Capa » Notícias » Ácido hialurônico e cremes hidratantes são indispensáveis para o skincare de inverno

Ácido hialurônico e cremes hidratantes são indispensáveis para o skincare de inverno

Dermatologista explica o que acontece com a pele durante os dias mais frios e a importância do ácido hialurônico e outras soluções de dermocosméticos durante esse período 

São Paulo, agosto de 2023 – No inverno é natural que muitas pessoas sintam a pele mais áspera, ressecada, repuxada, com um certo desconforto e com a barreira cutânea enfraquecida. Os dias frios e secos, e os banhos mais quentes, comuns nessa época do ano, são as principais causas desses incômodos. Isso porque, na prática, eles são responsáveis por diminuir a concentração de água e remover a oleosidade da pele, deixando-a ressecada e com aspecto áspero e esbranquiçado¹.

Investir em uma alimentação saudável e ingerir bastante água são dois dos primeiros passos para recuperar a concentração de água, proteínas e vitaminas¹. Além disso, também existe uma boa opção para resgatar a hidratação da pele de dentro para fora e com um efeito prolongado: o uso de ácido hialurônico injetável, como o da linha Restylane®.

Segundo a médica dermatologista Dra. Isabella Rezende (CRM-SP 132810 / RQE 48541), “o uso de ácido hialurônico injetável, como os Skinboosters, para recuperar a hidratação, viço e elasticidade da pele é super válido. O procedimento com a substância forma reservatórios de ácido hialurônico na derme, melhorando sua maciez e aspecto, mantendo a hidratação e restaurando viço e elasticidade, com aquele glow que todos desejam”, afirma.

De acordo com ela, o ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente em nosso organismo e responsável por hidratar e restaurar as camadas mais profundas da pele, melhorando sua elasticidade e maciez. “Em sua forma injetável, a substância age de forma muito mais efetiva, já que proporciona um tratamento da pele de dentro para fora, é facilmente absorvido pelo organismo e apresenta resultados imediatos e duradouros”, detalha a médica.

Ainda segundo a Dra. Isabella, procedimentos com ácido hialurônico injetável são indicados tanto para peles mais jovens, quanto para as mais maduras, que exigem cuidados especiais com o passar dos anos, já que a produção de ácido hialurônico diminui2.

Nesse sentido, o uso de Restylane® pode ser uma excelente alternativa, já que essa é a linha de ácido hialurônico injetável mais segura3 e completa do mercado4, pois conta com diferentes tipos de géis de ácido hialurônico que podem proporcionar hidratação, melhorar linhas finas5 e cicatrizes de acne6, como é o caso de Restylane® SkinboostersTM, e ainda suavizar olheiras7 e outras marcas de expressão8 com outros tipos de géis da linha Restylane®.

“Logo que se criou o ácido hialurônico injetável era comum os profissionais de saúde utilizarem apenas com a finalidade de preencher algumas regiões faciais. Mas, atualmente, tivemos uma evolução muito grande nesse sentido com o aumento do portfólio de diferentes géis de ácido hialurônico que atendem necessidades e regiões específicas. Um gel de ácido hialurônico mais maleável, por exemplo, pode ser aplicado em regiões faciais de mais movimentação, como os lábios, os géis mais consistentes para repor estrutura óssea, projetando alguma região, e o gel ultrafino, Skinboosters, para hidratar e amenizar cicatrizes de acne e linhas finas, podendo ser aplicado no rosto, pescoço, colo e mãos”, explica Dra. Isabella.

Restylane® tem durabilidade de até 12 meses9 e sua composição se assemelha ao ácido hialurônico produzido pelo próprio corpo humano, facilitando seus resultados e reforçando sua segurança3.

Ainda assim, mesmo para quem realiza aplicações de ácido hialurônico injetável, a dermatologista alerta que o cuidado no dia a dia é fundamental. “É recomendado criar o hábito de usar hidratantes adequados para cada tipo de pele e que promovam uma hidratação profunda”, explica.

Dentre as opções disponíveis no mercado, está a linha de hidratantes da Cetaphil, que combate os 5 sinais da pele sensível10: aspereza, desconforto, ressecamento, repuxamento e barreira cutânea enfraquecida.

Creme Hidratante Cetaphil é ideal para combater o ressecamento da pele. Ele ajuda a melhorar significativamente a barreira cutânea em 3 dias, garante uma restauração completa em até sete dias12 e ainda oferece hidratação prolongada por 48 horas13.

Vale ressaltar que antes de usar qualquer produto é importante consultar um dermatologista para que ele indique os produtos adequados para sua pele. No caso de Restylane®, a aplicação deve ser feita por um profissional de saúde habilitado à prática de estética injetável. Para mais informações, acesse Tipos de Restylane e Cetaphil.

1Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no inverno. Acesso em 27 de junho de 2023 em Link

2Sociedade Brasileira de Dermatologia Rio de Janeiro. O efeito antienvelhecimento do ácido hialurônico. Acesso em 30 de junho de 2023 em Link

3Sadeghpour M, et al. Delayed-Onset Nodules to Differentially Crosslinked Hyaluronic Acids: comparative Incidence and Risk Assessment. Dermatol Surg 2019;45:1085–1094

4Rzany B., Bayerl C., Bodokh I. et al. Eficacy and safety of a new hyaluronic acid dermal filler in the treatment of moderate nasolabial folds: 6-month interim results of a randomized, evaluator-blinded, intra-individual comparison study. J Cosmet Laser Ther 2011;13:107-112

5Nikolis A and Enright KM. Evaluating the role of small particle hyaluronic acid fillers using micro-droplet technique in the face, neck and hands: a retrospective chart review. Clin Cosmet Investig Dermatol 2018:11 467–475.

6Dierickx C, Larsson MK, Blomster S. Effectiveness and Safety of Acne Scar Treatment With Nonanimal Stabilized Hyaluronic Acid Gel. Dermatol Surg 2018;44(Suppl 1) :S10-S18.

7Rzany B., Cartier H., Kestemont P. et al. Correction of tear troughs and periorbital lines with a range of customized hyaluronic acid llers. J Drugs Dermatol. 2012; 2(1) (Suppl):s27-34.

8Papakonstantinou E, Roth M, Karakiulakis G. Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging. Dermatoendocrinol. 2012 Jul 1;4(3):253-8.

9Gubanova EI et al. J Drugs Dermatol 2015.

10RD.53.SRE.203896 (FIL 1745); RD 27 SPR 203917 Hydration_CeraV (FIL 1745); RD 27 SPR 203917(FIL 1747)

11RD 53 SRE 203722 (FIL 1745); estudo realizado com 36 participantes durante 28 dias de aplicação

12GLI 04 SPR US10402

13RD 03 SPR 202525 (FIL 1677)

14RD 03 SPR 202525 (FIL 1677)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*