Capa » Logística » Crescimento do setor de cosméticos e perfumaria requer transporte logístico apropriado

Crescimento do setor de cosméticos e perfumaria requer transporte logístico apropriado

Escolher um operador adequado para este tipo de operação é fundamental para o sucesso do negócio

São Paulo, abril de 2022– Com o crescimento do consumo via e-commerce nos últimos anos, foi necessário se adequar a novas formas de compras e a consolidação de modelos de negócios já existentes. Nesse sentido, o aumento do volume de entregas também foi evidente, o que impactou diretamente na logística, que precisou reforçar os cuidados para entrega de produtos específicos tanto para industrias quanto para o cliente final.

De acordo com dados da gestora Canuma Capital, no ano passado as vendas online no Brasil atingiram R$ 260 bilhões, um crescimento de R$ 160 bilhões em relação ao registrado em 2019. Dentro deste universo, estão as entregas, que são levadas em conta no momento da compra, uma vez que a experiência de compras de produtos online também inclui a qualidade e agilidade por parte do negociador.

Um dos setores que teve crescimento considerável no último ano, foi o de cosméticos e perfumaria, que no primeiro quadrimestre de 2021, apresentou alta de 5,7% no em vendas ex-factory, em relação ao mesmo período do ano anterior de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Quando tratamos de transporte delicados como o de cosméticos e perfumaria, é necessário estar atento às especificidades e características do segmento, como armazenagens especificas, veículos adaptados, cumprimento das legislações e equipamentos adequados.

Diante desta realidade, um dos principais desafios no setor logístico nesse segmento é justamente o cuidado com armazenagem do produto durante o trajeto, como condições adequadas de transporte, limpeza e ventilação do veículo. Além disso, é imprescindível atenção aos diversos processos envolvidos no transporte, sendo os principais: a atenção ao veículo que será utilizado para a carga observando a melhor opção, rastreio de mercadorias, gestão de riscos, monitoramento do frete e o seguro garantido para todas as cargas.

Com intuito de entregar os produtos em perfeitas condições, a BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, ampliou em 30,55% seu sistema de transporte de carga fracionada no segmento, que consiste em agrupar diversificados tipos de produtos no mesmo veículo, organizado com remessas de pequenas quantidades. A utilização desse modelo faz com que em apenas uma viagem sejam entregues encomendas de diversos segmentos compatíveis, otimizando o tempo de entrega e diminuindo os custos.

“Observando o crescimento no setor de cosméticos e perfumaria, percebemos a necessidade de nos adaptarmos a essa nova realidade, por isso expandimos nossa operação focada em transporte fracionado no segmento, para oferecer a melhor experiência com soluções adequadas para todos os tipos de cargas.” salienta Jorcei Chiochetta, Diretor de Carga Fracionada da BBM Logística

A companhia possui uma ampla malha rodoviária, que atende todas as regiões do Brasil e Mercosul a partir de uma distribuição para diversos varejos, contando com as licenças necessárias para o transporte de produtos específicos e oferecendo as melhores soluções para cargas fracionadas para o setor, e investindo em medidas e tecnologias que acompanham todo o processo do produto desde a saída do fabricante ao cliente final, também chamado de processo End-to-End.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*