Capa » Estética » Como cuidar da pele durante o inverno?

Como cuidar da pele durante o inverno?

Dicas e cuidados para o período mais gelado do ano

No inverno, marcado pelas baixas temperaturas, um erro muito comum das pessoas é o de não cuidar da pele. Nesse período, ela passa a ficar ressecada, podendo mudar de aparência e textura em alguns tipos de peles, e a solução pode ser mais simples do que parece: é preciso hidratar.

A falta de cuidado com a pele nessa estação é potencializada pelos banhos quentes e demorados, muito comum nos dias gelados. Se por um lado eles se tornam um momento de aquecimento do corpo, por outro eles causam uma diminuição na oleosidade natural da pele, acarretando perdas nos mecanismos de retenção de umidade natural do corpo.

De acordo com Silvia Cristina Fernandes Olegário, docente do Bacharelado e Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário Senac, para evitar maiores danos à pele, é importante fazer hidratações corporais mais profundas, seja através de tratamentos estéticos ou então tomando medidas simples como beber mais água, em uma média de 2 litros por dia.

Sobre o banho, em particular, Silvia recomenda que se evite tomá-los muito quentes e demorados, assim como não é indicada a utilização de buchas. O que deve, sim, ser feito é o uso de hidratantes logo após a ducha, sendo eles os corporais, faciais e labiais. “Outro ponto que não pode deixar de ser mencionado é sempre manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, que podem trazer benefícios a longo prazo”, comenta.

Um cuidado que costuma estar mais associado ao verão, por conta do sol intenso, é o uso de protetor solar. A docente afirma, no entanto, que é importante manter a utilização do produto mesmo no inverno, nos dias sem sol, e em qualquer outra época do ano.

“Estamos expostos diariamente à radiação ultravioleta (UV), que possui efeito cumulativo. Os raios solares penetram profundamente na pele, podendo causar diversas alterações como o surgimento de pintas, sardas, manchas e rugas, além de tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, os cânceres de pele”, explica.

Boa época para tratamentos estéticos

Se o inverno é a época em que cuidados específicos devem ser tomados com a pele, para mantê-la saudável, ele pode ser também uma boa oportunidade para a realização de alguns procedimentos estéticos.

Segundo indica Silvia, não há uma regra que impeça tratamentos estéticos em qualquer outra época do ano, mas intervenções como peelings e fototerapias (laser, Luz Intensa Pulsada – LIP) podem obter melhores resultados no inverno. “Nesses meses do ano há a preferência por alguns tipos de tratamentos estéticos, especialmente aqueles que exigem que o cliente evite exposição solar, por exemplo”, conclui.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*