Capa » Notícias » Cinco dicas de cuidados com a saúde da pele feminina

Cinco dicas de cuidados com a saúde da pele feminina

Dra. Fayruss Costa, dermatologista da PELE face, aborda sobre alguns cuidados necessários e importantes que elas devem ter com a pele durante o ano todo

No mês de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, sendo esta uma data para comemorar os feitos e direitos femininos conquistados ao longo do tempo. Além disso, também é época de tirar um tempo para si própria e lembrar de como os cuidados com a saúde, principalmente a da pele, podem fazer a total diferença na autoestima feminina no dia a dia. Diferentemente dos homens, a pele da mulher é mais fina e seca, o que exige, por exemplo, o uso de sabonetes mais hidratantes e neutros, além dos poros serem mais fechados, mas que, com o uso frequente de maquiagem, tornam-se mais abertos e propensos ao desenvolvimento de cravos e espinhas, isso sem contar as várias alterações hormonais que o corpo feminino sofre ao decorrer dos dias, meses e anos.

Por isso, aproveitando a data para ajudar mulheres a terem uma pele mais saudável e melhorar a sua autoestima, a Dra. Fayruss Costa, sócia da PELE face, clínica dermatológica de conceito inovador, dos sócios João Appolinário – presidente e fundador da Polishop, além de “tubarão” do Shark Tank Brasil – e Fernando Costa – criador do Grupo PELE, líder no Brasil na área de rejuvenescimento facial associado à tecnologia -, elenca os cinco principais cuidados para elas terem com a pele durante o ano inteiro. Confira quais são eles, a seguir:

1. Lave o rosto com sabonetes apropriados

Esse pode ser considerado um dos cuidados mais básicos para ter uma pele saudável, além de ser o primeiro passo de qualquer rotina de skincare. “Lavar o rosto com sabonetes de corpo ou para outros fins pode prejudicar o PH da pele, piorando a oleosidade ou provocando o ressecamento. Por isso, deve-se usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele e de acordo com as suas necessidades, mas sempre levando em consideração as recomendações de um dermatologista”, comenta a especialista.

2. Não deixe de tirar a maquiagem antes de dormir

A preguiça de tirar a maquiagem após uma festa ou um longo dia de trabalho é uma companheira de longa data para muitas mulheres. No entanto, deve-se evitar a todo e qualquer custo dormir maquiada. “Além de propiciar o aparecimento de espinhas, pois facilita a obstrução dos poros, essa prática pode provocar irritações e alergias severas na pele, levando à vermelhidão e irritabilidade”, ressalta Fayruss. Portanto, a recomendação principal é retirar adequadamente a maquiagem com água micelar ou outro demaquilante indicado pelo dermatologista, e não deixar de hidratar a pele após essa limpeza.

3. Use filtro solar todos os dias

É comum que o uso de protetor solar seja um dos passos mais esquecidos do skincare, afinal, o Brasil não possui a cultura de proteger a pele diariamente ao sair de casa, mesmo sendo um país tropical, ou seja, caracterizado por altas temperaturas. Porém, esse é um cuidado essencial para retardar o envelhecimento causado pela luz UV, além de prevenir contra o câncer de pele. “Com o passar dos anos e especialmente após os 25 anos, a produção de colágeno tende a diminuir, a pele perde mais água e, assim, podem começar a aparecer pequenas manchas e rugas finas. Então, devemos intensificar a hidratação e iniciar o uso de antioxidantes e renovadores e, principalmente, não descuidar do filtro solar”, recomenda.

4. Tenha uma rotina de skincare

Um dos cuidados essenciais para ter uma pele bonita e viçosa é ter uma rotina de skincare. Por mais que a ideia de que peles oleosas não precisam de hidratação esteja instaurada no senso comum, esse é um pensamento equivocado e totalmente contrário ao que os dermatologistas dizem. Por isso, ter uma rotina de cuidados com a pele, com produtos recomendados por especialistas, pode deixá-la mais saudável, além de controlar possíveis problemas relacionados à acne e à oleosidade. “A rotina de skincare pode ser iniciada a partir dos 20 a 25 anos, principalmente com limpeza adequada, hidratação, produtos antioxidantes e filtro solar”, explica a dermatologista. “Além disso, dos 30 aos 40 anos, a perda de colágeno se acentua e pode-se associar também aos cuidados o uso de cremes formadores e melhorar a hidratação, além de iniciar o uso de clareadores e cuidar bem das área dos olhos, perioral, pescoço e colo, onde as rugas são mais visíveis”, complementa.

5. Procure um(a) dermatologista

Muitas pessoas falam sobre cuidados com a pele nas redes sociais, indicam produtos e receitas milagrosas para ter uma pele perfeita. Porém, por mais que alguns desses influenciadores realmente tenham conhecimento para tratar sobre o assunto, nada irá superar o contato direto e o diagnóstico individualizado que só um dermatologista pode proporcionar. “Apenas o especialista está apto para compreender as fases e tipos de pele de cada um, lidar com as mais diversas situações e indicar os cosméticos que realmente beneficiem o paciente”, ressalta a médica.

Dica extra!

Por fim, de acordo com Fayruss, um detalhe importante que merece destaque e que muitas mulheres esquecem, ou até mesmo negligenciam, é a saúde global, ou seja, o bem-estar do corpo em geral. Segundo a dermatologista, não adianta cuidar diariamente da pele e usar diversos produtos, se não houver a devida preocupação com o organismo. “Uma alimentação equilibrada, dormir bem, evitar tabagismo e praticar exercícios físicos proporcionam um corpo saudável, e isso reflete na pele”, finaliza a especialista.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*