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Conversa de Mercado: Jéssica Volpato, diretora de marketing da Casa feito brasil

A coluna mensal ‘Conversa de Mercado’, produzida pela equipe de comunicação da FCE Cosmetique,  tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, especulações de mercado e ações das principais companhias.

Este mês, a entrevistada é Jéssica Volpato, diretora de marketing da Casa feito brasil e diretora de marketing e head do e-commerce da QUINTAL Dermocosméticos. As duas marcas integram o Grupo feito brasil, indústria de cosméticos artesanais e veganos. A marca está entre as 10 mais vendidas da Sephora Brasil, estando ao lado de grandes nomes internacionais. Recentemente, as duas marcas passaram a integrar o portfólio das drogarias Onofre, em São Paulo e, com isso, espera dobrar seu faturamento até o final deste ano.

Jéssica Volpato
Jéssica Volpato é formada em publicidade e propaganda pela Unicesumar e também possui Master of Business Administration pela mesma instituição, sendo especialista em marketing digital. Na feito brasil desde o ano passado, Jéssica é responsável pelo lado criativo da empresa sendo nomeada Capitã de marketing, e também pelas estratégias para aumento do e-commerce da QUINTAL dermocosméticos.
Entrevista
Como está o mercado cosmético? Como foi o ano de 2017 e como está sendo o ano de 2018 para a feito brasil?
O mercado de cosméticos tem se mantido estável durante a crise no Brasil, entretanto apresentou queda em 2017. Nadando contra a corrente, nossas marcas cresceram em espaço e faturamento exponencialmente desde 2016, com projeção ainda maior para 2018. Em 2017, crescemos mais de 60% na rede Sephora Brasil e estamos entre as 10 marcas mais vendidas lá dentro, ao lado das melhores do mundo. Mantendo o ritmo, 2018 será um ano de crescimento e abertura de portas para o mercado, queremos dobrar o nosso faturamento e acabamos de entrar para lojas selecionadas das drogarias Onofre em São Paulo, rede pertencente a americana CVS. Lá será possível encontrar todos os itens do portfólio de QUINTAL Dermocosméticos, abrindo definitivamente o nosso canal farma.
 
Quais foram as dificuldades e os acertos em 2017?
A dificuldade, que encaramos como o nosso principal desafio, é de manter o alto nível de inovação dos nossos produtos sem abrir mão do nosso DNA e valores: crescer de maneira sustentável, sem perder o handmade e o compromisso com a responsabilidade social e ambiental. Sem dúvidas, o nosso maior acerto de 2017 foi investir no aceleramento do nosso e-commerce, ampliando a nossa relação B2C e levando a nossa proposta de valor em uma relação direta e transparente com o nosso consumidor. Hoje, o e-commerce da Casa já representa mais de 20% do nosso faturamento, com um salto de crescimento de 200% em relação ao ano de 2017.
O que vocês esperam do ano de 2018? Crescimento, de quanto (%)?
Para 2018, além da internacionalização das marcas, esperamos ampliar a nossa participação no mercado de luxo e ter um aumento expressivo no nosso faturamento. A nossa projeção de crescimento para 2018 é de 100% em relação ao ano de 2017. O nosso canal e-commerce é um grande aliado na busca por esse número, somado ao crescimento junto aos nossos parceiros, Onofre e Sephora. Também temos a meta ambiciosa de estarmos novamente entre as 5 marcas de skincare mais vendidas dentro da Sephora, como aconteceu no final de 2017.
Qual das marcas teve melhor desempenho? Como o grupo enxerga este dado?
A QUINTAL desde o seu lançamento em 2016, aumentou o faturamento da Casa em mais de 92%. Dentro da Sephora segue dobrando as vendas a cada ano e a perspectiva é de que isso se repita em 2018. A marca teve grande aceitação do público, e uma procura ainda maior por parte do público Millennial e Geração Z, já que a nossa comunicação e valores se aproximam muito do universo dessas gerações. Somos uma marca formada por millennials, incluindo o nosso fundador, Giulio Peron, de 23 anos. O amadurecimento do mercado brasileiro no que diz respeito a produtos naturais e o crescente interesse por cosméticos veganos, também são fatores que influenciaram a nossa penetração rápida de mercado. A categoria dermocosméticos também está em constante expansão, sendo o Brasil o quinto maior mercado.
Como a feito brasil está se preparando para o mercado crescente de cosméticos masculinos?
Em 2006, já estávamos pensando neste público e produzindo cosméticos masculinos, fomos pioneiros neste setor. Hoje, entendemos este mercado com expertise e nos propomos a oferecer muito mais do que isso, como os produtos genderless, que são o futuro. A Casa feito brasil apoia e promove um mercado livre de desigualdades e essa discussão de representatividade começa pelo gênero. Com produtos genderless, deixamos essas divisões no passado. Acreditamos muito mais em consumo pelo lifestyle do que em fatores até então limitantes para o mercado, como gênero e idade.
Como é ser uma empresa de produtos veganos e artesanais em meio a tantos gigantes do segmento?
Temos muitos diferenciais perante as gigantes de cosméticos tradicionais, com produtos veganos e naturais que não fazem mal a pele – a curto e longo prazo e ainda sim, respeitam o equilíbrio ambiental. Nosso trabalho sempre foi o de desbravar e educar o mercado, traçar esse caminho e ver valores propagados por nós desde de 2004, se tornando tendência gradualmente, é servir de inspiração para empresas de cosméticos tradicionais – com a certeza de que estamos no caminho certo. Segundo a Euromonitor, a pesquisa do termo “vegano” cresceu mais de 1000% no Brasil desde 2012.
7. Quais são os produtos que vocês pretendem lançar em 2018?
Nosso grande lançamento de 2018 foi o novo Kit de Tratamento Antiporosidade, completando a linha Terra de Cores de Quintal Dermocosméticos. Apostamos em uma fórmula inédita, com 98,2% dos ingredientes naturais, e boa parte dos ativos vegetais Nanoencapsulados, para tratar a causa dos poros dilatados e evitar o chamado “efeito rebote”. Estamos trabalhando em novos produtos que sigam essa mesma linha natural e complementem a rotina de beleza proposta por QUINTAL.
8. Quais são as novas tecnologias que a feito está investindo nos produtos? Por exemplo: Nanotecnologia para melhor absorção do produto na pele?
Estamos investindo em formulações dermocosméticas tecnológicas que contemplam o uso de argilas e Nanovetores, extratos naturais encapsulados que atuam na pele de forma muito mais profunda, gerando resultados imediatos. Também acreditamos que a tecnologia não está em apenas adicionar elementos tecnológicos às nossas formulações, mas também em criar produtos que ofereçam múltiplas soluções para as necessidades do nosso público. Nosso foco está em criar produtos multifuncionais, naturais e sustentáveis.
Quais foram os últimos investimentos da empresa? Abriram novas fábricas/escritórios no Brasil? Possuem novos investimentos à vista? Se sim, quais e para quando?

Nesta fase de expansão, o nosso maior investimento é em capital humano. Estamos capacitando as nossas equipes, investindo em nossos funcionários e trazendo novos talentos para o time – já de olho na expansão dentro do mercado brasileiro e posteriormente, na internacionalização da Casa feito brasil.

Fonte: Equipe de comunicação da FCE Cosmetique

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