Capa » Notícias » Biodiversidade brasileira apresenta grande potencial de aplicação no setor cosmético

Biodiversidade brasileira apresenta grande potencial de aplicação no setor cosmético

De acordo com Eduardo Pagani, gerente de desenvolvimento do LNBio, o Brasil possui 55 mil espécies vegetais, sendo que em torno de 600 plantas já estão catalogadas e prontas para uso na indústria.

O Brasil conta com amplo mercado para os produtos naturais com aplicação em cosméticos. Em palestra no Workshop Técnico do ITEHPEC, que ocorreu em paralelo à feira in-cosmetics Latin America 2018, em São Paulo, o gerente de desenvolvimento do LNBio (Laboratório Nacional de Biociência), Eduardo Pagani, explicou sobre a potencialidade da biodiversidade brasileira. “Temos um mercado para produtos naturais com grandes oportunidades de desenvolvimento, inovação e geração de negócios”, afirma.

De acordo com ele, a Mata Atlântica apresenta 7% a mais de espécies da biodiversidade do que a Amazônia. “O Brasil é o país mais amplo do mundo em recursos naturais. Temos 55 mil espécies vegetais e já conseguimos catalogar em torno de 600 plantas que podem ser utilizadas pela indústria cosmética em substituição aos compostos sintéticos. Nossa expectativa é chegar a 2 mil espécies naturais que serão utilizadas como os novos ativos para a indústria cosmética”, explica Pagani.

Para o gerente do LNBio, a exploração sustentável da biodiversidade brasileira pode contribuir significativamente para a sua preservação. “Temos equipes envolvidas na extração de plantas na Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e Caatinga. São mais de 3 mil famílias impactadas em 50 mil hectares de área sustentável em um ambiente em desenvolvimento”, finaliza.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*