terça-feira , 20 agosto 2019
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Qual é a importância do claim de um cosmético? Entenda!
Foto: Talk Science

Qual é a importância do claim de um cosmético? Entenda!

O público não aceita mais qualquer coisa e está cada vez mais preocupado com a origem do que consome. Trabalhar em cima disso é ter bons argumentos de divulgação do que você coloca no mercado. Neste post, mostraremos como empresas de cosmético podem fazer bom uso do claim para fortalecer a campanha de seus produtos! Entenda melhor esse conceito, saiba quais posicionamentos usar e como se comunicar com seu público!

Entenda melhor o que é claim

O claim é uma estratégia de marketing baseada em divulgar um produto ou marca com base em argumentos sólidos. Em todas as campanhas e na estratégia de comunicação, essas razões são colocadas em destaque para indicar bons motivos pelos quais o consumidor deve prestar atenção naquele produto.

O que realmente faz os argumentos serem sólidos são, primeiramente, os benefícios que o produto traz, além de atender aos desejos do público. Cada marca sabe que o que ela vende é segmentado a um tipo de cliente que tem suas próprias exigências. O claim deve se basear nisso para conseguir conquistar o público.

Se essa estratégia for bem executada, o resultado é conseguir destacar os diferenciais que a marca tem diante de seus concorrentes. A argumentação é o que vai gerar o convencimento, mas, para isso, precisa ser direcionada ao público.

Saiba como desenvolver essa estratégia na indústria de cosméticos

Uma boa estratégia de claim depende do exercício de algumas ideias e de práticas por parte da empresa. Trabalhar diante dessas bases é o que fará o seu consumidor realmente se identificar e decidir pelo seu produto. Uma vez engajado, o público saberá que os seus diferenciais fazem valer a escolha em meio às outras opções no mercado. Veja quais bases fortalecem o claim!

Uso de produtos naturais e não de origem animal

Marcas têm cada vez mais entendido o quanto a responsabilidade que elas têm em suas produções impacta o consumidor. O uso de componentes naturais é uma dessas atitudes que mais agradam ao público, uma vez que significam menos agressão do uso na pele, cabelo e em outras regiões do corpo. Além disso, há também as marcas que não usam mais nenhum recurso de origem animal.

Essas são mudanças que geram grandes impactos na produção das empresas, mas que são cada vez mais bem avaliadas no mercado. No segmento de beleza, há cada vez mais essa busca por cosméticos que reduzam a agressão e tenham o menor número de compostos químicos possíveis. O consumidor busca produtos que se encaixam nisso, e as empresas que se adaptaram colhem grandes resultados.

Oferta de um discurso coerente

Há diversas maneiras de fazer marketing, se relacionar com o seu consumidor e se posicionar como empresa no mercado. Independentemente de qual é a escolhida, o público espera minimamente que a coerência seja parte do discurso. Empresas que escolhem se posicionar devem saber que isso significa um compromisso que ela carregará enquanto existir, já que há gente observando.

A coerência pode ser vista desde as campanhas de marketing até mesmo no atendimento e no relacionamento do cliente. Quando uma empresa propõe ideias e afirma que as segue, o cliente realmente cria expectativa quanto a isso. Seja no que diz respeito aos seus produtos, seja no posicionamento quanto ideias, manter a coerência ajuda a fortalecer a imagem e gera proximidade com o consumidor.

Adoção de uma política de sustentabilidade

A sustentabilidade é hoje um dos pilares de empresas da indústria de cosmético que coloca o claim em prática. Poucas pautas são tão relevantes quanto essa atualmente no segmento, o que gera a necessidade não só de se posicionar como uma companhia sustentável, mas também exercer isso. As mudanças são estruturais, mas os resultados são muito positivos para a empresa.

Poder afirmar ao seu público que tem a sustentabilidade como base do seu trabalho é uma grande responsabilidade. Em contrapartida, se a empresa realmente adota essa postura, se torna capaz de captar interesse de um público que tem valorizado muito a exploração de recursos e o descarte de resíduos de maneira responsável e pensando na continuidade de um trabalho.

Segmentação de produtos valorizando as características naturais do povo brasileiro

O claim na indústria cosmética nacional tem dado cada vez mais ênfase às belezas do povo brasileiro. As características são valorizadas e, estrategicamente, são usadas para inspirar o desenvolvimento de produtos que atendam a essas necessidades. Essa prática dá muito destaque às empresas que as adotam, já que se trata de um nível de segmentação bem alto.

Diante disso, companhias desenvolvem produtos como hidratantes, shampoos e outros cosméticos que dão o tratamento adequado a, por exemplo, diferentes tipos de pele, considerando o clima do Brasil. Outra vertente que também está nessa linha de claim é a utilização de recursos presentes na flora brasileira. Essa prática estabelece uma proximidade com o público, graças à ideia de valorização do que é nacional.

Saiba como o claim impacta a indústria cosmética

Não é de hoje que as empresas de cosméticos buscam bons argumentos para se destacar em meio a um mercado tão competitivo, no entanto, há cada vez mais a procura pelo entendimento do público. Com isso, hoje há um cenário em que grandes companhias têm flexibilizado a maneira como entregam seus produtos.

De maneira geral, o consumidor sairá sempre ganhando, já que o esforço para ter argumentos sólidos é grande e, naturalmente, vem acompanhado de mudanças significativas. Para o mercado, há também boas consequências, como o aumento da competitividade. As empresas estão cada vez mais dispostas a ter boas bases de trabalho que gerem o convencimento do seu público.

A decisão de compra do consumidor hoje vai muito além da avaliação de um bom cosmético. As empresas precisam entregar algo que tenha um valor maior do que sua finalidade. O público é mais exigente e quer uma experiência completa, em que ele se sinta atendido pela empresa também em seu estilo de vida e em relação ao que ele acredita.

O claim de produto ganhou muita força e hoje é uma estratégia indispensável no segmento cosmético. Quanto mais rápido as empresas entenderem isso, mais elas poderão se destacar em meio aos concorrentes e, desse modo, o mercado cresce e beneficia o público!

Fonte: Talk Science

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