Capa » Notícias » ABIHPEC alerta para necessidade de gerenciamento dos riscos climáticos no setor de HPPC

ABIHPEC alerta para necessidade de gerenciamento dos riscos climáticos no setor de HPPC

No dia 15 de março, em antecipação ao Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, celebrado no dia 16, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) organizou um webinar para discutir os impactos das mudanças climáticas no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

O evento contou com a participação de Daniel Carvalho, coordenador de Riscos Climáticos e Adaptação da Way Carbon, que abordou a necessidade de gerenciamento de riscos climáticos e seus impactos nos negócios, especialmente no setor de HPPC.

Fábio Brasiliano, diretor de Meio Ambiente da ABIHPEC, mediou a palestra, que incluiu temas como metodologias para gerenciamento de riscos, análise de oportunidades e tendências emergentes.

Nas discussões, destaque para as recomendações da TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures), que fornecem um enquadramento estruturado para aprimorar a divulgação de informações financeiras relacionadas ao clima. Entre as principais recomendações da TCFD, estão aspectos como governança, estratégia, gestão de riscos, métricas e objetivos.

O evento chamou a atenção para a urgência da inclusão da conscientização sobre mudanças climáticas no gerenciamento de riscos empresariais, ressaltando sua importância para a sustentabilidade a longo prazo. A discussão enfatizou a necessidade de ações concretas e colaboração entre diferentes setores e sociedade para enfrentar esse desafio global.

Entre as possíveis ações apresentadas estão as de mitigação, que são as práticas para evitar ou reduzir o aquecimento global, como a transição de uso de energia, combate ao desmatamento, economia circular e sequestro de carbono, bem como ações de adaptação, que além de reduzir os impactos negativos, exploram oportunidades de negócios, como a construção de infraestruturas mais seguras e demais soluções baseadas na natureza.

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*