Capa » Beleza » Depilação: entenda os mitos e verdades acerca do tema

Depilação: entenda os mitos e verdades acerca do tema

Dermatologista conta como evitar a sensibilidade e manchas que podem ser ocasionadas pelo procedimento  

Nas pernas, nas axilas, no buço e na barriga. Há quem conviva bem com os pelos, em contrapartida, outro detestam tê-los em evidência. A depilação, com lâminas, cera, pinça ou a laser, embora seja uma maneira eficaz de remover pelos indesejados, pode, muitas vezes, levar a irritações na pele. A fricção repetida da lâmina ou os produtos químicos presentes em cremes depilatórios, podem causar vermelhidão, coceira e até mesmo inflamação, resultando em um desconforto temporário que, em alguns casos, pode desencadear reações de hiperpigmentação, contribuindo para o surgimento de manchas escuras. 

A Dra. Paula Colpas lembra que cada pessoa reage de maneira diferente à depilação. “A sensibilidade e o escurecimento da pele podem variar com base na genética, no método de depilação utilizado e nos cuidados pós-depilação”. “Por isso, o ideal é observar e buscar produtos que sejam aliados e que ajudem a minimizar qualquer desconforto”, conta. 

A dermatologista elenca cinco mitos e verdades acerca do tema:

1.       A depilação causa o crescimento de pelos mais grossos 

Mito. Este é um dos mitos mais comuns sobre a depilação. A dermatologista esclarece: “A depilação não faz com que os pelos cresçam mais grossos. É apenas uma sensação que ocorre após a depilação ocorre porque quando estão recém-depilados têm uma ponta plana, ao contrário dos naturais, que têm pontas afiladas”.

2.       A depilação pode causar sensibilidade e irritação na pele 

Verdade. Dependendo do método de depilação utilizado e do tipo de pele, é possível que ocorra sensibilidade e irritação temporária. A médica sugere: “Para minimizar a sensibilidade, é importante preparar a pele adequadamente antes do procedimento e cuidar após a depilação. O uso de produtos calmantes e hidratantes pode ser benéfico”.

Amilia® Talco Líquido, tem ingredientes ativos em sua fórmula com propriedades calmante, cicatrizante e protetora, além de adstringente e secativa, que atuam no alívio da sensação de coceira, vermelhidão e irritações de pele, causado assaduras por atrito. Com toque aveludado e excelente espalhabilidade, não deixa a pele branca como os talcos tradicionais e não tem perfume.

3.       A depilação a laser é permanente 

Mito. Embora a depilação a laser seja uma opção popular para reduzir o crescimento de pelos, ela não é completamente permanente. A Dra. explica que “a depilação a laser pode proporcionar resultados duradouros, mas é possível que alguns pelos voltem a crescer ao longo do tempo. É importante fazer sessões de manutenção, conforme recomendado pelo profissional”.

Amilia® Repair é uma loção prebiótica multirreparadora que acalma, hidrata e recupera a pele. O produto ajuda a restaurar a barreira cutânea e promove reparação, além de melhorar a aparência geral da pele, com mais viço e maciez. É eficaz após procedimentos dermatológicos, nos cuidados com a pele levemente inflamada, cicatrização, hidratação e alívio de queimaduras leves. Tem textura leve e rápida absorção. É não acnegênico, sem fragrância, hipoalergênico e livre de corantes, conservantes e parabenos.  

4.       A exposição ao sol após a depilação pode causar manchas 

Verdade. A exposição ao sol logo após a depilação, especialmente em áreas sensíveis, pode aumentar o risco de manchas na pele. “Evite a exposição direta ao sol por pelo menos 24 horas após a depilação e use protetor solar regularmente para proteger a pele.”

5.       Depilar áreas sensíveis da pele causa escurecimento permanente 

Mito. Depilar áreas sensíveis da pele, como a virilha ou axilas, não leva a um escurecimento permanente da pele. O escurecimento nessas áreas pode ocorrer como resultado de irritação após a depilação, mas geralmente é temporário. O uso de métodos de depilação adequados e o cuidado com a pele após a depilação podem ajudar a prevenir ou minimizar o escurecimento.

Um dos aliados nessa busca pela pele perfeita e sem manchas é o Klassis® Specialle, um sérum clareador que tem uma formulação inovadora livre de ácidos, com substâncias ativas clareadoras de eficácia comprovada – com resultados a partir de 28 dias e menor potencial para o desencadeamento de reações adversas -, sendo indicado para todos os tipos de pele e uso durante o ano todo.  O produto é líder em prescrição na categoria e pioneiro no Brasil, sendo amplamente recomendado por dermatologistas.

O produto foi especialmente desenvolvido para as áreas sensíveis e de dobras, como as axilas e virilhas, além do rosto, com resultados comprovados em estudos clínicos, apresentando boa tolerabilidade clínica e eficácia no auxílio do tratamento das hipercromias (desordens de pigmentação que tem origem numa produção exagerada de melanina). Possui Complexo Pró-iluminador com quatro agentes clareadores potentes, livres de ácido, com efeito antioxidante, anti-inflamatório e iluminador. O Sérum Clareador Klassis® Specialle também ajuda a uniformizar a pele e possui textura suave e toque seco, que evitam, inclusive, a formação de acne. Deve ser aplicado diariamente pela manhã e à noite uma fina camada sobre a pele limpa e seca. É indicado o uso de protetor solar após a aplicação do produto. 

A depilação é um processo comum, mas consultar um dermatologista pode ajudar a escolher o método de depilação mais adequado a cada tipo de pele e, assim, evitar incômodos como sensibilidade e manchas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*