Capa » Notícias » Alquimia cosmética: produtos com ingredientes naturais são tendência

Alquimia cosmética: produtos com ingredientes naturais são tendência

Matérias primas vindas diretas da natureza garantem mais pureza e menos química no corpo

“Você é o que você come” e “Desembale menos e descasque mais”. Essas duas frases são frequentemente usadas por pessoas que optam por uma alimentação mais regrada, balanceada, e o mais perto possível da ideal, indicada pelos profissionais de saúde. Mas e se essa ideia – que não é apenas uma teoria, mas uma verdade absoluta – fosse aplicada também aos cosméticos?

O que ingerimos para saciar a fome e a sede mantém nosso corpo saudável – ou não. Só que isso também se aplica no que colocamos em nosso corpo como um todo. E isso inclui a pele, maior órgão do corpo humano, e os cabelos, um tipo de pelo específico que nasce no couro cabeludo. Ou seja, aquelas duas frases também se encaixam nos cosméticos.

O mercado oferece muitas opções de produtos. A cada dia, mais e mais novidades aparecem nas gôndolas de farmácias, perfumarias e lojas especializadas. A internet, então, tornou-se uma vitrine virtual global, com a possibilidade de fazer compras de itens importados com a distância de um clique.

De volta às raízes

Entretanto, essa busca desenfreada por produtos que prometem tantos benefícios que beiram a verdadeiros milagres só mostra o quanto as pessoas se esquecem de suas próprias raízes. Afinal, todo mundo tem uma tia na família, uma avó ou uma conhecida que tinha pele ou cabelo de princesa, e usava um cosmético natural.

E, para nossa alegria – e da nossa pele, parece que finalmente os consumidores estão se lembrando de que uma matéria prima natural, vinda da natureza, tem benefícios muito melhores que qualquer composição criada em laboratório. Se juntar com outros ingredientes da mãe Natureza, então, consegue uma fórmula ainda mais assertiva, interessante, vitaminada e o mais natural possível.

Uma pesquisa realizada pela Mordor Intelligence em dezembro de 2023, indica que o mercado de beleza e cuidados pessoais no Brasil deve alcançar um crescimento notável nos próximos anos, impulsionado por alguns pontos, como a busca por produtos que ofereçam soluções mais eficazes (com múltiplas funções, por exemplo), opções que ofereçam proteção contra a poluição, cosméticos com fórmulas inovadoras e sustentáveis.

E esse último ponto é que chama atenção, porque ele envolve muito mais do que uma embalagem. A sustentabilidade cosmética engloba uma formulação com ingredientes naturais, fazendo a indústria personalizar cada vez mais os produtos, utilizando matérias-primas regionais, ingredientes orgânicos, extratos e óleos de plantas conhecidas por serem usadas na gastronomia, sem aditivos prejudiciais (como corantes, sintéticos, sal, parabenos e petrolatos) e cruelty free (não testado em animais).

As formulações suaves têm caído no gosto do consumidor que, cada vez mais, procuram nos rótulos dos cosméticos nomes de ingredientes conhecidos. Aquela sopa de letrinhas não atrai mais os olhos por parecer ser uma combinação incrível. Pelo contrário: as matérias-primas que as avós tinham plantadas no quintal é que fazem os olhos – e a pele – brilharem.

A Amazônia, o “quintal cheio de plantas” do Brasil, é a farmácia perfeita para criar a alquimia cosmética natural.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*