sexta-feira , 26 fevereiro 2021
Capa » Artigos Técnicos » Clean Beauty: nova forma de consumir produtos de beleza

Clean Beauty: nova forma de consumir produtos de beleza

Por Caio de Santi

O mercado de beleza tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Isso porque as marcas estão se preocupando muito com o meio ambiente e adotado práticas mais sustentáveis. Inserido nesse contexto, há um novo movimento que tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo todo e no nosso país, chamado de “Clean Beauty” ou “Beleza Limpa”.

De acordo com pesquisa feita pela Grand View Research, empresa de consultoria, o mercado global orgânico de cuidados pessoais deverá atingir US$ 25,11 bilhões até 2025. Mas o que é esse mercado? Simples: ele consiste na não utilização de ingredientes e componentes tóxicos ou nocivos à saúde na fórmula – como parabenos, sulfatos, corantes artificiais e fragrâncias sintéticas. A razão também é bem simples: são componentes que podem causar complicações como alterações hormonais, câncer, irritação cutânea, entre outras doenças.

Além disso, um ponto muito importante e característico desse conceito é a transparência com relação aos processos de produção, tipos de embalagens utilizadas e as informações no rótulo. Nesse caso, é preciso descrever todos os ativos do produto e ter cuidado redobrado para não usar termos genéricos como forma de burlar ou enganar os clientes, principalmente porque eles têm pesquisado bastante antes de efetuar uma compra.

E isso não é palavra de um ou outro especialista, é o que mostra o estudo feito pela The NPD Group, empresa americana de pesquisa de mercado, em que aponta que 50% das mulheres buscam informações na internet sobre a formulação de um item antes de adquiri-lo. Outro dado interessante mostra que 78% dos consumidores confiam mais em marcas transparentes do que em empresas conhecidas, e 73% deles estão dispostos a gastar mais com essas companhias. Ou seja, as pessoas estão percebendo o real valor de uma proposta inovadora, ética e consciente.

Esses números reforçam que as pessoas estão mais exigentes, bem atentas, preocupadas e sensíveis às questões relacionadas à sustentabilidade e ao bem-estar. Por isso, a ideia de Beleza Limpa faz tanto sentido! Afinal, ela pretende acabar com os danos causados ao ambiente ao ser livre de derivados de petróleo, silicones, fragrâncias sintéticas e sulfatos, por exemplo.

Mas, claro, mesmo diante de tantas mudanças, o conceito clean beauty ainda tem muito a evoluir. A tendência é que nos próximos anos essa prática seja adotada por muitas marcas e que as pioneiras dessa jornada possam ajudar a abrir caminho para tantas outras. Principalmente porque todas já sabem: é preciso acompanhar as exigências do seu público-alvo, que pede cada vez mais respeito, cuidado e transparência, além de uma experiência personalizada e que atenda às suas reais necessidades. Vale a pena ficarmos de olho nessa movimentação.

*Caio de Santi é CEO da JustForYou, primeira beauty tech brasileira a usar inteligência artificial para desenvolver fórmulas personalizadas para shampoos e condicionadores. Formado em Design, com especialização em Administração e Marketing, o empresário é um inovador nato, além ser expert em reaprendizagem criativa. Fundou a JustForYou em 2018 depois de visitar o South By Southwest (SXSW), nos Estados Unidos, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação, negócios e economia criativa do mundo. Há quase 10 anos no universo de startups, também foi Co-Founder da DUX – especializada em neutralização de gases e odores Industriais.

Caio de Santi é CEO da JustForYou

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*