Capa » Notícias » Cuidados ao trocar a tubular fluorescente por LED

Cuidados ao trocar a tubular fluorescente por LED

As fluorescentes tubulares são os produtos mais usados pelos brasileiros, depois das lâmpadas fluorescentes compactas.  Assim como os demais modelos, já existem no mercado, opções com tecnologia LED, mas alguns cuidados precisam ser tomados nesta substituição, pois, ao contrário da fluorescente tubular, o LED dispensa o uso do reator. Desta forma, para que o consumidor não precise desperdiçar recursos para aquisição de luminárias novas, a analista de produto da Golden, Jani Sousa, recomenda que se faça uma adaptação na hora da instalação: “Primeiramente é preciso retirar o reator e ligar os cabos de alimentação elétrica (127/220V) diretamente no soquete, em apenas um lado. Isto porque enquanto uma tubular convencional é ligada por dois soquetes, o LED funciona somente com um  – com exceção da HO, cuja ligação é bilateral. O soquete desligado servirá apenas como base de encaixe da lâmpada, e o outro receberá os dois fios de alimentação”.

Esta pequena adaptação que permite a substituição da fluorescente tubular pelo LED sem precisar trocar a luminária, tem outra vantagem implícita na avaliação da especialista. “Como o LED não precisa de equipamento auxiliar para operar, ele não tem problemas decorrentes do uso do reator, como aquecimento, produção de ruídos e perda de energia. Sem contar que quando mal instalado o reator ainda pode gerar curto-circuito ou ruído audível”.

Reconhecida pela economia de energia, a tecnologia LED no caso das lâmpadas tubulares reduz o consumo de energia em até 55%, com uma durabilidade que pode chegar a 40 mil horas, cinco vezes mais que a lâmpada fluorescente comum. Mas como toda substituição de tecnologia de iluminação, é necessário que o consumidor esteja atento à equivalência de potência para alcançar a economia desejada.

Outro aspecto geralmente negligenciado pelo consumidor é o fato de a tubular fluorescente não dever ser descartada no lixo comum, pois contem mercúrio que contamina o solo. Além disso, se quebrar, evitar o contato com a pele por conter metais pesados na composição. Com a tubular LED este problema não existe.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*