Por Virgilio Marques dos Santos*
Hoje vamos falar sobre um importante marco na carreira de qualquer um: a primeira posição de liderança. Assumir um cargo de liderança pela primeira vez é um marco significativo em qualquer carreira. Nessa transição, você pode se sentir um pouco sobrecarregado, e é por isso que resolvi compartilhar algumas dicas com você. São práticas e vão lhe ajudar nesse desafio:
- Desenvolva habilidades de comunicação: como líder, é crucial saber comunicar suas ideias de maneira clara e eficaz. Mas a comunicação não é apenas falar – é também ouvir. Entender as preocupações e sugestões de sua equipe é igualmente importante.
- Estabeleça metas claras: metas bem definidas dão à equipe um sentido de direção e propósito. Defina metas que sejam desafiadoras, mas alcançáveis, e lembre-se de celebrar as conquistas ao longo do caminho.
- Seja um líder acessível: fomente um ambiente de trabalho aberto, onde sua equipe se sinta confortável para compartilhar ideias, expressar preocupações e pedir ajuda. Sua equipe deve ver você como um líder, mas também como um aliado.
- Encoraje o crescimento pessoal e profissional: como líder, uma de suas responsabilidades mais importantes é ajudar os membros da sua equipe a crescer e a se desenvolver. Promova oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, e mostre a sua equipe que você valoriza o progresso tanto quanto o resultado final.
- Tenha empatia: lembre-se de que cada membro da sua equipe é um indivíduo com suas próprias experiências e desafios. Mostre empatia e compreensão, e esteja sempre pronto para oferecer suporte.
- Adote uma mentalidade de melhoria contínua: a liderança eficaz requer a capacidade de adaptar-se e melhorar constantemente. Seja receptivo a feedbacks e esteja sempre em busca de maneiras de se tornar um líder melhor.
Lembre-se: a liderança não é uma questão de título ou cargo, mas sim de influenciar positivamente aqueles ao seu redor. Embarque nesta jornada com confiança e comprometimento e você se destacará como um líder eficaz.
Ah, se eu soubesse antes…
Esses seis passos são dicas importantes que aprendi ao longo da minha jornada, seja por livros ou pelos líderes que tive. Lembro que foi lendo um livro, “O Princípio da Pirâmide”, de Bárbara Minto, que aprendi a me comunicar minimamente. Por mais que tivesse a percepção de comunicação, não conseguia me fazer entender. O problema era tão grave que um diretor para quem respondia teve de ser meu intérprete durante uma reunião com meus pares.
Seu time tem que entender claramente o que você espera deles e a comunicação é parte disso. Prepare-se para investir muito mais tempo nessa atividade. Lembre-se que será avaliado pelo trabalho de sua equipe, não pelo seu individualmente. A sensação de sucesso ao entregar uma análise ou planilha não mais existirá. Não fique preocupado ao chegar em casa pensando que o dia não foi produtivo, porque ficou o dia todo em reuniões. Esse é o seu novo papel.
Quanto às metas, pense nelas como mais um desdobramento da comunicação. É sua tarefa garantir que todos tenham compreendido o que lhes é esperado. Desdobrá-las é condição fundamental para que cada um tenha plena compreensão da sua capacidade de influenciar o resultado. Certa vez, garantimos o desdobramento de todos os indicadores e metas da área de Logística. Todos sabiam, se um indicador global estava ruim, qual o seu papel nesse resultado.
Como conclusão, reforço: liderar é sobre gente. Ao assumir esse novo desafio, sinta se é vocacionado para isso, pois seus parâmetros irão mudar radicalmente. Será sua a função de garantir a harmonia e o resultado, com todas as pessoas incluídas e trabalhando para o sucesso do negócio. Isso é mágico, mas exigirá esforço. Se não for algo que faça seus olhos brilharem, repense. Digo isso, pois o esforço será bem grande.
* Virgilio Marques dos Santos é um dos fundadores da FM2S, doutor, mestre e graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e Master Black Belt pela mesma Universidade. Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da Unicamp, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.