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Instituto Natura celebra o envolvimento de mais 1 milhão de alunos em suas ações educacionais em 2017

No próximo dia 28 de abril se comemora o Dia da Educação e, para o Instituto Natura (iN) – www.institutonatura.org,br -, a data não é apenas uma oportunidade para se discutir a importância do tema, mas também marca a celebração pelas iniciativas do iN voltadas para professores, escolas e secretarias de educação terem atingido mais de um milhão de alunos. As ações educacionais do iN alcançaram mais de 1.600 municípios, 25 estados, 1 mil escolas e 34 mil professores. Para isso, foram investidos mais de R$ 24 milhões, provenientes da venda dos produtos da linha Crer Para Ver, da Natura.

O Instituto Natura (iN) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que busca contribuir com a transformação da educação pública no Brasil e nos países da América Latina onde a Natura atua. Tendo como visão “Criar condições para cidadãos formarem uma comunidade de aprendizagem”, o iN atua para disseminar uma cultura de corresponsabilização pela educação dentro e fora da escola e colabora para que o ambiente da educação pública seja fértil e propício para a incorporação de inovações, favorecendo que cada estudante alcance seu pleno potencial de aprendizagem.

As suas iniciativas têm como foco o fortalecimento das pessoas e organizações envolvidas na área educacional: professor (apoio para que o professor tenha as melhores condições para promover a aprendizagem do aluno, na idade certa e por meio de ferramentas que enriqueçam e dinamizem a aula); escola (apoio para que a escola promova o desenvolvimento pleno no aluno por meio da educação em tempo integral  e se organize como uma Comunidade de Aprendizagem); gestor público da educação (apoio para que a parceria entre secretarias de educação possa impulsionar as melhorias em gestão, somar experiências e garantir políticas públicas cada vez mais efetivas, eficientes e eficazes); e Consultora de Beleza Natura (apoio para o desenvolvimento humano da consultora  por meio de experiências de aprendizado e possibilidades de engajamento pela educação).

Em 2017, após a troca de gestão de boa parte das secretarias municipais de educação, o iN trabalhou para garantir a continuidade da plataforma Conviva Educação, de apoio à gestão educacional. Além disso, avançou no apoiou à implementação das escolas em tempo integral junto com parceiros em 16 estados. Soma-se a essas conquistas a consolidação do movimento Colabora Educação, do qual o iN faz parte, uma rede que apoia a disseminação de regimes de colaboração entre os agentes públicos, estado e municípios. O programa de educação para as Consultoras de Beleza Natura, desenhado em parceria com a Natura, ofereceu incentivos e descontos para que consultoras e seus familiares retomem os estudos. Internamente, o iN aprofundou as atividades de produção de conhecimento e de metodologias de avaliação, fundamentais para acompanhar o impacto qualitativo e quantitativo das frentes de atuação do instituto. “Para 2018, desejamos seguir evoluindo nossas articulações e parcerias para alavancar o potencial de cooperação e transformação de nossas iniciativas. Este ano, com eleições nos âmbitos federal e estadual, demandará ainda mais esforços para garantir a manutenção e a expansão de políticas públicas que enderecem os desafios atuais da educação no Brasil”, ressalta o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad.

As informações detalhadas dos projetos e destaques de 2017 estão disponíveis no relatório anual disponível em www.institutonatura.org.br.

O Professor

Dentro do pilar direcionado ao apoio ao professor estão os projetos TRILHAS (www.portaltrilhas.org.br) e Escola Digital (www.escoladigital.org,br). O primeiro, concebido em 2009, é um conjunto de materiais (on-line e off-line) elaborado para apoiar o professor da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental em sala de aula no desafio de alfabetizar os alunos. Com 160 mil usuários cadastrados, o projeto impactou mais de 15 mil professores por meio da formação de Ensino a Distância. O segundo, a Escola Digital, desenvolvido em 2013 em parceria com a Fundação Telefônica e o Instituto Inspirare, é uma rede colaborativa constituída por secretarias estaduais e municipais de educação, que oferece mais de 20 mil objetos digitais com acesso aberto e gratuito. Hoje, 22 secretarias estaduais de Educação customizaram sua própria versão da plataforma e registram até 1,7 milhão de usuários ao ano.

A Escola

Uma das principais bandeiras do Instituto é a Escola em Tempo Integral (ETI). O iN tem conduzido estudos sobre o tema para apoiar a implementação do modelo em redes públicas de educação, com foco em resultados de aprendizagem de todos os alunos.  Em 2017, o iN deu suporte a implementação de cerca de 900 escolas em tempo integral, em 16 estados apoiados. Outra iniciativa do iN que envolve a escola, integrando todo o entorno, inclusive a comunidade e familiares dos alunos e professores é o Comunidade de Aprendizagem na Escola (CA) – www.comunidadedeaprendizagem.com. Em 2017, 108 escolas foram transformadas em Comunidades de Aprendizagem em São Paulo, Ceará, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Nas Operações Internacionais da Natura, também foi apoiada a adoção de CA, com 268 escolas transformadas na Argentina, Colômbia, Chile, Peru e México.

O Gestor Público

O projeto Conviva Educação (www.convivaeducacao.org.br), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), é uma plataforma que assegura equidade de informações sobre a gestão da educação às secretarias municipais. É uma ferramenta que desburocratiza e operacionaliza a gestão da pasta, ao incentivar a adoção de melhores práticas. A iniciativa conta com importantes parceiros (iN e mais 10 instituições parceiras). Hoje já são cerca de 4.700 municípios cadastrados na plataforma, o que significa mais de 85% das cidades brasileiras. Outra iniciativa é a Rede de Apoio à Educação (RAE) que integra municípios e atores locais da educação. Em 2017, o projeto deu suporte à instalação de câmaras técnicas de educação e arranjos em consórcios de municípios do Sul da Bahia e atuou em conjunto com o Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista. Também apoiou a implementação de políticas de Regime de Colaboração nos estados do Amapá e Espírito Santo. Além disso, a RAE promove a adoção de melhores práticas de gestão nos sistemas de educação de cidades onde a Natura mantém operações, Benevides (PA) e Cajamar (SP).

As Consultoras de Beleza Natura

A partir de um estudo pioneiro da Natura, que mediu o desenvolvimento humano das suas consultoras, chamado IDH-CN, foi verificado que muitas delas não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos e, ao mesmo tempo, se preocupavam com a formação e desenvolvimento da própria família. Com isso, o Instituto Natura, em parceria com a Natura, desenvolveu um programa que oferece um conjunto de experiências de aprendizado e possibilidades de engajamento dessa rede pela educação – dela, de sua família e da sua comunidade como um todo. Em 2017, o programa beneficiou mais 90 mil participantes.

O Instituto Natura e a linha Natura Crer Para Ver

A linha de produtos Natura Crer Para Ver (CPV) foi criada em 1995 com o objetivo de envolver Consultoras de Beleza da Natura como parceiras na causa da educação, uma bandeira presente na empresa desde 1990.  Por meio da comercialização dos produtos da linha – cadernos, estojos, bolsas e outros produtos não cosméticos – consultoras abrem mão de sua arrecadação na venda e atuam como multiplicadores e divulgadores da causa.  O Instituto Natura foi criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação já existentes na empresa e gerir os recursos provenientes de CPV. Em 2017, a arrecadação de Crer Para Ver totalizou R$ 22,9 milhões.

Mais informações sobre o Instituto Natura e projetos

institutonatura.org.br

facebook.com/institutonatura

youtube.com/user/naturainstitutonat

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