os antitranspirantes. Confira:

DESODORANTES ANTITRANSPIRANTES NÃO FAZEM MAL À SAÚDE

A primeira verdade é que os antitranspirantes e desodorantes não fazem mal algum à saúde. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituo Nacional de Câncer (Inca), essa especulação não apresenta fundamento científico. “Ainda que haja uma teoria relacionada aos efeitos nocivos do produto e à inverdade que o seu uso excessivo pode causar câncer de mama, já se foi comprovado pela ciência que isso é um completo mito”, informa.

ANTITRANSPIRANTES IMPEDEM A ELIMINAÇÃO DE TOXINAS

Mito! Pelo antitranspirante impedir a produção do suor na área das axilas, muitos acreditam que, ao fazer isso, também estão impedindo o corpo de eliminar as toxinas. No entanto, essa teoria pode ser desmentida facilmente pela biologia. Carlos explica que, ao transpirarmos, o corpo não está liberando toxinas, mas sim regulando nossa temperatura corporal. Além disso, as glândulas sudoríparas localizadas nas axilas produzem apenas 1% do suor de todo o corpo

CRIANÇAS NÃO DEVEM USAR DESODORANTES ANTITRANSPIRANTES

Verdade! Tanto o desodorante comum, quanto o que apresenta a ação antitranspirante, não são recomendados para crianças menores de 12 anos. Segundo o especialista, na infância, o corpo humano não produz hormônios suficientes para gerar o mau odor, e a composição química deste tipo de cosméticos pode acabar irritando a pele sensível dos pequenos.

ANTITRANSPIRANTES AJUDAM A PREVENIR O MAU CHEIRO

Verdade! Se o receio de usar o produto partia da suposição de que sua única função era bloquear o suor, ao invés de prevenir o mau cheiro, pode deixar essa ideia de lado. Assim como Carlos explicou anteriormente, os antitranspirantes agem justamente na raiz do problema. “Por impedirem a transpiração nas áreas das axilas, evitam que as bactérias causadoras daquele cheiro indesejado, que se instauram nesta região devido ao suor, não tenham mais um motivo para se hospedar por lá. Ou seja, ao cumprir a sua função, também ajuda a prevenir o tão temido cecê”, conclui.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*