Capa » Cabelos » Benefícios do shampoo sem sulfato e por que utilizar

Benefícios do shampoo sem sulfato e por que utilizar

Cada vez mais preocupadas em cuidar da saúde e do bem-estar, muitas pessoas vêm buscando por  produtos de beleza que tenham menos impacto no meio ambiente e mais elementos naturais.

Segundo o estudo do perfil dos consumidores de beleza em 2023 da WGSN, uma das principais empresas de pesquisa de tendência do mercado de beauty, os eco-revolucionários dão preferências para marcas e produtos que beneficiam as pessoas e o planeta, e essa mudança vai desde os fios de cabelos até a ponta dos pés. Para os cabelos, os shampoos que utilizam ingredientes naturais e não possuem sulfato em sua fórmula são os mais procurados.

Segundo a Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, Karina Soeiro,  o shampoo sem sulfato é livre de detergentes pesados, como o lauril sulfato de sódio, substância que faz aquela espuma do shampoo, e é este ingrediente que remove a proteção natural do fio, deixando-o ressecado. “A utilização do produto com este ingrediente, faz com que os fios se tornem mais rígidos, elásticos, opacos e suscetíveis à quebra, algo que ninguém deseja. No entanto, quando é utilizado shampoos livres de sulfatos, a limpeza é muito mais suave, retirando apenas a sujeira e a oleosidade em excesso dos fios, deixando a saúde da cutícula do fio intacta”, explica.

O sulfato é um desengordurante poderoso que limpa e remove resíduos do couro cabeludo além do necessário, retirando a oleosidade natural do couro cabeludo, o que pode fazer com que os cabelos percam a maleabilidade, o brilho e a força. “A maioria dos shampoos tem sua base composta por surfactantes aniônicos (sulfatos), os responsáveis por formar a espuma. O mais comum é o lauril sulfato de sódio (SLS), que tem baixo perfil de bioacumulação no corpo e é prontamente biodegradável”, ressalta a especialista.

De acordo com Karina Soeiro, o shampoo sem sulfato ainda possui o poder de higienizar os fios sem que você precise esfregar muito a raíz em busca da espuma. Basta fazer uma massagem suave no couro cabeludo e enxaguar. Dessa forma, as cutículas ficam intactas, sendo uma excelente opção para cabelos muito porosos ou danificados. A limpeza suave e menos agressiva dos produtos que não possuem sulfatos garantem que os fios fiquem limpos e saudáveis.

Confira 5 Benefícios do shampoo sem sulfato para você e para o meio ambiente

–  É ideal para pessoas com cabelos quimicamente danificados e/ou ressecados, pois mantém o cabelo naturalmente mais hidratado e com aparência mais bonita.

–  É ótima opção para cabelos naturalmente secos e mais frágeis (como é o caso dos cabelos crespos e cacheados), pois evita a retirada da oleosidade natural do couro cabeludo.

– Previne a quebra capilar,  já que evita o ressecamento, pois auxilia na recuperação da maciez, hidratação e saúde dos cabelos, por não conter o  lauril sulfato de sódio, um sal adicionado no shampoo que ajuda a limpar os fios e o couro cabeludo de forma mais profunda removendo sua oleosidade natural.

– Evita o frizz, por preservar a oleosidade natural do bulbo capilar e realizar uma limpeza sem ressecar os fios. Dessa maneira, o tipo de limpeza desse produto não retira a hidratação e os nutrientes dos fios, os deixando mais soltos e alinhados.

5- Contribui com o meio ambiente, por não conter o sulfato. Os produtos que possuem este componente em suas formulações, interferem diretamente no desenvolvimento do bioplâncton, ou seja, no início da cadeia alimentar dos peixes, sendo tóxico para animais aquáticos. Outro fator, é que o Lauril Sulfato de Sódio pode ser derivado dos óleos de coco e de palma, que são ricos em ácido láurico, no entanto, para produzir esses óleos, florestas tropicais são destruídas para dar lugar a plantações de palmeiras, o que implica na destruição da vida selvagem e extinguir o balanço do ecossistema da região.

Como saber se o shampoo tem sulfato?

É essencial se atentar ao rótulo do produto. Na embalagem, os ativos costumam estar listados em ordem decrescente de predominância. “Existem diferentes tensoativos contendo sulfatos, como laurel sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e ammonium laureth sulfato. Algumas marcas podem até estampar rótulos com a expressão “SEM SAL” em seus produtos, mas não devemos levar essa afirmação como benéfica para determinar se o shampoo em questão realmente não contém sulfatos. O “SEM SAL” da maioria das marcas significa “SEM CLORETO DE SÓDIO (sal de cozinha)”, por isso há tantos shampoos cujos ingredientes compõem-se por uma mistura de sulfatos mesmo quando alegam não conterem”, ressalta a especialista.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*